Temáticas na criação musical
As canções surgem a partir de variadas ideias, advindas dos mais diversos contextos. Dessa forma, canções podem representar muito mais do que mera conotação subjetiva de contar uma história, uma cena do cotidiano, elas podem ter função informativa, ao narrar aspectos diferentes do cotidiano das pessoas, podem também apresentar crítica social, quando se faz por meio de sua letra a reflexão sore algum assunto polêmico e ainda ajudar a divulgar uma ideia ou até mesmo um produto (no caso dos jingles, peças publicitárias), convencendo o ouvinte sobre a importância de algo.
Jingles ou peças pulicitárias
São canções criadas com a finalidade de difundir uma ideia (campanhas de conscientização nas mais diversas áreas), propagandear algo (produtos e bens de consumo) ou alguém (políticos e candidatos a eleições de todos os tipos). Os jingles também podem ser elaborados com o uso de paródias.
Este estilo tem as seguintes características:
- Cancões de curta duração.
- Faz alusão ao que se pretende "vender" de forma que o nome ou a marca surja diversas vezes na letra da canção.
- Melodia é alegre, geralmente no estilo musical mais popular em voga.
- Letras são "fáceis", com rimas pobres, o que auxilia na rápida assimilação por parte do ouvinte.
- Pensado para ser executado tanto no radio, sem o apelo visual do produto, quanto na TV, com a presença do apelo visual.
Desafio
1. Reflexão sobre o tema
Responda em seu caderno às questões indicadas:
1) Como é produzido um jingle? Quantos e quais profissionais fazem parte da organização de uma propaganda?
2) Você conhece profissionais que se dedicam ao trabalho com publicidade e jingles, produzindo musicas?
3) Para qual tipo de produto você produziria um jingle?
2. Pesquisa
Realize uma pesquisa acerca de como funciona a produção de jingles, por meio de revistas, recortes de jornal, livros, sites da internet, etc.
Organize o material coletado em uma pasta ou cole-o no caderno e realize suas considerações finais a respeito do material adotado por você, discorrendo sobre suas experiências em relação à pesquisa e também sore suas opiniões acerca do tema.
3. Ação expressiva
Separe materiais de papelaria que você possuir em casa (cartolina, papel pardo, jornais e revistas para recorte, tesoura, cola, caneta hidrocor, pincel atômico, etc.) e confeccione um cartaz de propaganda de um produto ou personalidade pública. Pesquise imagens de cartazes publicitários previamente, para que você tenha uma clara ideia de quais elementos devem constar no seu cartaz.