terça-feira, 18 de agosto de 2020

 Professora: Maria Cristina Língua Portuguesa 1ª séries A, B, C e D

Um gênero textual do cotidiano jornalístico

Você já percebeu a variedade de textos que permeiam o nosso cotidiano?

Muitas vezes nos deparamos com os mesmos, e nem nos atentamos para uma análise mais aprofundada sobre o discurso, isto é, qual a finalidade, o que se pretende com a comunicação realizada?

A linguagem tem uma função social, a qual pauta-se por uma finalidade específica, seja para persuadir, convencer sobre algo, relatar acontecimentos, instruir, informar, entre outros objetivos.

Mais especificamente daremos ênfase a um gênero textual denominado entrevista.
A todo instante nos deparamos com pessoas concedendo entrevistas a uma emissora de TV, a um programa de rádio, ou também travamos contato com a leitura de entrevistas publicadas pelos jornais de grande circulação e por uma diversidade de revistas.

A entrevista é essencialmente oral e requer uma postura adequada tanto por parte de quem a elabora quanto por parte de quem a responde. Portanto, deve-se dar maior atenção no que se refere à linguagem, pois é algo que se tornará acessível ao público de uma forma geral.

O uso de gírias, chavões e de uma linguagem informal não é aconselhável, pois o objetivo maior é fazer com que o leitor/expectador se interaja com o conhecimento do entrevistado sobre um determinado assunto.

A elaboração prévia a respeito do assunto que será discutido é de suma importância, pois o entrevistador precisa dominar o assunto em pauta, de modo a evitar algumas falhas indesejáveis. Como também, o mesmo deverá se manter totalmente imparcial, na qual a objetividade deverá prevalecer sempre, sobretudo porque nesse momento é preciso que se promova uma total credibilidade.

Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos:

#Manchete ou título - Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante.
# Apresentação - É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado.

# Perguntas e respostas - Basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos.


Entretanto, há algumas entrevistas que não seguem este padrão, ou seja, umas apresentam um roteiro mais conciso somente de perguntas e respostas, outras, ao invés de retratar as falas em seu modo literal, optam por transcrevê-las usando um discurso indireto, ou, até mesmo, muitas trazem um texto introdutório e mais detalhado, com informações sobre o local, a data e duração da entrevista.

8° ano- ARTE- 3° Bimestre - Artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira

Atividade 1 – Sondagem

Este momento de sondagem é importante para que você perceba quais conhecimentos fazem parte do seu repertório pessoal. Escreva em seu caderno, um relato de todas as informações descritas durante a atividade (resumo)

1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv?

2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.

3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.

4. Como você acha que acontece a criação e produção de espetáculos teatrais destes grupos?

5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos teatrais destes grupos?

6. Como você acha que acontece a organização da atuação profissional destes artistas e grupos?

Apreciação

Observe atentamente nas imagens e vídeos apresentados a seguir, os detalhes e informações acerca dos diferentes elementos constitutivos de teatro, artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira presentes nas imagens.  Registrem, no caderno, suas impressões.

1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr.

2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências.

3. Cena do Espetáculo Odara. EE Prof. Cyro Barreiro.

Áfricas - Bando de Teatro Olodum

Apresentação Indígena.