domingo, 21 de junho de 2020

VARIAÇÕES LINGUÍSTICA



AULA: VARIAÇÕES LINGUÍSTICA


LINK DA AULA:
https://www.pebsp.com/videos/9o-ano-portugues-variacoes-linguisticas-26-05-2020/







O que é variação linguística?


variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação.

É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.

 
Tipos de variação linguística


→ Variedade regional


São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.


  Variação linguística


 Observe a abordagem de variação regional em um poema de Oswald de Andrade:


Vício da fala


Para dizerem milho dizem mio


Para melhor dizem mió


Para pior pió


Para telha dizem teia


Para telhado dizem teiado


E vão fazendo telhados.


Agora, veja um quadro comparativo de algumas variações de expressões utilizadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul:


Região Nordeste
Região Sul
Região Norte
Racha – pelada, jogo de futebol
Campo Santo – cemitério
Miudinho – pequeno
Jerimum  abóbora
Alçar a perna – montar a cavalo
Umborimbora?  Vamos embora?
Sustança – energia dos alimentos
Guacho – animal que foi criado sem mãe
Levou o farelo  morreu


 
→ Variedades sociais


São variedades que possuem diferenças em nível fonológico ou morfossintático. Veja:


  • Fonológicos –
  •  “prantar” em vez de “plantar”;
  • “bão” em vez de “bom”;
  • “pobrema” em vez de “problema”;
  • “bicicreta” em vez de “bicicleta”.
 
  • “dez real” em vez de “dez reais”;
  • “eu vi ela” em vez de “eu a vi”;
  •  “eu truci” em vez de “eu trouxe”;
  •  “a gente fumo” em vez de “nós fomos”.
     
    → Variedades estilísticas
    São as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal.


  • Linguagem formal: é usada em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.
  • Linguagem Informalé usada em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem coloquial.
  • Gíria ou Jargão
    É um tipo de linguagem utilizada por um determinado grupo social, fazendo com que se diferencie dos demais falantes da língua. A gíria é normalmente relacionada à linguagem de grupos de jovens (skatistas, surfistas, rappers, etc.).
     jargão é, em geral, relacionado à linguagem de grupos profissionais (professores, médicos, advogados, etc.)

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    As Variedades Linguísticas do Português no Direito Brasileiro
     




E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

NOME_____________________Nº________SÉRIE: 9º ANO   DATA_______
PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ
 
   
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
 
 
1.       Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:
 
 
 
a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c) Esse jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d) Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e) Que efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?
 
2.       Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
 


A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?
 
Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte do país.
 
A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.
 
(Disponível em: http://www.msn.com)


 


a)   Que gênero textual é esse acima?


b)   Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?


c)   Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?


 


 


3.    Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:


 


Malandramente,
A menina inocente
 
Se envolveu com a gente
 
Só pra poder curtir
 
 
Malandramente,
 
Fez cara de carente
 
Envolvida com a tropa
 
Começou a seduzir
 
 
Malandramente,
 
Meteu o pé pra casa
 
Diz que a mãe tá ligando
 
Nós se vê por aí


 


a) Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?


b) Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?


c) Que variedade linguística está presente nesta música?


d) Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “” nesta música?


e) Retire desta música palavras ou expressão consideradas gírias?


 


4. Que variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:


 
a)   Falando sobre política num canal de televisão
b)   Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)   Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d)   Numa carta de reclamação para o presidente.
e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f)    Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g)   Uma mensagem de WhatsApp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h)   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)     Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j)    Na redação do ENEM.

 


 
5.    Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:


 




 


a) A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?


b) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?


c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?


d) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?


e) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.


f) Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?


 
 
6. Observe a imagem abaixo, para responder as questões:


 




 


a) O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?


b) Como deveria ter sido escrita este anúncio?


c) Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?


d) A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?


 


7. Observe a imagem abaixo,  para responder as questões por escrito:


 


 




 


 


a)O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?


b)Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?


c)Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?


d)A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?


e)Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.


  


8. Observe a imagem abaixo, para responder as questões por escrito:


 




 


a) O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?


b) Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?


c) Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?


d) A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?


e) Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.


 


 


QUESTÕES OBJETIVAS


9. Leia o texto abaixo:


 


Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra 
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. 
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
 
(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))


 


Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido


 


a)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade


b)   à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.


c)   ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).


d)   à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo


e)   ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.


 


10. Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:


 




 


A linguagem da tirinha revela:


 
a) Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.


b) Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.


c) Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em qualquer situação.


d) A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).


e) Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...