segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Projeto de Vida e Competências Socioemocionais. - 1ANO A e C - PROF. VANILDE

 AULA: 16-09-20

 Projeto de Vida e Competências Socioemocionais.

TEMA DA AULA: MISSÃO PERMANENTE: JORNADA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL.

                                    Conhecendo as Rubricas no Sistema - Autoavaliação Socioemocional




O que são competências socioemocionais?


São as nossas capacidades individuais que se manifestam por meio de nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos, atitudes e valores para que possamos viver e conviver melhor.


Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas?

👉 empatia

 👉felicidade

👉autoestima

👉ética

👉paciência

👉 autoconhecimento

👉confiança

👉responsabilidade

👉autonomia 

👉criatividade.


Veja a explicação de cada uma:

Empatia

Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.


Felicidade

Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo.

É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz.


Autoestima

É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si.


Ética

É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.

Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno etc. É, enfim, a capacidade de decidir com base na valoração social.


Paciência

Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.


Autoconhecimento

É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.

Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui.


Confiança

Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações.

A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.


Responsabilidade

É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.

Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada.


Autonomia

Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.


Criatividade

É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.


O que significa autoavaliação?


Autoavaliar-se é um verdadeiro exercício de olhar para si mesmo(a) e buscar exemplos de como você age no seu dia a dia.




Sobre a Autoavaliação
Esses exercícios podem ajudar a nos conhecer um pouco mais;
Outra forma de Autoavaliação é o preenchimento das rubricas;
Autoavaliação Socioemocional não é uma avaliação com respostas certas ou erradas e muito menos com atribuição de notas.


Mas o que são rubricas?

👉Um conjunto de indicadores preestabelecidos, claros e objetivos;
👉Ordenados em um percurso crescente;
👉Auxiliam no processo de autoconhecimento e autorreflexão;
👉Permitem a realização de uma autoavaliação;
👉Possibilitam o estabelecimento de metas de desenvolvimento.



ATIVIDADES



https://forms.gle/yHKaPHYhhoMiBtp76


Um grande abraço e a gente se vê na próxima aula!

  





ELETIVA ECO DESIGN: Turmas: 7ºA, 9ºB, 3ºA- Profª Daiane K.

 

ELETIVA ECO DESIGN
 Turmas: 7ºA, 9ºB, 3ºA
 Profª Daiane K.


VOCÊ SABIA QUE O SETEMBRO AMARELO É UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO?

Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. 
   Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade por meio da prevenção.


Na aula de hoje você vai assistir um vídeo que eu elaborei sobre este tema e terá três possibilidades para realizar sua atividade. 
Assista o vídeo abaixo:

Escolha a proposta de atividade que você achar mais interessante e envie para meu E-mail ou Whatsapp.
Meu E-mail é: daianekatiuscia @prof.educacao.sp.gov.br


                                                                                                                                     Boa sorte!



9 Ano C - Linguagens diversas - Gênero Argumentativo

 


Atividade do 9 Ano C

Utilizar linguagens diversas e o texto argumentativo na forma da oralidade

Profa Maísa

EF67LP07A
Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.

click no link e tenha acesso à atividade



7 Ano C - Gênero Podcast - Português


Utilizar as linguagens: 
Verbal, Não-Verbal ou Mista
e o gênero PodCast 

 Atividade do 7 ano C

Profa Maísa

EF67LP27

Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

Click no Link e tenha acesso à atividade










6 Anos A/B/C - Gêneros Podcast - Português

Utilizar as linguagens: 
Verbal, Não-Verbal ou Mista
e o gênero PodCast 

Atividade dos 6 anos A/B/C

Profa Maísa

EF67LP27 Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

click no link e tenha acesso à Atividade

https://forms.gle/G9Gv8GBt79mgD2Nx9