quarta-feira, 20 de maio de 2020

2º A/C - LÍNGUA PORTUGUESA



ATIVIDADES


E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

NOME___________________________Nº_____SÉRIE_____


ESTUDO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO


PESQUISAR:
1. Artigo de opinião:
a) Definição
b) Características
c) Estrutura.

2. Como começar o artigo de Opinião?
Professora Vanilde – Língua Portuguesa 
E-mail: vanildedonega@professor.educação.sp.gov.br

1ºA/C - Projeto Vida


                   

                           



E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

PROJETO DE VIDA “QUEM SOU EU?”


NOME_________________________________Nº_______SÉRIE_______ DATA_________

TEMA DA AULA: Identidade

OBJETIVOS: Identificar as características da própria personalidade.

HABILIDADES: Identificar as próprias características pessoais.



Refletir sobre a identidade:
Quem sou eu?
Como me chamam, e por que?
O que faço?
Como andam as relações comigo mesmo e com os outros?
Quais as qualidades que aprecio nas pessoas?
Um desejo pessoal?
Eu nasci em?
Meus pais são?
Minhas características físicas são?
Meus compromissos são?
Eu faço o quê?
Por que faço?
O que eu faço, aproxima as pessoas?
Eu sou feliz quando?
Como anda a minha relação comigo mesmo?
Como andam meus relacionamentos?
Quais são as qualidades das pessoas com quem mantenho amizade?


LEITURA DOS TEXTOS:

”Visualizando novos caminhos”
“Caçador de mim”

Texto 1 

VISUALIZANDO NOVOS CAMINHOS.
Quando alguém pretende construir uma casa, um engenheiro é contratado para planejar tudo que será necessário fazer antes de começar as obras. A partir do projeto, ele terá uma noção do material necessário e de quantos trabalhadores serão contratados para a construção ocorrer no tempo determinado. Se não houvesse um planejamento prévio, provavelmente, os trabalhadores não saberiam como desempenhar ordenadamente suas funções. Inclusive seria muito complicado prever os recursos necessários para a obra. A casa, provavelmente, nunca seria construída ou, se fosse, com certeza, não iria satisfazer os desejos de seu dono. Na vida, ocorre algo similar. Possuímos muitas metas e planos os quais pretendemos realizar. Temos a opção de escolher o nosso caminho. Entretanto, inúmeras vezes escolhemos rotas que nos afastam de nosso objetivo maior ou ficamos confusos em relação ao rumo a ser seguido pela ausência de planejamento sobre o que realmente queremos. Um Projeto de Vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos. Desse modo, necessitamos saber claramente quais são eles e ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que nortearão nossas escolhas. Isso é fundamental para viver em harmonia com o que realmente nosso coração pede, pois, na ausência de um Projeto de Vida, corremos o risco de ficar sem direção. Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores são de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. É através dele que você poderá se desenvolver melhor e realizar os seus sonhos. Lembre-se: nada é estático, e você precisa estar em constante evolução.


Texto 2 
Caçador de Mim
Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá


Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito à força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim


ATIVIDADES
1- Interpretação dos textos 1 E 2.

2- E você, já possui o seu projeto de vida definido? Fale me sobre ele.





9º ANO - PORTUGUES - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA – NORMA PADRÃO EM SITUAÇÕES DE FALA E ESCRITA.



9º ANO – PORTUGUÊS
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA – NORMA PADRÃO EM SITUAÇÕES DE FALA E ESCRITA.


ATIVIDADES 

1- PESQUISAR:
a) Coesão
b) Coerência
c) Quais os elementos da coesão
d) Quais são os principais elementos coesivos da língua portuguesa?
e) Contexto de produção
f) Esfera de circulação
g) Diagramação
h) Inferência
i) Suporte de um texto


2- EXERCÍCIOS SOBRE VARIAÇÕES DA LÍNGUA


A norma-padrão está vinculada à ideia de língua modelo, seguindo as regras gramaticais de acordo com o momento histórico e com a sociedade.

Quanto às variantes linguísticas presentes no texto, a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio
a) do emprego do pronome demonstrativo “esse” em “Por que o senhor publicou esse livro?”.
b) do emprego do pronome pessoal oblíquo em “Meu filho, um escritor publica um livro para parar de escrevê-lo!”.
c) do emprego do vocativo “Meu filho”, que confere à fala distanciamento do interlocutor.
d) da necessária repetição do conectivo no último quadrinho.


Questão 3

S.O.S Português
Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº- 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).

O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso.
a) regional, pela presença do léxico de determinada região do Brasil.
b) literário, pela conformidade com as normas da gramática.
c) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
d) coloquial, por meio do registro de informalidade.
e) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.


QUESTÃO 4



A partir da leitura do texto, podemos inferir que uma língua é:

a) conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.
b) sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento de léxico.
c) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.
d) A língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.

QUESTÃO 5
"A variação é inerente às línguas, porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam numa região ou outra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante. O uso de determinada variedade linguística serve para marcar a inclusão num desses grupos, dá uma identidade para os seus membros. Aprendemos a distinguir a variação. Quando alguém começa a falar, sabemos se é de São Paulo, gaúcho, carioca ou português. Sabemos que certas expressões pertencem à fala dos mais jovens, que determinadas formas se usam em situação informal, mas não em ocasiões formais. Saber uma língua é ser “poliglota” em sua própria língua. Saber português não é só aprender regras que só existem numa língua artificial usada pela escola. As variações não são fáceis ou bonitas, erradas ou certas, deselegantes ou elegantes, são simplesmente diferentes. Como as línguas são variáveis, elas mudam.”
(FIORIN, José Luiz. “Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico”. In O direito à fala. A questão do preconceito linguístico. Florianópolis. Editora Insular, pp. 27, 28, 2002.)

Sobre o texto de José Luiz Fiorin, é incorreto afirmar:
a) As variações linguísticas são próprias da língua e estão alicerçadas nas diversas intenções comunicacionais.
b) A variedade linguística é um importante elemento de inclusão, além de instrumento de afirmação da identidade de alguns grupos sociais.
c) O aprendizado da língua portuguesa não deve estar restrito ao ensino das regras.
d) As variedades linguísticas trazem prejuízos à norma-padrão da língua, por isso devem ser evitadas.


6- Quando se fala de suporte textual, trata se:
a) das características dos diferentes gêneros textuais.
b) da adequação do meio usado para a divulgação de um texto às características de cada gênero textual.
c) do meio físico ou virtual que serve de base para a materialização de um texto.
d) da tipologia textual predominante em cada texto, que vai definir o meio em que ele será fixado.
e) da temática de cada texto, ao redor da qual ele se desenvolve.

















8º ANO - PORTUGUES- “CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS E GRAMATICAIS EM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS”

8ºANO  – PORTUGUÊS


“CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS E GRAMATICAIS EM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS”



OBJETIVOS



Ø Compreender as diferentes linguagens usadas em diferentes gêneros textuais;


Ø Utilizar ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.





Vamos analisar esse trecho extraído da reportagem:




  “Sobre essa expectativa gerada nos estudantes no início de mais um ano na escola, conversamos com o Gabriel, que estuda na escola Estadual “Bons Pensamentos”. O Gabriel que tem 12 anos e foi para o 8ºano, disse para nós que, apesar de não ser um aluno muito aplicado, gosta muito de ir e de estar na escola, pois convive com os amigos, aprende coisas novas e interessantes. Quando perguntamos ao Gabriel se ele utiliza transporte para ir à escola, ele respondeu que não, pois mora bem próximo à escola, então vai caminhando com os amigos. Quanto à expectativa para esse início de ano, ele está animado e disse que pretende prestar mais atenção às aulas e estudar mais, pois já está quase terminando o ensino fundamental e precisa aproveitar o tempo que está na escola, mas que não está ansioso, porque já conhece muitos colegas da escola e fica mais fácil voltar”.
RESPONDA:
  1. O período grifado possui discurso direto ou indireto?
  2. Você fica animado com o retorno das aulas após as férias?
  3. Qual o tema do texto?






Discurso Direto



  No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem.




Características do Discurso Direto



Ø Utilização dos verbos, ou seja, aqueles que têm relação com o verbo "dizer". São chamados de "verbos de elocução" (falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar), dentre outros.
Ø Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.




Discurso Indireto



  No discurso indireto, o narrador da história interfere na fala do personagem preferindo suas palavras.




Características do Discurso Indireto


Ø O discurso é narrado em terceira pessoa.

Ø Algumas vezes são utilizados os verbos de elocução, por exemplo: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar. Contudo não há utilização do travessão, pois geralmente as orações são subordinadas, ou seja, dependem de outras orações, o que pode ser marcado através da conjunção “que” (verbo + que).


Exemplos de Discurso Indireto


1.  Os formados repetiam que iriam cumprir seus deveres e respeitar seus semelhantes com firmeza e honestidade.


2.  O réu afirmou que era inocente.





Gênero Textual Notícia


  A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.
  Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
  Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.


Características da Notícia


As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

•  Texto de cunho informativo

•  Textos descritivos e/ou narrativos

•  Textos relativamente curtos

•  Veiculado nos meios de comunicação

•  Linguagem formal, clara e objetiva

•  Textos com títulos (principal e auxiliar)

•  Textos em terceira pessoa (impessoais)

•  Discurso indireto

•  Fatos reais, atuais e cotidianos



Estrutura e Exemplo de Notícia


  Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:

Título Principal e Título Auxiliar

 

  A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:


Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)


Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)




Lide


  Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que?
  Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia.






Notícia e Reportagem


  Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.
  Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.





Atividades



  1. Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?
  2. A notícia é encontrada geralmente em que suportes?
  3. Aponte as principais características do gênero textual notícia.



Professora Vanilde – Língua Portuguesa 
E-mail: vanildedonega@professor.educação.sp.gov.br



LEITURA “UM NOVO OLHAR E UM NOVO ESCUTAR”


8º ANO – EF II – PORTUGUÊS – PROGRAMA DE LEITURA



LEITURA “UM NOVO OLHAR E UM NOVO ESCUTAR”





SERÁ QUE VC É UM BOM LEITOR?


QUANTOS LIVROS VOCÊ CONSEGUIU LER DURANTE ESSE PERÍODO QUE VOCÊ ESTÁ EM CASA?


QUAL É O GÊNERO LITERÁRIO QUE VOCÊ GOSTA DE LER?









O que é Leitura:

           Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.
          A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal.




Sugestão de leitura

Livro: A menina que odiava livro




ATIVIDADES



1-  De acordo com a história contada na aula “QUEM CONTA UMA HISTÓRIA, ACENDE UMA LUZ NO MUNDO”.


LIVRO: VER COM OS OUVIDOS E ESCUTAR COM O CORAÇÃO”

AUTOR: ALEXANDRE CAMILI


COMPLETE AS CARACTERÍSTICAS:
a)   CENÁRIO
b)   PERSONAGENS
c)   ENREDO
d)   CONFLITO
e)   RESOLUÇÃO DO CONFLITO
f)    DESFECHO FINAL.




2- Segundo o autor Alexandre Camilo, a história emociona os leitores com a jornada de Dalman: que era um menino alegre e inteligente, que apesar das dificuldades para ver o mundo, não desiste dos seus sonhos e mostra as crianças de todas as idades, que o reconhecimento do outro e a fraternidade do caminhos para um viver melhor.
Responda:
- Quais são os valores que encontramos nessa história?

- É possível trazer essa história para o nosso contexto de vida? De que maneira?

                                                  


3- Produza um conto com cenário, personagens, enredo, conflito, resolução de conflito e desfecho final. Depois faça um vídeo apresentando a sua história (radionovela, animação, teatro de sombras...).





Professora Vanilde – Língua Portuguesa
E-mail: vanildedonega@professor.educação.sp.gov.br



Feriado Decretado - Atenção!




Atenção, alunos!



AULA DE TECNOLOGIA - PROFª PRISCILA PEREIRA

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?

    Para deixar este tempo de isolamento um pouco mais leve, vai uma indicação de filme.
   Este filme retrata bem, assuntos que abordamos nas aulas de tecnologia, onde fala sobre a exposição exagerada da vida pessoal nas redes sociais, até que ponto isso é benéfico, há vantagens, desvantagens!?
    Deixo este questionamento para vocês. Reflitam e se houver a possibilidade de assistir, assistam. 

É uma boa indicação.
Espero que estejam todos bem e em casa
#FIQUEMEMCASA

O Círculo - Filme 2017 - AdoroCinema

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