8ºANO –
PORTUGUÊS
“CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS E GRAMATICAIS EM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS”
OBJETIVOS
Ø Compreender
as diferentes linguagens usadas em diferentes gêneros textuais;
Ø Utilizar
ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e
gramaticais.
Vamos
analisar esse trecho extraído da reportagem:
“Sobre
essa expectativa gerada nos estudantes no início de mais um ano na escola,
conversamos com o Gabriel, que estuda na escola Estadual “Bons Pensamentos”. O
Gabriel que tem 12 anos e foi para o 8ºano, disse para nós que, apesar de não
ser um aluno muito aplicado, gosta muito de ir e de estar na escola, pois
convive com os amigos, aprende coisas novas e interessantes. Quando
perguntamos ao Gabriel se ele utiliza transporte para ir à escola, ele
respondeu que não, pois mora bem próximo à escola, então vai caminhando com os
amigos. Quanto
à expectativa para esse início de ano, ele está animado e disse que pretende
prestar mais atenção às aulas e estudar mais, pois já está quase terminando o
ensino fundamental e precisa aproveitar o tempo que está na escola, mas que não
está ansioso, porque já conhece muitos colegas da escola e fica mais fácil
voltar”.
RESPONDA:
O período grifado possui discurso direto ou indireto?
Você fica animado com o retorno das aulas após as férias?
Qual o tema do texto?
Discurso
Direto
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na
sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem.
Características
do Discurso Direto
Ø Utilização dos verbos, ou seja,
aqueles que têm relação com o verbo "dizer". São chamados de
"verbos de elocução" (falar, responder, perguntar, indagar, declarar,
exclamar), dentre outros.
Ø Utilização dos sinais de pontuação
- travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.
Discurso
Indireto
No discurso indireto, o narrador da história
interfere na fala do personagem preferindo suas palavras.
Características
do Discurso Indireto
Ø O discurso é narrado em terceira
pessoa.
Ø Algumas vezes são utilizados os
verbos de elocução, por exemplo: falar, responder, perguntar, indagar,
declarar, exclamar. Contudo não há utilização do travessão, pois geralmente as
orações são subordinadas, ou seja, dependem de outras orações, o que pode ser
marcado através da conjunção “que” (verbo + que).
Exemplos
de Discurso Indireto
1. Os formados repetiam que iriam cumprir seus
deveres e respeitar seus semelhantes com firmeza e honestidade.
2. O réu afirmou que era inocente.
Gênero
Textual Notícia
A
Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em
nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.
Trata-se,
portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento
real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios
televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Por
esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos
descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço
e as personagens envolvidas.
Características
da Notícia
As
principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
• Texto de cunho informativo
• Textos descritivos e/ou narrativos
• Textos relativamente curtos
• Veiculado nos meios de comunicação
• Linguagem formal, clara e objetiva
• Textos com títulos (principal e auxiliar)
• Textos em terceira pessoa (impessoais)
• Discurso indireto
• Fatos reais, atuais e cotidianos
Estrutura
e Exemplo de Notícia
Geralmente as notícias seguem uma estrutura
básica classificada em:
Título
Principal e Título Auxiliar
A notícia é formada por dois títulos, ou seja,
um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será
abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título
principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas
Rio 2016 (Título Principal)
Jogos
Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)
Lide
Na linguagem jornalística, a Lide corresponde
à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que
responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que?
Trata-se de um parágrafo em que todas as
informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta
muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da
notícia.
Notícia
e Reportagem
Ainda que a notícia e a reportagem
sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é
um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das
reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor,
enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.
Dentre outras diferenças que podem surgir
entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual
de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre
os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.
Atividades
Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?
A notícia é encontrada geralmente em que suportes?
Aponte as principais características do gênero textual notícia.
Professora Vanilde – Língua Portuguesa
E-mail: vanildedonega@professor.educação.sp.gov.br