segunda-feira, 24 de agosto de 2020

3° serie EM-ARTE- Tempo de fazer, gerando o mostrar

Música - 2017Amado

 Temáticas na criação musical

As canções surgem a partir de variadas ideias, advindas dos mais diversos contextos. Dessa forma, canções podem representar muito mais do que mera conotação subjetiva de contar uma história, uma cena do cotidiano, elas podem ter função informativa, ao narrar aspectos diferentes do cotidiano das pessoas, podem também apresentar crítica social, quando se faz por meio de sua letra a reflexão sore algum assunto polêmico e ainda ajudar a divulgar uma ideia ou até mesmo um produto (no caso dos jingles, peças publicitárias), convencendo o ouvinte sobre a importância de algo.

 Jingles ou peças pulicitárias

São canções criadas com a finalidade de difundir uma ideia (campanhas de conscientização nas mais diversas áreas), propagandear algo (produtos e bens de consumo) ou alguém (políticos e candidatos a eleições de todos os tipos). Os jingles também podem ser elaborados com o uso de paródias.

Este estilo tem as seguintes características:

- Cancões de curta duração.

- Faz alusão ao que se pretende "vender" de forma que o nome ou a marca surja diversas vezes na letra da canção.

- Melodia é alegre, geralmente no estilo musical  mais popular em voga.

- Letras são "fáceis", com rimas pobres, o que auxilia na rápida assimilação por parte do ouvinte.

- Pensado para ser executado tanto no radio, sem o apelo visual do produto, quanto na TV, com a presença do apelo visual.


Desafio

1. Reflexão sobre o tema

Responda em seu caderno às questões indicadas:

1) Como é produzido um jingle? Quantos e quais profissionais fazem parte da organização de uma propaganda?

2) Você conhece profissionais que se dedicam ao trabalho com publicidade e jingles, produzindo musicas?

3) Para qual tipo de produto você produziria um jingle?


2. Pesquisa

Realize uma pesquisa acerca de como funciona a produção de jingles, por meio de revistas, recortes de jornal, livros, sites da internet, etc.

Organize o material coletado em uma pasta ou cole-o no caderno e realize suas considerações finais a respeito do material adotado por você, discorrendo sobre suas experiências em relação à pesquisa e também sore suas opiniões acerca do tema.


3. Ação expressiva

Separe materiais de papelaria que você possuir em casa (cartolina, papel pardo, jornais e revistas para recorte, tesoura, cola, caneta hidrocor, pincel atômico, etc.) e confeccione um cartaz de propaganda de um produto ou personalidade pública. Pesquise imagens de cartazes publicitários previamente, para que você tenha uma clara ideia de quais elementos devem constar no seu cartaz.


2° ano EM- A dança e suas modalidades


 Conhecendo os conceitos de dança

A dança e suas modalidades

Uma as mais antigas formas de expressão humanas surge ainda no período dos hominídeos com a finalidade de comunicar ideias e sentimentos, uma vez que os seres humanos ainda não dominavam a fala, tampouco haviam criado um sistema de escrita.

Com o surgimento das primeiras sociedades primitivas, a dança desenvolve caráter religioso, sendo utilizada em rituais que buscavam explicar os fenômenos naturais por meio da alegoria de deuses e seres elementais, servindo como portal, canal de ligação entre os seres humanos e as divindades.

Somente na Idade Media, entre os séculos XII e XXIII, é que a dança assume uma nova função, de entretenimento, de confraternização por meio de danças pastoris, que celebravam as colheitas, as mudanças de estação do ano e os solstícios. 

Dessa forma a dança corresponde à ação humana de expressar ideias e sentimentos por meio de movimentos corporais harmônicos, atuando em determinado tempo e espaço.

A dança pode ser coreografada, apresentando sequência de movimentos atreladas ao tema abordado ou livre, adotando gestos improvisados.

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Dança coreografada e de improviso

A dança durante sua trajetória evolutiva, apresenta fases de total improviso, em suas origens ou a partir de determinado ponto onde ocorre o desenvolvimento da técnica e seu registro, tornando-a perene, começamos a observar o surgimento dos primeiros esquemas coreográficos.

Um dos pioneiros no desenvolvimento de um sistema de notação de dança foi o coreografo Rudolf Laban que, a partir de seus revolucionários estudos dos movimentos do corpo, criou a Labanotação, um dos mais utilizados estilos para o registro de coreografias, ou "partituras da dança", ainda hoje utilizados.

Nas coreografias, os dançarinos seguem um esquema de padronização dos movimentos do corpo, de forma que seus gestos e sua expressividade física estarão a serviço das ideias de um coreografo, que moldara o corpo de seus dançarinos em evoluções sequenciais, procurando limpeza de gestos, sincronicidade e harmonia entre os integrantes do corpo de baile.

Nas danças de improviso, em sua maioria de caráter popular como as street dances, os dançarinos realizam evoluções livres acerca de um tema, utilizando apenas sua criatividade e condicionamento físico na execução das sequências de gestos e movimentos. Nessa modalidade de dança, também e comum se empregarem movimentos e gestos de variados estilos.

Street Dance, Rock in Rio « Ciclo Arquitetura

A dança no cinema

Desde o surgimento do cinema, observamos, em várias películas, a fusão entre a linguagem cinematográfica e a dança, seja apenas em pequenas cenas para criar ambientação diferente no enredo, conferindo-lhe maior plasticidade e movimento, seja relatando a historia de instituições dedicadas ao ensino e a difusão da dança ou à biografia de famosos dançarinos e coreógrafos.

Assim, seja em obras ficcionais, seja baseando-se em fatos reais, o cinema por seus amplo alcance, auxiliou a difundir e divulgar a linguagem da dança, nos incentivando, por meio de seus cativantes enredos, a praticar esta modalidade artística que oferece inúmeros benefícios tanto à saúde física, por meio do condicionamento do corpo, quanto à saúde mental.

O festival e o salão como modo de mostrar a produção

Os festivais de dança surgem como importantes momentos para os dançarinos, que tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, interagir com dançarinos e coreógrafos das mais variadas vertentes e, ainda , obter a variação de sua técnica pela critica especializada e por grandes nomes da dança, concorrendo também a importantes prêmios ou indicações para patrocínios, quando o festival ou mostra apresenta essa opção.

Esses eventos também são importantes espaços de troca de vivências, além de cursos, palestras e workshops de caráter formativo, contribuindo no desenvolvimento e no aperfeiçoamento profissional de seus participantes, por meio de reflexão sore suas praticas e da inserção do conhecimento de novas técnicas e formas de idealizar e realizar danças.

Desafio

1. Planejando - Mostra de filmes de dança

Fomentando o acesso ao mundo da dança, faça o esboço do planejamento de uma Mostra de Filmes de Dança Virtual.

- Escolha quais mídias sociais, plataformas e/ou aplicativos vai utilizar.

- Selecione quais filmes vão fazer parte da Mostra.

- Pense em como você vai fazer a divulgação.

- Faça um cronograma com data e horário.

- Pesquise a sinopse dos filmes.




1°Ano EM-ARTE- Intervenção artística em dança

 Intervenção na escola

Objetos de conhecimento

Intervenção em espaços não convencionais- Corpo Espetacular- 

O corpo como suporte físico na dança

Conhecendo os conceitos

Espaços urbanos não convencionais Baillistas: grupo quer resignificar o contexto urbano por meio da ...

Na rua

Academias abrem III Congresso de Dança na Praça São Salvador

Na praça

Intervenções em espaços urbanos não convencionais

As intervenções artísticas surgem com a finalidade de revitalizar um espaço degradado, traduzindo-se também em um olhar diferenciado quanto a técnica e ao estilo.

Dessa forma, Kevin Lynch postula, a partir de 1992, sobre as dimensões dos direitos espaciais, distribuídas nos conceitos de acesso, ação, apropriação, mudança e destinação.

Assim, o acesso se refere às possibilidades de contato tanto do artista propositor quanto do público com a ora; a ação surge no próprio processo de criação do artista, de realização de intervenção, podendo ser dialógica ou não; a apropriação parte do principio de ocupação do local para a realização da intervenção, da revitalização do espaco; a mudança faz alusão ao processo de alteração de percepção, do olhar e da aceitação ao novo; e a destinação se traduz n a finalidade dos novos usos do espaço e dos elementos que compõem a intervenção.

Corpo espetacular

Essa expressão em dança refere-se não apenas à aparência física eterna de corpos delgados, esbeltos e altos, como também ao condicionamento desses corpos; a sua capacidade de movimentação no espaço/tempo; e a precisão técnica de movimentos, criando o chamado corpo espetacular, para a emissão de movimentos e gestos perfeitos, que geram a dança espetacular.

Este conceito, amplamente explorado na preparação corporal, surge nas formas tradicionais de treinamento corporal. Dessa maneira, o corpo espetacular apresenta situações de movimentos extremos fora do contexto cotidiano, envolvendo processos e procedimentos não habituais, como ocorre no balé clássico e no teatro.

Danca contemporanea - Clube Latino

O corpo como suporte físico na dança

Responsável pela representação humana, apresentando características próprias, o corpo é o principal fator expressivo, de acordo com o seu condicionamento e suas possibilidades de movimento.

O coreógrafo Rudolf Laban, um dos precursores da dança moderna, cria um método para o estudo dos movimentos do corpo partindo do conceito de Kinesfera (redoma imaginária que aponta todas as direções possíveis para o movimento humano, com suas extensões, determinando o espaço máximo que o corpo de um bailarino pode ocupar.

Rudolf von Laban: "TECNICA LABAN "

Para que possamos explorar todas as possibilidades de uso dos movimentos de nosso corpo para a dança, este precisa estar condicionado por meio de treinos específicos para regulação do tônus muscular; o relaxamento; a formação da consciência mio-osteo-articular por meio de micromovimentos de articulações, ossos e músculos; a criatividade e a organização postural, reativando órgãos e funções sensórias por meio da sensibilização.

Ação expressiva em dança

- Escolha um local de sua preferência em casa. Pode ser o quintal, o quarto, a sala, a garagem, entre outros.

- Selecione um objeto cênico (bola, cadeira, bacia, entre outros) para a realização desta atividade.

- Selecione uma canção (de preferência, apenas instrumental) e explore as possibilidades de movimento, dentro do espaço escolhido por você, realizando evoluções de forma livre no ritmo da melodia, explorando sua criatividade.

- Antes de começar a dançar, realize exercícios de aquecimento e alongamento, evitando assim alguma torção ou lesão física (ande em círculos, corra sem sair do lugar, salte e procure se espreguiçar, simule o ato de tocar o teto, retesando em os músculos de braços e pernas, gire, procure tocar as pontas dos pés com as mãos, faça movimentos de agachar e levantar etc.).

- Interaja com o objeto cênico escolhido por você em suas evoluções.

-Registre no caderno quais foram as sensações que esta atividade lhe proporcionou.

- Se possível, filme sua ação com câmera ou celular.