AULA: VARIAÇÕES LINGUÍSTICA
LINK DA AULA:
https://www.pebsp.com/videos/9o-ano-portugues-variacoes-linguisticas-26-05-2020/
O que é
variação linguística?
A variação
linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos
sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus
elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe
porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e
sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo,
a idade, a classe social do falante e o grau
de formalidade do contexto da comunicação.
É
importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às
necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos
errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus
falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
Tipos
de variação linguística
→ Variedade regional
São aquelas que demonstram a diferença
entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado
e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma
diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
Observe a abordagem de variação
regional em um poema de Oswald de Andrade:
Vício
da fala
Para dizerem milho dizem
mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem
teiado
E vão fazendo
telhados.
Agora, veja um quadro comparativo de
algumas variações de expressões utilizadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul:
Região
Nordeste
|
Região Sul
|
Região
Norte
|
Racha – pelada, jogo de futebol
|
Campo
Santo – cemitério
|
Miudinho – pequeno
|
Jerimum – abóbora
|
Alçar a
perna – montar a cavalo
|
Umborimbora? – Vamos embora?
|
Sustança – energia dos alimentos
|
Guacho – animal que foi criado sem mãe
|
Levou o farelo – morreu
|
São variedades que possuem diferenças
em nível fonológico ou morfossintático. Veja:
- Fonológicos –
- “prantar” em vez de “plantar”;
- “bão” em vez de “bom”;
- “pobrema” em vez de “problema”;
- “bicicreta” em vez de “bicicleta”.
- “dez real” em vez de “dez reais”;
- “eu vi ela” em vez de “eu a vi”;
- “eu truci” em vez de “eu trouxe”;
- “a gente fumo” em vez de “nós fomos”.→ Variedades estilísticasSão as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal.
- Linguagem formal: é usada em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.
- Linguagem Informal: é usada em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem coloquial.
- Gíria ou JargãoÉ um tipo de linguagem utilizada por um determinado grupo social, fazendo com que se diferencie dos demais falantes da língua. A gíria é normalmente relacionada à linguagem de grupos de jovens (skatistas, surfistas, rappers, etc.).O jargão é, em geral, relacionado à linguagem de grupos profissionais (professores, médicos, advogados, etc.)
E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO
NOME_____________________Nº________SÉRIE: 9º ANO DATA_______
PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
1. Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a
seguir:
a) Que
variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar:
linguagem culta ou coloquial?
b) Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem
fale dessa forma?
c) Esse
jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d) Essa
linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e) Que
efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?
2. Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
A LEI
PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?
Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito
enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo
Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por
ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte
do país.
A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que
Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela
Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.
(Disponível em:
http://www.msn.com)
|
a)
Que gênero textual é esse acima?
b)
Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?
c)
Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?
3. Leia a letra da música abaixo e responda o que
se pede:
Malandramente,
A menina inocente
Se envolveu com a
gente
Só pra poder
curtir
Malandramente,
Fez cara de carente
Envolvida com a
tropa
Começou a seduzir
Malandramente,
Meteu o pé pra
casa
Diz que a mãe tá
ligando
Nós se vê por aí
|
a) Qual o
significado da expressão “Só pra poder curtir”?
b) Que sentido a palavra “malandramente” dá a
história contada na música?
c) Que variedade
linguística está presente nesta música?
d) Qual o
significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a
palavra “aí” nesta música?
e) Retire
desta música palavras ou expressão consideradas gírias?
4. Que variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos
usar nas seguintes situações sociais:
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d) Numa carta de reclamação para o presidente.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f) Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Uma mensagem de WhatsApp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua
escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Um artigo
de opinião solicitado pelo professor de português.
j) Na redação do ENEM.
5. Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente
e responda as perguntas:
a) A
linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b) Por que
o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa
escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
d) Essa
escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e) Reescreva
essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f) Qual a
intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?
6. Observe a imagem abaixo, para responder as questões:
a) O
anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b) Como
deveria ter sido escrita este anúncio?
c) Qual
fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente
este anúncio?
d) A
situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
7. Observe a imagem abaixo, para
responder as questões por escrito:
a)O
anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como
deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)Qual
fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente
este anúncio?
d)A
situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)Reescreva
esta mesma propaganda seguindo a língua culta.
8. Observe a imagem abaixo, para responder as questões por escrito:
a) O anúncio
acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b) Como
deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c) Qual
fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente
este anúncio?
d) A
situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e) Reescreva
esta mesma propaganda seguindo a língua culta.
QUESTÕES OBJETIVAS
9. Leia o texto abaixo:
Gerente – Boa
tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou
interessado em financiamento para compra
de veículo.
Gerente – Nós
dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou
Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho,
é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência
de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com
calma.
(BORTONI-RICARDO,
S. M. Educação em língua materna.
São Paulo:
Parábola, 2004 (adaptado))
|
Na
representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o
cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente
devido
a) à
adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
b) à
iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao
fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à
intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
e) ao
seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
10. Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
A
linguagem da tirinha revela:
a) Pelo
tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
b)
Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são
estudante e professora.
c)
Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em
qualquer situação.
d) A fala
de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores
(regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
e) Não há
nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser
utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...