ATIVIDADE DO 6 ANO - PORTUGUÊS
"O menino e o arco-íris", de Ferreira Gullar
Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se do copos: no fim de tudo era vidro e só vidro. Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade. Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor, como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas! Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí?
(Ferreira Gullar)
01) Justifique o título dado ao texto acima:
02) Qual era o problema do protagonista? O que você pensa a respeito disso? Explique:
03) Você acha que ele representa muitas crianças? Os jovens de hoje logo enjoam de tudo e ficam mesmo entediados? Como resolver isso?
04) Copie do texto uma antítese, explicando seu raciocínio:
05) Por que o protagonista foi para o manicômio? O que você pensa a respeito disso? Que crítica social é feita a partir disso?
06) Por que o menino achou, inicialmente, interessantes os copos? Por que depois isso perdeu o encanto?
07) Que mensagem o texto transmite? Comente:
08) Pinte de azul todos os substantivos que encontrar no texto:
09) Localize no texto:
a) um advérbio de negação:
b) três adjetivos:
c) um advérbio de lugar:
d) dois advérbios de tempo:
02) Qual era o problema do protagonista? O que você pensa a respeito disso? Explique:
03) Você acha que ele representa muitas crianças? Os jovens de hoje logo enjoam de tudo e ficam mesmo entediados? Como resolver isso?
04) Copie do texto uma antítese, explicando seu raciocínio:
05) Por que o protagonista foi para o manicômio? O que você pensa a respeito disso? Que crítica social é feita a partir disso?
06) Por que o menino achou, inicialmente, interessantes os copos? Por que depois isso perdeu o encanto?
07) Que mensagem o texto transmite? Comente:
08) Pinte de azul todos os substantivos que encontrar no texto:
09) Localize no texto:
a) um advérbio de negação:
b) três adjetivos:
c) um advérbio de lugar:
d) dois advérbios de tempo: