domingo, 10 de maio de 2020

Atividade 6 ano - Português

 ATIVIDADE DO 6 ANO - PORTUGUÊS


"O menino e o arco-íris", de Ferreira Gullar

Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustndo-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos -- estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. 
Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se do copos: no fim de tudo era vidro e só vidro. Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre. 
Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade. Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor, como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas! Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí? 

(Ferreira Gullar) 

01) Justifique o título dado ao texto acima:
02) Qual era o problema do protagonista? O que você pensa a respeito disso? Explique:
03) Você acha que ele representa muitas crianças? Os jovens de hoje logo enjoam de tudo e ficam mesmo entediados? Como resolver isso?
04) Copie do texto uma antítese, explicando seu raciocínio:
05) Por que o protagonista foi para o manicômio? O que você pensa a respeito disso? Que crítica social é feita a partir disso?
06) Por que o menino achou, inicialmente, interessantes os copos? Por que depois isso perdeu o encanto?
07) Que mensagem o texto transmite? Comente:
08) Pinte de azul todos os substantivos que encontrar no texto:
09) Localize no texto:
a) um advérbio de negação:
b) três adjetivos:
c) um advérbio de lugar:
d) dois advérbios de tempo:

Atividade 9 ano - Português



ATIVIDADE PARA 9 ANO - PORT

Atividades explorando charges sobre Coronavírus


01) O que a charge acima critica? Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
02) Retire da charge uma interjeição, explicando o que ela exprime:
03) Que palavra da fala do homem apresenta dois sentidos? 
04) Explique esses dois sentidos possíveis para a tal palavra: 
05) O que deu a pista de um dos sentidos?
06) Na charge existe linguagem verbal, não-verbal ou ambas? Comente: 


07) Por que o aluno não escuta o professor? 
08) O que fazer para solucionar essa problemática? 
09) O que a charge denuncia? Você acha que é essa a realidade da maioria dos alunos ou de uma minoria? Explique: 
10) Copie da charge um vocativo: 
11) Por que há esse distanciamento entre professor e aluno? 


12) Que crítica social encontra-se presente na charge acima?
13) Qual o comportamento do idoso nela retratado? Você acha que ele representa uma maioria? 
14) Qual o sujeito de "Ninguém manda em mim!"? Classifique-o, justificando sua resposta:
15) Copie da charge um vocativo, explicando seu raciocínio:
16) Que sentimento o idoso demonstra sentir? E o Coronavírus? 
17) Transcreva da charge marcas de oralidade:


18) Justifique o emprego do verbo no imperativo na charge acima:
19) Quais são os dois perigos ali citados? O que você tem feito para se livrar dos dois? 
20) Em que caso o verbo LAVAR está sendo usado no sentido denotativo? Por quê? 
21) Explique o que significa a expressão "lavar a alma": 


22) Por que o "noticiário está 100% infectado"? 
23) Você acha que a mídia tem exagerado em algumas notícias ou tem apenas cumprido a função dela? Explique seu ponto de vista: 
24) Crie uma fala para a mulher presente na charge: 
25) Elabore também uma fala para a própria televisão: 
26) Que crítica é feita na charge em questão? 


27) Copie da charge acima todos os vocativos, aproveitando para colocar todas as vírgulas que faltaram: 
28) Que crítica está contida em tal charge?
29) Por que os balões estão tracejados? O que isso indica? 
30) Você acha que a pandemia alterou muito os hábitos familiares? Justifique sua resposta:


31) Circule na charge acima um vocativo:
32) No que reside o humor em tal charge? Você acha isso um certo exagero?
33) De que charge você mais gostou? Por quê? 

 

Atividade 7 ano - Português.



ATIVIDADE 7 ANO - PORTUGUÊS
Há sempre coisas interessantes para fazer na quarentena

Eu, que pago para não sair de casa, que só saio da toca em caso de emergência, tenho algumas dicas para você se distrair enquanto estiver em isolamento forçado. 
Há 8 anos vivo enfurnada e há sempre coisas interessantes para fazer.
Nada melhor do que ter a companhia de bichos, que oferecem serenidade e alegria: cuidar e brincar com animais faz o tempo passar de maneira mais divertida. 
Arranjar uma mudinha de planta e acompanhar o crescimento dela é emocionante. 
Aproveite e plante em vasinhos: cebolinha, salsinha, tomates-cereja... até alface. 
Descole uma orquídea, ainda com brotinhos, para acompanhar o desabrochar, lindamente, dia a dia. 
Espalho telas e tintas sobre uma mesa e me arrisco a pintar alguma coisa, mexer com cores dá uma alegria na cabeça enquanto escuto músicas que me fazem feliz.
Tenho feito tricô, fabrico mantas para os bichos usarem quando o inverno chegar. 
Escrevi uma letra vodu sobre o Coronavírus e fiz uma música punk para combinar com a noia que acontece: chama-se "Vírus do horror".
Faço minhas unhas e pinto de várias cores. 
Pratico feldenkrais por Skype para meu corpo não enferrujar. Assisto séries diversas e filmes antigos na TV.
Outro dia matei a saudade de um clássico dos anos 1950: "O dia em que a Terra parou", bem no clima de hoje. 
E, é claro, sempre rola um filme de James Dean no salão.
Escolhi passar apenas 3 horas por dia acompanhando as notícias do Coronavírus, mais do que isso fico deprê.
Depois, acendo velas e incensos na frente do meu altarzinho com todo tipo de divindades. 
Peço, em especial, para Nossa Senhora Aparecida proteger o Brasil com seu manto milagroso. 
Ando fuçando minha biblioteca, escolhendo livros que já li e esqueci. 
Arrumo gavetas, jogo fora um monte de traquitanas inúteis que acumulei ao longo dos anos. 
Fico namorando e limpando minha coleção de cristais plantom e meus pesos de papel. 
Lavo as mãos duzentas vezes por dia cantando "Parabéns a você" e estou viciada em passar álcool gel, hábitos modernos. 
Tenho sorte de morar numa casinha no meio do mato com meu namorado e passeamos pelo jardim conversando com as plantas. 
Acabei de escrever um livro e não consigo defini-lo: se é um diário, citações esquisitas, autoajuda a mim mesma ou nonsenses da minha cabeça. 
Pego o violão e noto que esqueci como tocar a maioria das minhas músicas. 
O que me deixa mais triste é não poder receber visitas dos meus filhos e netos, mas nada que um Face Time não resolva provisoriamente. 
Minha impressão é a de que nesse confinamento forçado que a humanidade está sendo obrigada a passar há um propósito divino. 
Um teste para que aqueles que sobreviverem a essa guerra invisível se conscientizem de que o planeta Terra está realmente sendo destruído pelos donos do poder de cada país. 
E que se não modificarem radicalmente seus comportamentos em todas as áreas, aí sim será a Terceira Guerra derradeira. 
Saúde física, mental, psicológica e espiritual para todos! 

#fiquememcasa  #vamosvencer
(Rita Lee)

Após ler o texto , pesquise as palavras desconhecidas e coloque o significado delas no seu caderno

01) Que outro título você daria ao texto acima?
02) Copie do texto palavras empregadas no grau diminutivo, dizendo o porquê dessa escolha:
03) Que palavras encontram-se em itálico? Por quê?
04) Justifique todas as aspas utilizadas no texto, respectivamente:
05) Como você acha que é a letra da música "Vírus do horror"? Do que ela fala?
06) Que mensagem o texto transmite? Comente:
07) Copie do texto marcas de oralidade:
08) Transcreva do texto um desvio gramatical, reparando-o e justificando sua resposta:
09) Copie do texto uma hipérbole, explicando seu raciocínio:
10) Segundo a autora, quais são os "hábitos modernos"?
11) Existe no texto algum exemplo de eufemismo? Justifique sua resposta:
12) Crie uma notícia com o conteúdo do texto e passe a limpo no caderno de produção. textual 

13) Localize no texto:
a) um verbo
b) um substantivo composto:
c) um advérbio de negação:
d) um advérbio de afirmação:
e) um advérbio de intensidade:
f)  um adjetivo:
g) um advérbio de tempo:


Motivos para estudar


10 (DEZ) MOTIVOS PARA VOCÊ ESTUDAR DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS:
1. Se preparar para amadurecer e agir com mais autonomia. 
2. Aprender a ler, a ouvir ou a assistir a notícias e formular suas      próprias opiniões. 
3. Planejar o que sonha fazer no futuro. 
4. Aproveitar melhor o tempo de escola. 
5. Viver em condições melhores.  
6. Compreender como funcionam equipamentos, ferramentas e novas tecnologias. 
7. Ter coisas interessantes para falar em uma roda de conversa.
8. Estimular a imaginação e desenvolver a criatividade.
9. Conhecer outras culturas e línguas.
10. Falar melhor em público e escrever bem.