segunda-feira, 27 de julho de 2020

Eletiva Eco Design

Eletiva Eco Design

Turmas: 7ºA - 9ºB - 3ºA

Professora Daiane


Atividade Final
Nesta atividade vocês precisarão criar sua própria peça artística sustentável feita com materiais reutilizáveis que tenham na casa de vocês.

Importante: a produção de seu artesanato sustentável é sua avaliação para a finalização da disciplina.
Acessem o Formulário abaixo e depois de realizarem a atividade me enviem uma foto ou vídeo no meu E-mail WhatsApp ou postem aqui nesta página nos comentários. Meu E-mail é: daianekatiuscia@prof.educacao.sp.gov.br
Vocês devem guardar o artesanato produzido por vocês em um local que ele seja conservado para apresentar para mim quando as aulas retornarem presencialmente, pois farão parte de uma exposição no Dia da Culminância.


IMPORTANTE
Eu criei uma página no App PADLET para disponibilizar para vocês todo o conteúdo trabalhado na Disciplina Eletiva Eco Design. No total foram 10 Atividades.
Como nem todos ainda conseguem acessar o Classroom resolvi colocar além do Blog e do Classroom nesta página que vou deixar o link para vocês todos os Formulários desde o início da Disciplina.
Caso você não tenha realizado suas atividades anteriores você pode clicar no link de cada atividade que tem, responder e e me enviar, pois a resposta irá automaticamente para o Classrroom.
Qualquer dúvida vocês podem entrar em contato comigo pelo WhatsApp da turma de  sua sala ou E-mail.

Link da página no PADLET: https://padlet.com/daianekatiuscia/

DATA DE ENTREGA: 28-07-2020
Boa sorte!!!

AVALIAÇÃO - 2º ANO A e C - LINGUA PORTUGUESA

    E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO 
NOME: _______________________________ Nº _____ SÉRIE: _____ DATA: ______________ 
PROF. VANILDE DONEGÁ 
                               AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA  - 2º A / C                  
                                                   

QUESTÃO 1 
 
Tradução: 
Quando eu tinha 5 anos, todos me disseram para ser um garoto grande. 
Quando eu tinha 10 anos, eles me disseram que eu deveria ser mais maduro. 
Agora eles dizem que é hora de começar agindo como um adulto. 
Nesse ritmo, serei elegível para a seguridade social antes de me formar no ensino médio. 

No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que 

A) se aposente prematuramente. 
B) amadureça precocemente. 
C) estude aplicadamente. 
D) se forme rapidamente. 
E) ouça atentamente. 


  Questão 2                       

 
A utilização de determinadas variedades linguísticas em campanhas educativas tem a função de atingir o público-alvo de forma mais direta e eficaz. No caso desse texto, identifica-se essa estratégia pelo(a) 

discurso formal da língua portuguesa. 
registro padrão próprio da língua escrita. 
seleção lexical restrita à esfera da medicina. 
fidelidade ao jargão da linguagem publicitária. 
uso de marcas linguísticas típicas da oralidade. 

QUESTÃO 3 

— Famigerado? […] — Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável”… — Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa? — Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos… — Pois… e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana? — Famigerado? Bem. É: “importante”, que merece louvor, respeito… 
ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 

Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao 
  1. local de origem dos interlocutores. 
  1. estado emocional dos interlocutores. 
  1. grau de coloquialidade da comunicação. 
  1. nível de intimidade entre os interlocutores. 
  1. conhecimento compartilhado na comunicação. 

QUESTÃO 4 

Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda […] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas […] atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393 284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação. 
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado). 
Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto 
  1. minimiza o alcance da comunicação digital. 
  1. refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro. 
  1. relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito. 
  1. exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia. 
  1. expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento. 

QUESTÃO 5 
 
A internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal consequência criticada na tirinha sobre esse processo é a 
  1. a)criação de memes. 
  1. b)ampliação da blogosfera. 
  1. c)supremacia das ideias cibernéticas. 
  1. d )comercialização de pontos de vista. 
  1. e)banalização do comércio eletrônico. 

Questão 6 
O indianismo de nossos poetas românticos é: 

a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira. 
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente. 
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. 
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava. 

 OBS: ENTREGAR ATE 28/07/20