(Catanduva/SP, 1944 – Fotógrafo e Arquiteto) está na listagem dos
mais importantes fotógrafos brasileiros. O fato de ter sua formação como arquiteto teria
influenciado seu olhar ao clicar sua câmera, o que se percebe através de sua poética singular.
Considerado um dos mais importantes fotógrafos da cidade de São Paulo, com sua paisagem
humana e urbana. Mascaro iniciou sua carreira fotográfica trabalhando para uma revista
semanal, em 1968, atuando depois de forma independente. Em 1984, recebeu o Prêmio
Internacional de Fotografia Eugène Atget, em Paris. Escritor de livros que têm na linguagem
16 fotográfica a sua marca, este fotógrafo revela a atmosfera da cidade paulista ao registrar suas
diversidades, como se o tempo estivesse em suspensão, flagrando harmonias insuspeitáveis.
(Aimorés/MG, 1944) – Fotógrafo). Trocou a formação em Economia
pela fotografia, tornando-se cronista e testemunha da vida de pessoas excluídas. Tem
publicado livros e realizado exposições de suas fotos em preto e branco por todo o planeta,
denunciando problemas sociais, focalizando a dignidade humana, protestando contra a
violação dos direitos de homens, mulheres e crianças. Em 2003, foi nomeado representante
oficial da Unicef. Espera que ao observar suas fotografias, as pessoas reflitam sobre a
situação econômica do local retratado por meio do choque, ou seja, por meio da imagem nua
e crua da pobreza, da dor, e da fome. Através de suas lentes, explora temas clássicos da
Economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor
dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens.
(São Paulo/SP, 1961) Cria ilusões fotográficas a partir de desenhos brincando
com a materialidade e os fotografa. A obra é a fotografia, em edições limitadas. – Vicente
José Muniz cursou Publicidade, mas seu interesse inicial na área das artes o levou ao teatro.
Em 1983, mudou-se para Nova Iorque, onde desistiu da carreira na publicidade e tornou-se
escultor. Quando viu as reproduções em preto e branco das esculturas, percebeu que a
fotografia carrega o código da tridimensionalidade dos objetos, mesmo sem volume, assim
como informar sobre o material. Isso gerou novas ideias para produzir as ilusões que cria
por meio da fotografia. Geralmente apresentadas como séries, as fotografias registram as
imagens de aparência realista produzidas com materiais inusitados, como macarrão, fios de
arame, pó, chocolate, açúcar etc. Com eles, compõe desenhos, pinturas ou esculturas que,
após serem fotografados, são destruídos. As edições limitadas dessas fotografias são expostas
como produto.
Após o estudo sobre os três fotógrafos e suas respectivas poéticas apresentadas acima, responda as questões das paginas 102 e 103 do caderno do aluno (volume 2) e me envie pelo grupo de sua sala no Whatsapp.
Qualquer dúvida, estou a disposição.