Tema: Tipografia Textual
Você sabia que o nosso cérebro é capaz de fazer associações involuntariamente de acordo com a fonte que está sendo utilizada?
Depois de assistir o vídeo disponibilizado no link abaixo, responda as questões no FORMULÁRIO.
Este Blog foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos com mais eficiência e produtividade.Há o distanciamento físico, mas nos aproximamos por meio digital,assim mantemos a mediação durante a Pandemia do Covid 19, os conteúdos e habilidades continuarão sendo trabalhados pelos meios digitais como o aplicativo CMSP, Classroom, WhatsApp, TV Educação e Youtube, além do meio físico dos materiais impressos. Unidos somos mais. Equipe Mônaco
Commedia Dell’Arte
A Commedia Dell’arte foi uma vertente popular do teatro renascentista. Ele teve início no século XVI com o advento do Renascimento.
Embora tenha surgido na Itália, esse modelo chegou mais tarde à França com o nome “Comédia Italiana”.
A commedia dell’arte permaneceu até o século XVIII, quando teve seu período de decadência.
A grande diferença entre a commedia dell’arte e o teatro que estava sendo produzido na renascença é justamente o caráter popular que ele possui.
Ou seja, enquanto o teatro renascentista estava apoiado nos ideais clássicos, a commedia dell’arte esteve oposto ao modelo erudito.
Além de seu caráter popular ele era também itinerante, ou seja, a companhia teatral apresentava em diversas cidades.
Muitas companhias teatrais fizeram sucesso atraindo o público, até mesmo os da alta classe. As companhias que mais se destacaram foram: Gelosi, Confidenti, Fedeli.
Seus atores se apresentavam em locais públicos, sejam nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de apresentação estava baseado na improvisação e espontaneidade de seus atores.
Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).
Personagens da Commedia dell’arte
Os personagens que faziam parte das comédias desenvolvidas pela Commedia Dell’arte eram caricaturados, tipificados e estereotipados. Estavam divididos em três grupos: os enamorados, os criados e os patrões.
Os enamorados estavam dispostos ao casamento e não apresentavam uma postura cômica. Os criados eram aqueles que possuíam baixa renda. Já os patrões, também chamados de velhos, eram as pessoas que apresentavam melhor situação financeira.
Note que os personagens mais populares eram os Zannis. Eram personagens trapaceiros, cômicos, malandros e criativos. Dessa categoria merece maior atenção o Arlequim.
Além dele, outros Zannis se destacaram: Pulcinella, Pedrollino, Brighela, Temellino, Nepolino, Fagotino, Truffaldino, Pasqualino, Bertollino Tortelino, dentre outros.
O efeito cômico se dava justamente pela atuação de seus personagens. Confira abaixo os principais personagens da commedia dell'arte: