E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO
NOME_____________________________ Nº____ SÉRIE: _____ DATA: ________
PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ
AULA: 18/06/20 – ROMANTISMO E A IDEALIZAÇÃO DA MULHER
OBJETIVO DA AULA: Reconhecer as especificidades do texto narrativo: romance, a partir das atividades do caderno do aluno (2º Bimestre).
Link da aula https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-portugues-romantismo-e-a-idealizacao-da-mulher-18-06-2020/
Link sobre Romantismo: https://www.youtube.com/watch?v=WoVrtwtWPZc
O Romantismo foi um movimento literário e artístico que influenciou as pinturas, a literatura, a arquitetura e a música. No Brasil, o período romântico foi dividido em três fases, de acordo com as características da época. O nacionalismo, individualismo e o subjetivismo marcaram esse movimento.
Principais características do Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico, filosófico e intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e durou até o século XIX, gerando influências na literatura, pintura, música e arquitetura.
As principais características do romantismo são:
- O individualismo era bastante valorizado;
- Rejeição às regras de ordem, harmonia e balanço;
- Valorização do irreal, imaginário, espontâneo, transcendental e a individualidade de cada indivíduo.
Esse movimento artístico, diferente do
classicismo, do racionalismo e do
iluminismo, chegou ao Brasil no final do século XVIII.
Na literatura, esse movimento artístico era caracterizado por:
- Se opor ao modelo clássico;
- Estruturação do texto em prosa, longo;
- O ser é o centro da obra;
- Surgiu o público consumidor, folhetim;
- Versos livres e versos brancos;
- Exaltação do nacionalismo, natureza e da pátria;
- Idealização da mulher, do amor e da sociedade;
- Criou-se um herói nacional;
- Valorização extrema das emoções e sentimentos individuais;
O sentimentalismo romântico e o escapismo pelo suicídio foram a base para a escola literária, principalmente com o romance de Goethe “Os sofrimentos do jovem Werther”, publicado na Alemanha em 1774.
As primeiras obras que da revolução romântica:
- Livro Mon Lescut, do Prévost (1731);
- Livro História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749);
- Poesias de Lord Byron, consideradas ultrarromânticas;
- Romance Ivanhoé, de Walter Scott.
As obras populares e folclóricas compostas em latim vulgar, em prosa ou verso que tinham temas como fantasias e aventuras eram denominadas romances.
Romantismo no Brasil
O marco inicial do Romantismo no Brasil foi o lançamento da “Revista Niterói” e o livro “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães lançados em Paris. O romantismo era muito parecido com o movimento romântico europeu, mas se diferenciava pelo alto nacionalismo, pela exaltação do índio entre outras características.
O Romantismo no Brasil foi classificado em três períodos diferentes:
- Primeira Geração: Valorização da cultura local e rompimento com as influências europeias. Motivada pela Independência do Brasil em 1822, as obras transmitiam valores nacionalistas, colocando os índios como representantes da cultura.
- Segunda Geração: Surgiu na segunda metade do século XIX e foi marcada pelo pessimismo, desilusão, exaltação da morte, depressão e solidão. Esse período também é chamado de “ultrarromântico” ou “mal do século”.
Terceira Geração: Os artistas expressavam as suas opiniões e ideais abolicionistas, faziam críticas sociais e valorizavam a liberdade.
OBS: As atividades deverão ser entregues até 18/07/20 – 6ª feira.
1 – (Fuvest) – Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.
2 – (UFRR) – A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista e histórico;
d) Regional e indianista;
3 – (FAU-SP) – O indianismo de nossos poetas românticos é:
a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
4 – (UFRS) – Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
5 – (UFPA) – Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:
6 – (FUVEST-SP) – “A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo.”
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
7 – (FUVEST-SP) – Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
a) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
b) é um composto resultante de formas originais do conto.
c) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
d) representa contestação política ao domínio português.
e) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
8 – (UFPA) – A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil:
a) Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.
b) Registra-se o abandono total do soneto.
c) Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos.
d) Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro.
e) Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia.
9 – (UFES) – Em relação ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que:
a) analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a riqueza material.
b) é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora que aparece no texto.
c) narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e frívola.
d) protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de Lúcia.
e) autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem anos atrás.
10 – (UCP-PR) – O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:
c) Gonçalves de Magalhães.
11 – (UFRN) – Sobre Gonçalves Dias, é correto afirmar:
a) natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e Ubirajara.
b) poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna.
c) poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo, Timbiras.
d) natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao escrever Inspirações do Claustro.
e) poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra Conferências Literárias.
12 – (FAU-SP) – O indianismo de nossos poetas românticos é:
a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
13 – (U.F. Juiz de Fora-MG) – Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c) desenvolvimento do teatro nacional.
d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
14 – (OSEC-SP) – A época romântica caracteriza-se por ser:
a) lusófoba e nacionalista.
b) de influência inglesa.
c) ateia e influenciada pelo positivismo.
d) carente de bons poetas.
15 – (UFV-MG) – A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”.
Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:
a) amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
b) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos.
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.