quinta-feira, 1 de outubro de 2020

8º ANO B - LÍNGUA PORTUGUESA

 AULA 22-09-2020

TEMA DA AULA: Informação e contexto.










ANÁLISE DO TEXTO

Gostou do texto? Então, agora, vamos analisá-lo!

1. Esse texto que você acabou de ler é uma notícia ou uma reportagem? Por quê? Responda com base no que você aprendeu nas aulas da semana passada.

2. Esse texto traz uma informação importante. Qual? 

3. Qual é o público-alvo dessa informação?

4- Você considera essa notícia importante? Por quê?

5. Gostaria de ser informado na sua região sobre a programação do Centro de Mídias? Por qual veículo de comunicação?

RESPOSTA ENVIAR VIA WHATSAPP




EXERCITANDO

1. No trecho lido, há a presença do discurso direto, que também pode aparecer em uma notícia, apesar de o usual ser o discurso indireto.
De acordo com o que foi apresentado, houve respeito à progressão temática do texto? Justifique a sua resposta.


=========================================================================

AULA:     24-09-20
TEMA DA AULA: Miniconto

MINICONTOS

Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. [...] A ideia é que, com o mínimo de palavras possível, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras. [...]

Uma das definições de miniconto estabelece o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir seu envio por meio de mensagens SMS (torpedos) pelo celular, evidenciando uma das características do microtexto, que é sua ligação com as novas tecnologias de informação e comunicação. [...]
As características do que chamamos de miniconto são diferentes das de um "conto pequeno". No miniconto, muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita. [...]


Características do miniconto, ou microconto

• Concisão: apenas a ideia principal deve estar presente.

• Narratividade: é o modo de ser da narração, pois muitos dos ditos minicontos são, na verdade, tiradas líricas.

• Totalidade: um miniconto não é uma storyline, isto é, o resumo de uma história.

• Efeito: o efeito do miniconto sobre o leitor deve ser semelhante ao de um conto longo.

• Ausência de descrição.

• Retrato de "pedaços da vida”.


Link da atividade: https://forms.gle/8UYnPAGmnTGeTx1M6


=========================================================================

AULA 25/09/20

TEMA DA AULA: HAICAI

Link da aula: https://www.pebsp.com/videos/8-ano-portugues-explorando-o-haicai-25-09-2020/





Haicai​

  • É um poema curto de origem japonesa.​
  • Também conhecido como “haiku” ou “haikai”.​
  • É formado por três versos na seguinte composição:​
  • Primeiro verso: cinco sílabas poéticas.​
  • Segundo verso: sete sílabas poéticas.​
  • Terceiro verso: cinco sílabas poéticas.​
  • Total: 17 sílabas poéticas.​
  • É um poema simples e conciso, com predominância de substantivos.​
  • Seus versos não possuem rimas.​
  • Não utiliza o gerúndio e o tempo é o presente.​
  • Temas ligados à natureza e ao cotidiano.​

Análise do haicai​


Vamos ler dois haicais que a Professora Mônica fez, especialmente, para a nossa aula.​

           Conexão

      O Centro de Mídias​

        Conecta nossos saberes​

      Por tecnologia.​

         ​

União​

Tão perto e tão longe​

A rede que nos une​

Não é só um fio.​



Assim como os minicontos, os haicais também possuem progressão temática, pois, apesar de simples, todos os versos estão conectados e relacionados ao assunto proposto.​



























 

ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEMANA DE 28/09 A 01/10   LÍNGUA PORTUGUESA      PROF. MARIA CRISTINA

Um substantivo é uma palavra que nomeia um ser, um lugar, um sentimento, uma noção ou uma qualidade.

Um adjetivo é uma palavra que atribui uma qualidade, uma característica, um aspecto ou um estado a um substantivo, caracterizando-o.

Um verbo é uma palavra que indica, maioritariamente, uma ação, estado ou fenômeno da natureza.

Habilidades trabalhadas:  

Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo.

Respondam os três exercícios e me mandem no privado somente as respostas. Bons estudos.

1) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:

a) As pessoas estavam muito contentes na festa.

b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.

c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.

d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.

e) O cachorro quase me mordeu.

2) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:

a) O sapo verde deu um pulo engraçado.

b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.

c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.

d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!

e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

 

3) Encontre os verbos nas orações abaixo

a) As pessoas estavam muito contentes na festa.

b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.

c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.

d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.

e) O cachorro quase me mordeu.