AULA: 22/09/2020
Língua Portuguesa – 2ª Série A e C – Ensino Médio
Metáfora – expressão da escrita e da fala em nossa vida.
As Metáforas estão presentes em todos os âmbitos de nosso cotidiano. Aparecem por exemplo: na música, nas poesias, e o tempo todo em nossa fala. Estudiosos da língua já deduziram que usamos em média 4 metáforas a cada minuto, em uma conversa informal.
Esta é uma conclusão que serve para justificar uma outra consideração que afirma ser praticamente impossível nos comunicarmos sem o emprego de metáforas. Recorrendo a alguns exemplos e observações podemos concordar.
Exemplo de Metáfora:
- Ela é uma “formiga” para doces. (Quer dizer que ela adora doces como se fosse formiga)
Presente na poesia e na música
Tomemos como exemplo alguns versos do poema de Vinícius de Morais- “Rosa de Hiroshima”
Metáfora nas propagandas
A metáfora também está presente em propagandas e comerciais veiculados pela mídia. A todo momento nos deparamos com outdoors, panfletos e cartazes nos revelando características semânticas entre termos ou expressões.
Um bom exemplo é a propaganda da Ruffles que brinca com a palavra onda.
Observe como a palavra onda é tomada em diferentes sentidos. Na primeira figura” onda” faz referência à moda, ao momento atual. A palavra não está em seu sentido real (onda do mar), mas sim em sentido figurado. A marca aproveita o formato em ondas, da batata que comercializa para associá-lo à onda do mar. Na segunda figura a batata é colocada como se fosse uma das ondas do mar. Uma tentativa de mostrar o lado literal.
Conclusão:
Metáfora é quando uma palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.
=========================================================================
AULA: 24-09-2020
TEMA DA AULA: “No ENEM é assim...”
LINK DA AULA: https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-portugues-no-enem-e-assim-24-09-2020/