quinta-feira, 16 de julho de 2020

PORTUGUÊS - AULA 26/06/20 - 1º A / C – PROJETO DE VIDA

E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

AULA 26/06/20 - 1º A / C – PROJETO DE VIDA

NOME: ______________________________Nº____ SÉRIE ____ DATA______
PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ

TEMA DA AULA: NOSSOS SONHOS

Link da aula: https://www.pebsp.com/videos/1a-serie-em-projeto-de-vida-nossos-sonhos-24-06-2020/



ATIVIDADES (PÁGINA 150 - CADERNO DO ALUNO) 

  1. Com base na frase “Todas as nossas decisões estão ligadas aos nossos valores”, Cite cinco valores que você considera essenciais em sua vida. 
  1. Qual é o seu maior sonho? 

  1. Qual é a importância dos sonhos em nossas vidas? 

  1. Produza um texto respondendo às questões abaixo: 
  • O que gostaria de alcançar no que se refere os relacionamentos pessoais? O que você poderá fazer para que isso aconteça? 
  • O que você espera conquistar em termos de aprendizagem na escola? O que poderá fazer para que isso aconteça? 
  • O que você deseja para sua família? O que está a seu alcance de ser feito para que isso aconteça? 
  • O que pretende fazer, pensando no bem comum? 
  • O que você sonha para sua vida? O que poderá fazer para que esse sonho se transforme em realidade? 

  1. Você se inspira em alguém para ir em busca dos seus sonhos? Por que essa pessoa inspira você? Como essa pessoa pode ajudar você a alcançar seu sonho? 

BIOGRAFIA DE AYRTON SENNA: SEDE DE VENCER 




PORTUGUES - AULA: 18/06/20 – ROMANTISMO E A IDEALIZAÇÃO DA MULHER

E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

NOME_____________________________ Nº____ SÉRIE: _____ DATA: ________

PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ

AULA: 18/06/20 – ROMANTISMO E A IDEALIZAÇÃO DA MULHER

OBJETIVO DA AULA: Reconhecer as especificidades do texto narrativo: romance, a partir das atividades do caderno do aluno (2º Bimestre).

Link da aula https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-portugues-romantismo-e-a-idealizacao-da-mulher-18-06-2020/





Link sobre Romantismo: https://www.youtube.com/watch?v=WoVrtwtWPZc

O Romantismo foi um movimento literário e artístico que influenciou as pinturas, a literatura, a arquitetura e a música. No Brasil, o período romântico foi dividido em três fases, de acordo com as características da época. O nacionalismo, individualismo e o subjetivismo marcaram esse movimento.

Principais características do Romantismo 

O Romantismo foi um movimento artístico, filosófico e intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e durou até o século XIX, gerando influências na literatura, pintura, música e arquitetura.

As principais características do romantismo são:


  • Ênfase nas emoções;
  • O individualismo era bastante valorizado;
  • Exaltação da Natureza;
  • Rejeição às regras de ordem, harmonia e balanço;
  • Valorização do irreal, imaginário, espontâneo, transcendental e a individualidade de cada indivíduo. 

Esse movimento artístico, diferente do classicismo, do racionalismo e do iluminismo, chegou ao Brasil no final do século XVIII.

valorização da mulher Exercícios sobre Romantismo

Na literatura, esse movimento artístico era caracterizado por:


  • Se opor ao modelo clássico;
  • Estruturação do texto em prosa, longo;
  • Narração cronológica;
  • O ser é o centro da obra;
  • Surgiu o público consumidor, folhetim;
  • Versos livres e versos brancos;
  • Exaltação do nacionalismo, natureza e da pátria;
  • Idealização da mulher, do amor e da sociedade;
  •  Criou-se um herói nacional;
  • Valorização extrema das emoções e sentimentos individuais;
  • Subjetividade;
  • Egocentrismo;
  • Recordação da infância;
  • Fuga do real.


O sentimentalismo romântico e o escapismo pelo suicídio foram a base para a escola literária, principalmente com o romance de Goethe “Os sofrimentos do jovem Werther”, publicado na Alemanha em 1774.

As primeiras obras que da revolução romântica:


  • Livro Mon Lescut, do Prévost (1731);
  • Livro História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749);
  • Poesias de Lord Byron, consideradas ultrarromânticas;
  • Romance Ivanhoé, de Walter Scott.


As obras populares e folclóricas compostas em latim vulgar, em prosa ou verso que tinham temas como fantasias e aventuras eram denominadas romances.

Romantismo no Brasil

O marco inicial do Romantismo no Brasil foi o lançamento da “Revista Niterói” e o livro “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães lançados em Paris. O romantismo era muito parecido com o movimento romântico europeu, mas se diferenciava pelo alto nacionalismo, pela exaltação do índio entre outras características.

Índio Exercícios sobre Romantismo


O Romantismo no Brasil foi classificado em três períodos diferentes:


  • Primeira Geração: Valorização da cultura local e rompimento com as influências europeias. Motivada pela Independência do Brasil em 1822, as obras transmitiam valores nacionalistas, colocando os índios como representantes da cultura.


  • Segunda Geração: Surgiu na segunda metade do século XIX e foi marcada pelo pessimismo, desilusão, exaltação da morte, depressão e solidão. Esse período também é chamado de “ultrarromântico” ou “mal do século”.

 Terceira Geração: Os artistas expressavam as suas opiniões e ideais abolicionistas, faziam críticas sociais e valorizavam a liberdade.

OBS: As atividades deverão ser entregues até 18/07/20 – 6ª feira. 

Assinale com um (X) 

1 – (Fuvest) – Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos: 

a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário. 
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente. 
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos. 
d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político. 
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria. 

2 – (UFRR) – A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram: 

a) Indianista e histórico; 
b) Histórico e urbano; 
c) Urbano e regional; 
d) Regional e indianista; 
e) Indianista e urbano. 

3 – (FAU-SP) – O indianismo de nossos poetas românticos é: 

a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira. 
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente. 
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. 
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava. 
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores. 

4 – (UFRS) – Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil. 
I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria. 
II. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo. 
III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e II. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 

5 – (UFPA) – Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi: 
a) Romantismo 
b) Barroco 
c) Realismo/Naturalismo 
d) Modernismo 
e) Neoclassicismo 

6 – (FUVEST-SP) – “A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo.” 
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas: 
a) barrocos. 
b) arcádicos. 
c) românticos. 
d) simbolistas. 
e) parnasianos. 

7 – (FUVEST-SP) – Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que: 
a) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais. 
b) é um composto resultante de formas originais do conto. 
c) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza. 
d) representa contestação política ao domínio português. 
e) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos. 

8 – (UFPA) – A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil: 

a) Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa. 
b) Registra-se o abandono total do soneto. 
c) Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos. 
d) Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro. 
e) Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia. 

 (UFES) – Em relação ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que: 

 a) analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a riqueza material. 
b) é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora que aparece no texto. 
c) narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e frívola. 
d) protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de Lúcia. 
e) autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem anos atrás. 

10 – (UCP-PR) – O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de: 
a) Gonçalves Dias. 
b) Castro Alves. 
c) Gonçalves de Magalhães. 
d) Casimiro de Abreu. 
e) Álvares de Azevedo. 

11 – (UFRN) – Sobre Gonçalves Dias, é correto afirmar: 
a) natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e Ubirajara. 
b) poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna. 
c) poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo, Timbiras.
d) natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao escrever Inspirações do Claustro. 
e) poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra Conferências Literárias. 

12 – (FAU-SP) – O indianismo de nossos poetas românticos é: 
a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira. 
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente. 
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. 
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava. 
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores. 

13 – (U.F. Juiz de Fora-MG) – Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto: 
a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil. 
b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira. 
c) desenvolvimento do teatro nacional. 
d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas. 
e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização. 

14 – (OSEC-SP) – A época romântica caracteriza-se por ser: 
a) lusófoba e nacionalista. 
b) de influência inglesa. 
c) ateia e influenciada pelo positivismo. 
d) carente de bons poetas. 

15 – (UFV-MG) – A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”. 

Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima: 

a) amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida. 
b) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele. 
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte. 
d) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos. 
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico. 


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