sexta-feira, 2 de outubro de 2020

AULA DA SEMANA 21-09 A 26-09-20 - 2ºANOA/C PORTUGUÊS

 AULA: 22/09/2020

Língua Portuguesa – 2ª Série A e C – Ensino Médio

TEMA DA AULA: “Somos todos poetas...”


O que é metáfora?

A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.

Metáfora – expressão da escrita e da fala em nossa vida.

As Metáforas estão presentes em todos os âmbitos de nosso cotidiano. Aparecem por exemplo:  na música, nas poesias, e o tempo todo em nossa fala. Estudiosos da língua já deduziram que usamos em média 4 metáforas a cada minuto, em uma conversa informal.

Esta é uma conclusão que serve para justificar uma outra consideração que afirma ser praticamente impossível nos comunicarmos sem o emprego de metáforas. Recorrendo a alguns exemplos e observações podemos concordar.

Exemplo de Metáfora:

  • Ela é uma “formiga” para doces. (Quer dizer que ela adora doces como se fosse formiga)

Presente na poesia e na música

Tomemos como exemplo alguns versos do poema de Vinícius de Morais- “Rosa de Hiroshima”


…Mas, oh, não se esqueçam da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa…”
a poesia, Vinícius usa muitas metáforas. Uma que chama muito a atenção é a palavra “rosa” usada no lugar de “bomba”. O texto nos induz a comparar a bomba jogada sobre Hiroshima com uma rosa.

Metáfora nas propagandas

 A metáfora também está presente em propagandas e comerciais veiculados pela mídia. A todo momento nos deparamos com outdoors, panfletos e cartazes nos revelando características semânticas entre termos ou expressões.

Um bom exemplo é a propaganda da Ruffles que brinca com a palavra onda.


Observe como a palavra onda é tomada em diferentes sentidos. Na primeira figura” onda” faz referência à moda, ao momento atual. A palavra não está em seu sentido real (onda do mar), mas sim em sentido figurado. A marca aproveita o formato em ondas, da batata que comercializa para associá-lo à onda do mar. Na segunda figura a batata é colocada como se fosse uma das ondas do mar. Uma tentativa de mostrar o lado literal.

Conclusão:

Metáfora é quando uma palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto.  Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.

=========================================================================

AULA: 24-09-2020

TEMA DA AULA: “No ENEM é assim...”​

LINK DA AULA: https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-portugues-no-enem-e-assim-24-09-2020/



Você se preocupa com o ENEM? Por quê?


























 


AULA 23-09-20 1ºANO A e C - PROJETO VIDA

 AULA 23/09/20 – 1º ANO A/C – PROJETO DE VIDA – DESENVOLVIMENTO PESSOAL 




ATIVIDADES 


Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos” 


  1. 1-O que significa esta frase para você? 


  1. 2- Quais são os seus objetivos a serem alcançados? 


===================================================================

AULA 30/09/20  

1º A/C – PROJETO DE VIDA – PLANEJAMENTO PESSOAL

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL  (planejar nada mais é do que tomar uma decisão).

Planejamento Estratégico Pessoal é um plano de vida, que vai surgir a partir de uma autoanálise sincera. Esse planejamento vai gerar ações que estão alinhadas com as suas realizações no âmbito pessoal.

Durante a vida temos muitos sonhos, oportunidades e caminhos a seguir. Isto pode causar muitas indecisões. É normal que em alguns momentos você se sinta perdido, sem saber por qual direção seguir.


MONTANDO SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL

1.     Preparação

Se você deseja ter sucesso profissional, é necessário que tome decisões que estejam alinhadas com o seu projeto de vida. Com o passar dos passos você vai ter mais clareza sobre seus propósitos.

O planejamento estratégico pessoal vai te proporcionar mais organização pessoal, potencialização do tempo e recursos pessoais. Porém, para que isso aconteça, é necessário que ocorram mudanças de hábitos e atitudes na sua vida pessoal.


 Reflita sobre suas atividades semanais.  

  • Você acredita que está fazendo o melhor? Entregando todo o seu potencial?
  • O seu tempo está sendo utilizado da melhor forma?
  • Suas atividades estão alinhadas com um plano de carreira?

 

Se alguma resposta foi não, você precisa repensar sua rotina e fazer adaptações ou mudanças para que as respostas se tornem sim.

 

  2- Buscando seu propósito

 O objetivo dessa etapa do seu planejamento estratégico pessoal é fazer uma profunda reflexão sobre sua missão, visão e valores.



Nesta etapa tentaremos aumentar sua percepção sobre quais aspectos você precisa mudar, manter ou desenvolver.


Pense na sua vida profissional.


  • O que você gosta de fazer?
  • O que te motiva?
  • Qual valor você gosta de deixar no seu ambiente de trabalho?
  • Em que seus amigos e familiares dizem que você é bom?
  • Quais momentos da sua vida você se sentiu reconhecido?
  • Em qual situação você sentiu orgulhoso de si mesmo?  


Estas perguntas vão começar a te direcionar em relação à suas escolhas profissionais. Vale lembrar que nem todas as pessoas conseguem visualizar lá na frente.


A questão é começar a refletir sobre:

  • Onde você está hoje?
  • Onde quer chegar?
  • O que você deve fazer para atingir os objetivos que espera?

 

Para facilitar na hora de fazer o seu planejamento estratégico pessoal, tente pensar na vida como um projeto integrado entre o trabalho e a família, baseado nas suas atividades e vontades, no que já fez e o que ainda deseja realizar.


Ninguém consegue alcançar seus objetivos sozinho, então é interessante saber quais pessoas você pode contar.


Liste as pessoas que fazem parte da sua rede contatos. Pense em como cada uma delas podem participar dos seus projetos.

3. Análise SWOT pessoal  


O SWOT é uma técnica de planejamento usada para contrastar em uma matriz ambiente interno (forças e fraquezas) e externo, (ameaças e oportunidades).  


Strengths (forças);

Weaknesses (fraquezas);

 Opportunities (Oportunidades);

 Threats (Ameaças).

Na nossa análise vamos modificá-la para um uso pessoal. Desta forma vamos listar seus pontos fortes e fracos como um ambiente que você controla e as oportunidades e ameaças como elementos que não controla.

 


Forças e fraquezas

Defina agora os seus pontos fortes como por exemplo:

  • Falta de paciência;
  • Dificuldade em se organizar;
  •  Falta de planejamento com as finanças;
  • Mau gerenciamento do tempo;
  • Dificuldade em expressar a sua opinião.Essa análise serve para direcionar as melhorias que você deve praticar para não atrapalhar os seus planos futuros.

Após terminar essas duas listas chegou a hora de olhar externamente, ou seja, para os fatores que você não controla.

 

Oportunidades e ameaças


Para listar as oportunidades tente pensar em tudo que pode influenciar de forma positiva a sua carreira, como por exemplo:  

  • Incentivos econômicos do país;
  • Novas tecnologias;
  • Algum problema local ou global não resolvido.

Todos estes pontos podem ser aproveitados se você já estiver preparado para identificar na hora certa.

Em contrapartida, ameaça é qualquer outra situação que possa inviabilizar você de alcançar os objetivos, como:  

  • Crises econômicas;
  • Aumento de concorrência;
  • Mudanças na legislação.

 

4.  Plano de ação


Chegou a hora de você alinhar seu propósito de vida com suas ações.

Estas ações serão realizadas em curto e médio prazo te encaminhando para a realização do seu sonho. O seu plano de ação tem que ser:

. Específico: baseado nas suas ambições e objetivos.

. Mensurável: com ações e prazos.  

 

Defina metas para dez, cinco e dois anos e faça um plano específico para um ano.

 

OBS: O plano estratégico pessoal não é fixo e você pode fazer alterações e melhorias para que ele se mantenha sempre atualizado.

Cada nova conquista e realização, deve ser celebrada, pois isso mostra que está progredindo.

Para finalizar, reforçamos que pessoas de sucesso não ficam presas trabalhando com o que ainda não controlam no planejamento estratégico pessoal. Pelo contrário, elas começam com o que está dentro do controle delas. 

                                                                                              https://www.voitto.com.br/blog/artigo/planejamento-estrategico-pessoal

 

ATIVIDADES

1-    Leitura.

2-    Reflexão.

3-      Ação: Defina metas para cinco e dois anos e faça um plano específico para um ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

AULAS DA SEMANA 22-09-2020 A 25-09-2020 - 9ºANO A e B

AULA: 22-09-20

TEMA DA AULA: Gênero debate.

LINK DA AULA: https://www.pebsp.com/videos/9-ano-portugues-prepare-se-para-debater-22-09-2020/

 







Debater e discutir são sinônimos?​

  • São verbos que denotam ações diferentes. ​
  • Numa discussão, duas (ou mais) pessoas apresentam suas ideias acerca de um tema e ambas almejam chegar a um consenso.​
  • Já em um debate, os indivíduos envolvidos apresentam suas ideias, porém, um pretende convencer o outro de que o seu ponto de vista deve ser o mais aceitável acerca de um tema. 



Gênero textual: o debate regrado​


  • É um gênero argumentativo oral cuja interação se dá por duas ou mais pessoas que buscam apresentar e conhecer pontos de vista divergentes sobre um determinado tema polêmico.​
  • Todos os envolvidos têm o direito de expor seus argumentos, assim como ouvir e respeitar os demais, mesmo que suas ideias sejam opostas.


O gênero textual debate regrado

Também chamado de debate de fundo controverso, esse tipo de debate promove a argumentação oral de temas polêmicos e tem como função social o desenvolvimento da escuta ativa e o respeito pelo outro.​




Como se preparar para um debate?​

  • Primeiramente, deve-se levar em consideração que o tema a ser debatido permita a controvérsia e traga contribuições para a vida dos alunos.​
  • Deve-se estudar ou conhecer o tema a ser debatido com certa antecedência, a fim de que o indivíduo tenha subsídios para planejar sua fala.​
  • Deve-se, prioritariamente, respeitar os direitos humanos fundamentais.​
  • Coletivamente, deve-se instituir as regras do debate e apresentá-las antecipadamente.​











ATIVIDADES - (ENVIAR VIA WHATSAPP)

 1- Justifique o nome do conto.​

2- Faça um levantamento dos elementos da narrativa após a leitura apurada do conto.​


=========================================================================

AULA: 24-09-2020

TEMA DA AULA: O debate regrado.



Conhecendo as regras previamente...​
Vamos instituir regras básicas para o nosso debate:​
  • 1º momento: debatedores explanam seus pontos de vista.​
  • 2º momento: cada participante realiza uma pergunta para o oponente que pode ou não responder. Havendo necessidade, pode-se pedir a réplica.​
  • 3º momento: os alunos, por meio do chat, participarão como auxiliadores dos debatedores e enviarão suas contribuições antes da avaliação.​
  • 4º momento: ocorrerá a avaliação dos espectadores (alunos do chat e demais ouvintes), que decidirão qual das partes logrou convencer mais.​

Quem vence o debate?​
Todos saem ganhando!​

O mais importante é que aprendamos a argumentar na oralidade, que respeitemos o tempo de fala do outro, exercendo a escuta ativa e formulando novas hipóteses para temas polêmicos!​




ATIVIDADES

1- Qual foi a razão, na sua opinião, da perda do oponente? ​

2- O que essa pessoa poderia ter feito para que tivesse mais chance de ganhar?​



=========================================================================

AULA 25/09/20 – 9º ANO A/B – CONVERSAS ENTRE VERSOS 

TEMA DA AULA: INTERTEXTUALIDADE 


Link da aula:  https://www.pebsp.com/videos/9-ano-portugues-conversas-entre-versos-25-09-2020/ 


ATIVIDADES 

1- Você já cantou o Hino Nacional Brasileiro na escola? 

2- Lembra quando e por quê? 

  

HINO NACIONAL BRASILEIRO: 

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas 
De um povo heroico o brado retumbante, 
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, 
Brilhou no céu da Pátria nesse instante, 

Se o penhor dessa igualdade 
Conseguimos conquistar com braço forte, 
Em teu seio, ó, Liberdade, 
Desafia o nosso peito a própria morte! 

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! 

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido, 
De amor e de esperança à terra desce, 
Se em teu formoso céu, risonho e límpido, 
A imagem do Cruzeiro resplandece. 

Gigante pela própria natureza, 
És belo, és forte, impávido colosso, 
E o teu futuro espelha essa grandeza. 

Terra adorada, Entre outras mil, 
És tu, Brasil, Ó Pátria amada! 
Dos filhos deste solo és mãe gentil, 
Pátria amada, Brasil! 

Deitado eternamente em berço esplêndido, 
Ao som do mar e à luz do céu profundo, 
Fulguras, ó Brasil, florão da América, 
Iluminado ao sol do novo mundo! 

Do que a terra mais garrida 
Teus risonhos lindos campos têm mais flores, 
"Nossos bosques têm mais vida" 
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". 

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! 

Brasil, de amor eterno seja símbolo 
O lábaro que ostentas estrelado, 
E diga o verde-louro dessa flâmula 
"Paz no futuro e glória no passado." 

Mas se ergues da justiça a clava forte, 
Verás que um filho teu não foge à luta, 
Nem teme, quem te adora, a própria morte. 


ACIONANDO CONHECIMENTOS

Você já ouviu alguma melodia que, automaticamente, o fez lembrar de outra música, filme, poema, propaganda, entre outros gêneros textuais? Exemplifique.​













ATIVIDADES 

 

1- O texto que você acabou de ler pertence ao gênero poema e está escrito em versos. 

  1. a) Que sentimentos o eu lírico expressa no poema? 


  1. b) O que as palavras “lá” “cá” representam para o eu lírico? 


  1. c) Com que intenção o poeta repete a expressão “minha terra tem”  

  1. O poema de Gonçalves Dias “conversa” com um texto muito conhecido pelos brasileiros. Que texto é esse? 


  1. d) Você sabe cantar todo o hino nacional de cor?