Este Blog foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos com mais eficiência e produtividade.Há o distanciamento físico, mas nos aproximamos por meio digital,assim mantemos a mediação durante a Pandemia do Covid 19, os conteúdos e habilidades continuarão sendo trabalhados pelos meios digitais como o aplicativo CMSP, Classroom,
WhatsApp, TV Educação e Youtube, além do meio físico dos materiais impressos. Unidos somos mais. Equipe Mônaco
O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral tem demonstrado ser uma ferramenta criativa e poderosa, influenciando diversos grupos teatrais, com diferentes vertentes no teatro contemporâneo. Para saber mais, assista os vídeos abaixo:
Processos contemporâneos de criação em teatro. Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo
Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais”.
Finalizado o momento de apreciação dos vídeos, responda as questões a seguir e registre no caderno suas respostas:
1. Já assistiram a peças feitas em processos colaborativos? Quais?
2. Perceberam diferenças entre as peças criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor? Descreva as diferenças percebidas.
3. Como é fazer teatro em espaços não convencionais?
4. Quais foram os lugares mais inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou e/ou assistiu?
5. Quais são os profissionais que trabalham para a criação da peça?
Fonte: Mostra Cultural EE. Maria da Penha Frugoli/ Evania Escudeiro, 2016.
Fonte: Mostra Cultural EE. Antônio Alves Bernardino/ Evania Escudeiro, 2017.
Atividade 1 – Sondagem
Nos bimestres anteriores, as atividades mostraram que a Arte se torna híbrida ao transitar em várias linguagens, seja na apresentação do grupo Nat Nus, no qual teatro, dança, música e artes visuais conversam entre si para criar uma mostra, um espetáculo e/ou animação, seja na fusão de diferentes mídias e formas de expressão artística, transcendendo as fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop. Vamos iniciar a atividade questionando sobre quais possibilidades poderiam ser exploradas para reunir, apresentar e ampliar o conhecimento sobre o que foi vivenciado ao longo do ano letivo. Esse processo poderá ocorrer por meio da realização de uma Mostra, ou por outras formas de divulgação indicadas, utilizando o roteiro a seguir. É importante você faça o registro em seu caderno de tudo o que foi estudado, além de definir quais serão suas responsabilidades dentro do processo de planejamento da Mostra. Este exercício de reflexão contribuirá para rever as ações e nortear as quatro opções de proposições para a montagem de uma Mostra Cultural na Escola.
1. O que será produzido?
2. Como será essa produção?
3. Quais espaços serão utilizados? Quando será realizada a Mostra?
4. Quais equipamentos e materiais cada grupo irá utilizar para essa produção?
5. Como será apresentada essa produção?
6. Essa produção será individual ou colaborativa?
7. Como será feita a divulgação dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis, cartazes etc.?
8. Como será feita a divulgação e a comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?
9. De que forma serão feitos os registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?
O objetivo desta atividade é possibilitar à você, estudante, agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística na escola.
Para iniciar e aguçar a percepção, imaginação e inventividade na construção deste projeto, o que você sabe sobre: Intervenções Urbanas, Instalações, Arte conceitual, Site specific , Painéis, Design, Comunicação visual e Fanzines?
Assista agora, os vídeos abaixo sobre Intervenção artística, produção e mediação cultural.
Monumentos com coletes salva-vidas - Repórter Karina Godoy
Eduardo Srur: Manual de Intervenção Urbana
Intervenção Urbana
Jornal Futura - “A provocação do afeto”, Série Intervenções Artísticas Urbanas -
Episódio 4.
Analisem atentamente os vídeos e suas imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentados. Após a apreciação, registrem as respostas em seu caderno.
1. Quais modalidades artísticas foram apresentadas nos vídeos?
2. Quais são os elementos, os objetos, as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
3. Ao imaginar o tema das obras apresentadas, quais poderiam ser os seus títulos?
4. Quais materiais foram utilizados por esses artistas nas obras analisadas?
5. Quais ferramentas e procedimentos foram necessários para a produção e criação artística das obras apresentadas?
6. Pela observação das obras, quais objetos podem se transformar em matéria para as
intervenções?
7. Quais materiais descartados pela sociedade poderiam ser usados em obras e construções para materializar ideias expressivas?
8. O que precisaria ser pesquisado para a elaboração de um projeto tendo como referência os artistas apresentados?
9. Que formas, conteúdos e matérias se interpenetram para a criação de uma produção estética?
10. Que ideias estas imagens suscitam em você, em relação ao seu projeto de intervenção?
11. Em qual modalidade das artes visuais você gostaria de desenvolver esse projeto?
Fotografia documental - Combate a incêndio florestal.
Fotografia de rua
Grafite Estêncil - Menina com balão/Banksy
Grafite 3D - Rio/Kobra
Escultura abstrata - Meteoro/Bruno Giorgi
Escultura Alegórica.
Intervenção urbana - Grafite - Mundano
“Land art”
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 1 - SONDAGEM
Nesta atividade, após observar as imagens acima sobre fotografia, grafite, escultura, intervenção artística e arte pública contemporânea, e, após fazer reflexões sobre as mesmos, responda aos seguintes questionamentos:
1. Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.
2. Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?
3. Dê exemplos de artistas que você conhece ou estudou que utilizam o grafite.
4. Quais estilos de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?
5. O que é uma escultura e com quais materiais elas podem ser feitas?
6. Dê exemplos de algumas esculturas que existem na sua cidade (escola, praça etc.).
7. O que é intervenção artística? Dê exemplos.
8. Existe alguma intervenção artística na sua cidade (escola, praça etc.)?
9. Como você define a Arte Pública Contemporânea?
10. Dê exemplos de outras modalidades de arte pública que existem na sua cidade (escola,
Após assistir os vídeos acima apresentados, responda aos questionamentos sobre os elementos que constituem as diferentes modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas/períodos.
1. Considerando a pintura das culturas indígena brasileira e latino-americana e da cultura africana, quais são as diferenças entre elas?
2. Considerando o desenho da cultura indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais são as diferenças entre eles?
3. Considerando a modelagem das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais são as diferenças entre elas?
4. Considerando a escultura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais são as diferenças entre elas?
5. Cite outras modalidades artísticas das artes visuais presentes nas culturas indígenas (brasileira e latino-americana).
6. Cite outras modalidades artísticas das artes visuais presentes na cultura africana.
7. Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas das artes visuais da cultura indígena (brasileiras e latino-americana) e da cultura africana?
8. Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?
9. Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana?
10. Quais técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas quando desenvolvem essas modalidades artísticas?
11. Cite obras que você conhece, atuais ou de outro período histórico, da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana.
12. Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando
As artes visuais compõem-se de diversas modalidades e sua história se confunde com a existência humana, pois não há povo, cultura ou época que não as tenha produzido ou estado em contato com elas. Muito do que sabemos hoje sobre a história da humanidade, da vida, do planeta, chegou até nós por meio de registros visuais deixados em pedras, ossos, madeiras, argila e metais.
Nossos objetos de estudo serão desenho, pintura, escultura, modelagem, gravura, fotografia, histórias em quadrinhos, colagem, animação e vídeo, existe a necessidade de exploração e reconhecimento dos signos visuais reais e da ficção, presentes em ambientes reais ou virtuais que ocupam nosso cotidiano, que interferem e ampliam nossa sensibilidade, enquanto percebemos e conhecemos a nós mesmos, ao outro e ao mundo.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Seu professor irá conversar com a turma sobre os assuntos que serão tratados neste volume.
Participe da conversa e responda às questões:
1. Quais dobraduras você sabe fazer? Que tipos de dobradura você já viu? Você sabe o nome
de algum tipo de dobradura tradicional japonesa?
2. Os cartazes colados em postes ou paredes, para você, são Arte ou não? Por quê?
3. O que você entende por arte do lambe-lambe?
4. Antes do computador e das gráficas modernas, como os livros, cartazes e folhetos eram
ilustrados? Ou seja, como eram feitas essas ilustrações?
5. O que você sabe sobre gravura? O que diferencia uma gravura de um outro tipo de desenho
ou ilustração?
6. O que é animação? Que tipos de animação (vídeos animados ou desenhos animados) você