quinta-feira, 17 de setembro de 2020

AULA 09/09/20 – 1º ANO A/C – PROJETO DE VIDA

 

AULA 09/09/20 – 1º ANO A/C – PROJETO DE VIDA

PROF. VANILDE DONEGÁ

TEMA DA AULA: UMA VIAGEM RUMO A Ítaca

Link da aula:https://www.pebsp.com/videos/1a-serie-em-projeto-de-vida-uma-viagem-rumo-a-itaca-09-09-2020/


 













Link Vídeo motivacional: NÃO ESPERE POR DESTINO OU SORTE!



LINK DA ATIVIDADE: https://forms.gle/BW5UxRC8G3Xt9XP28

 



 

 

 

9° ano EF - ARTE - 3°Bimestre - Profissões teatrais


Profissões com funções de comunicação e imagem 

Assessor de imprensa

Responsável pelas relações de comunicação com o exterior por meio da imprensa; trabalha com os jornalistas e com toda a comunicação social.

Profissões com funções artísticas 

Ator 

Responsável pela interpretação dramática. 

Aderecista

 Responsável pela concepção e execução dos adereços de cena (por exemplo, coroas, máscaras, bustos, flores etc.), executando desenhos e/ou projetos que foram solicitados pelo encenador / cenógrafo. 

Coreógrafo

Responsável por criar coreografias e movimentações cênicas. 

Direção artística

Responsável por organizar toda elaboração e execução. 

Figurinista 

Responsável por criar e confeccionar o figurino e adereços. 

Roteirista Dramaturgo

Responsável por pesquisar informações sobre a temática e escrever o roteiro do espetáculo.

Profissões com funções técnicas 

Iluminador

Responsável por pensar e criar um mapa de utilização da luz e operar todo o sistema de iluminação.

Maquiador

Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas, com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência dessas pessoas, para que elas possam se sobressair numa produção de arte, ou outro evento qualquer.

Visagista

Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior. 

Sonoplasta 

Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas, além de sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio de sons/músicas utilizadas.

Profissões com funções administrativas 

Produtor

Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo, viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.

Desafio

Como você acabou de ler acima, as profissões ligadas ao teatro são divididas em quatro funções: técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas e que as poéticas, em processos de criação teatral coletiva e/ou colaborativa, acontecem por meio de processo de criação coletiva, pesquisa de linguagem; escolha de temáticas cotidianas; produções cooperativadas; abolição de hierarquia ou divisão rígida do trabalho. Respondam, em seu caderno, às questões indicadas a seguir:

1. Já participou de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.

2. Se já participou, onde foi? Na escola? Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?

3. Cite quais as profissões ligadas ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas.

4. Quais as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?

5. Já participou alguma vez da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta experiência? Qual ou quais funções exerceu?

Responda e me envie via Whatsapp.


8° ano EF- ARTE- Composição Manifestação Cênica 3°Bimestre



 Ação Expressiva

Nesta atividade, vamos conversar um pouco mais sobre as profissões e suas funções teatrais.

Leia a descrição das funções exercidas pelos profissionais de teatro:

Aderecista

Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como Contrarregra envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: Garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc. 

Assessor de imprensa

Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa, ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação. 

Ator

Profissional responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões junto aos expectadores.

 Coreógrafo

Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias. 

Diretor artístico

Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que uma vez formatado, são disponibilizados aos Diretores de Programação.

Figurinista

Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, de música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.

Iluminador

Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo desde sua pesquisa, criação de um mapa de utilização de luz e operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator, este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador. 

Maquiador

Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer. 

Produtor

Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo, viabilizar toda a estrutura de um espetáculo desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar. 

Roteirista

Profissional responsável pela criação e / ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando-o às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.

Sonoplasta

Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.

Visagista

Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.


Desafio

Agora, elabore um Projeto na linguagem teatral, explorando as profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais, por meio de processos coletivos e/ou colaborativos, utilizando diferentes ferramentas (editores de textos e imagens, apresentação multimídia, softwares, sites, etc.) na criação, produção, socialização e registro das ações, proporcionando, assim, uma relação de proximidade do fazer artístico na construção de novos significados estéticos. Para isto, você fará um roteiro, com as características, e a estrutura básica para elaboração do seu Projeto que estão descritas abaixo.

Características de um projeto:

1. Duração limitada: necessariamente tem início, meio e fim.

2. Objetivo específico: tem como foco um objetivo específico, concreto e viável.

3. Recursos limitados: Os recursos humanos, financeiros e materiais de um projeto são limitados e deverão ser previamente definidos.

4. Autonomia: requer uma estrutura administrativa própria.

Roteiro para Elaboração de Projetos

A estrutura básica de um Projeto é dividida em quatro etapas sequenciais:

•Conceituação: Desenvolvimento da ideia central – Escolha uma temática, um gênero teatral, e pensar em como utilizar as tecnologias e redes sociais de modo reflexivo, ético e responsável no desenvolvimento do projeto.

•Planejamento: O esboço, o desenho, o rascunho, do projeto.

1. O que você pretende desenvolver, precisa ficar registrado em seu caderno.

2. É preciso escolher quais gêneros teatrais serão utilizados: Auto, Comédia, Drama, Farsa, Mímica, Melodrama, Ópera, Musical, Revista, Stand-up comedy, Surrealismo, Tragédia, Tragicomédia, Improviso, Sombras, Fantoches, Lambe-lambe etc.

3. Pesquise quais funções do teatro se modificaram com o uso das tecnologias digitais, e como isso pode ser utilizado na execução do projeto.

4. É necessário verificar se a escola possui sala de informática e/ou equipamentos disponíveis, e selecionar quais diferentes ferramentas digitais serão utilizadas (editores de textos e imagens, apresentação multimídia, software, sites etc.) na criação, produção, socialização e registro das ações do Projeto;

5. É preciso decidir a quem se destinará o produto gerado pelo projeto? Comunidade escolar, pais e/ou responsáveis, comunidade do entorno da Escola.

6. É preciso definir em que período/data o projeto será realizado, quanto tempo de duração o projeto terá desde a elaboração até a sua conclusão.

7. Escolher o espaço onde será realizado.

8. Selecionar recursos e materiais que serão utilizados para confecção de figurinos, cenários, adereços etc.

9. Divulgar os espetáculos por meios impressos (produção de cartazes, folders, folhetos) e digitais (Redes sociais, grupos de Whatzapp, etc.).

•Execução: A execução de um projeto é o desenvolvimento do processo de criação - Nesta etapa, serão realizados o acompanhamento, a execução e o controle das atividades, além dos ajustes necessários para que tudo dê certo.

•Conclusão: A conclusão de um projeto acontece quando se faz a avaliação se os objetivos e as metas foram devidamente alcançados mediante uma roda de conversa, a escrita de um relatório e a análise crítica de todo o processo vivido.

Como estamos em isolamento social e sem aulas presenciais, seu projeto deverá ser pensado para este momento, faça todas as etapas, contando com a realização no retorno das aulas presenciais. 

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ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEMANA DE 14 A 17/09 CONTEÚDO DA AULA: FATO, TEMA E OPINIÃO

 

ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEMANA DE 14 A 17/09/2020           LÍNGUA PORTUGUESA  

PROFª: MARIA CRISTINA    1ªS SÉRIES:  A,B,C e D  CONTEÚDO DA AULA:  TEMA, FATO E OPINIÃO

 FATO: ACONTECIMENTO VERDADEIRO

OPINIÃO: MODE DE VER PESSOAL

TEMA: ASSUNTO

QUESTÃO 1 A VILA DE CONTÊINERES

Estudantes de Amsterdã se mudam para apartamentos de Lata. Em 1937, o americano Malcom McLean inventou grandes caixas de aço para armazenar e transportar fardos de algodão: os contêineres, hoje essenciais para o comércio na economia globalizada. Mas você aceitaria viver dentro de um? Na cidade de Amsterdã, capital da Holanda, fica a maior vila de contêineres do mundo: com aproximadamente 1000 apartamentos de metal. Ela fica a 4 quilômetros do centro e foi construída para atender à demanda por alojamentos estudantis na cidade. Os contêineres foram comprados na China, onde passaram por uma reforma e ganharam os equipamentos básicos de um apartamento, como pia, banheiro, aquecedor e isolamento acústico. Eles foram levados de navio para a Holanda e empilhados com guindastes para formar um prédio de 5 andares, que foi inaugurado em 2006 e hoje abriga cerca de 1000 estudantes. Os contêineres são pequenos, e o prédio não tem elevador (é preciso subir de escada). Mas, como o aluguel custa 320 euros por mês, barato para os padrões de Amsterdã, ninguém reclama. “No começo fiquei apreensivo, mas hoje acho bem eficiente”, diz o estudante alemão Torsten Müller, que já vive lá há 6 meses. O sucesso foi tão grande que a empresa responsável pelo projeto já construiu outra vila num subúrbio de Amsterdã – e também está erguendo um hotel na cidade de Yenagoa, na Nigéria, para turistas que quiserem ter a experiência de dormir num contêiner. Mas com acomodações de luxo – lata por fora, quatro- estrelas por dentro. (Caroline D’essen) Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oehhyyc8Avuwk_l_ta-5MdHe3spadWIm/view. Acesso em: 23 de julho de 2019.

O tema do texto é (A) o valor do aluguel em Amsterdã. (B) um problema habitacional grave. (C) a criação dos contêineres em 1937. (D) uma inovação na moradia em Amsterdã. (E) a influência da China no resto do mundo.

QUESTÃO 2 A TORRE EIFFEL DE UM BRASILEIRO

Inaugurada em 1889 como parte da Exposição Mundial de Paris, a Torre Eiffel, com 324 metros de altura, se tornou um dos principais símbolos da capital francesa. A cada ano, ela recebe quase 7 milhões de visitantes. Um deles, o empresário Edson Ferrarin, se apaixonou pela estrutura a ponto de construir uma réplica. A obra custou R$ 180 mil e reproduz as formas da torre original, mas com apenas 10% de seu tamanho, o que equivale a um prédio de 11 andares. Foram usadas mais de 2 mil peças de ferro, que somam 30.000 quilos (contra 10.000 toneladas da verdadeira). A torre de Umuarama já está aberta para visitação. (Revista ÉPOCA) Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oehhyyc8Avuwk_l_ta-5MdHe3spadWIm/view. Acesso em: 23 de julho de 2019.

O tema desse texto é a

(A)    importância da torre. (B) inauguração da torre. (C) simbologia da torre. (D) origem da torre. (E) réplica da torre.

QUESTÃO 3 CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar. DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso em: 23 de julho de 2019.

O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é (A) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”. (B) ...“É poder votar em quem quiser...”. (C) ...“revelam estágios de cidadania...” (D) ... “Foi uma conquista dura. ” (E) ”Muita gente lutou”.

QUESTÃO 4 TRINDADE TERÁ SISTEMA HÍBRIDO

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo. A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo. – Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimenta por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel. Jornal do Brasil. 27 jul. 2007.

Uma opinião emitida por Ricardo Dutra é (A) o óleo diesel é levado em barcos para Trindade. (B) o projeto é de grande importância para Trindade. (C) a ilha de Trindade precisa ser alimentada por óleo diesel. (D) a ilha de Trindade fica a 1.200 quilômetros da costa. (E) a ideia é implantar um sistema híbrido.

6°ano EF - ARTE - Profissionais do teatro

 


Nesta atividade você entrará em contato com os diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e conhecer as funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.) nos processos de criação de personagem. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades.. Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Adereço: Objetos usados como adornos para enfeitar e/ou decorar personagens, cenas, cenários etc.

Aderecista: profissional que é responsável pelos adereços e acessórios de cena.

Ator: É o que interpreta uma personagem no teatro, no circo, no cinema etc. Ele representa uma ação dramática baseada em textos ou improvisada individualmente ou coletivamente.

Atuação: Arte da representação, arte do ator.

Cenário: Objetos usados para compor, enfeitar e/ou decorar cenas, cenários etc.

Cenógrafo: profissional responsável pela criação, projeto e construção do cenário.

Figurino: Indumentária (roupa) usada pelas personagens em diversas produções artísticas.

Figurinista: profissional que é responsável pelas roupas que os atores utilizam em cena. O figurinista cria as vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele personagem, qual época ele se encontra e qual a mensagem que ele passa.

Iluminação: Efeitos de luz que tem como função compor apresentações artísticas, destacar atores, ambientes, cenários, proporcionar climas adequados aquilo que se pretende apresentar nas cenas.

Iluminador: profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena.

Maquiagem: Produtos cosméticos ou não, utilizados para embelezamento, caracterização e transformação dos atores em personagens.

Maquiador: profissional responsável pela maquiagem e caracterização do personagem.

Sonoplastia: Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.

Sonoplasta: profissional responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde sua criação até a execução no momento da cena.

Acima você leu e conheceu um pouco acerca dos diferentes elementos e profissionais envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia, da farsa e do circo-teatro (teatro circense). Agora responda às questões a seguir:

1. Quais profissionais trabalham em um circo? Comente.

2. Conhecem quais são os profissionais necessários para a produção de um espetáculo teatral? Cite-os.

3. Quem define como serão feitos os figurinos para o teatro ou circo?

4. Para você, como é o figurino de um personagem de circo? Quais adereços são usados no circo?

5. Como você definiria a maquiagem de um palhaço? Por que tem um profissional maquiador de Teatro ou Circo?

6. O que é necessário para se criar um ambiente cenográfico (uma floresta, uma casa ou o mar, por exemplo) no teatro? Quem faz isso?

7. Toda peça de teatro tem necessariamente um cenário? Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário?

Para finalizar, qual das profissões relacionadas com o Teatro mais combina com você? Faça um desenho relacionado com esta profissão e me envie pelo whatsapp, poste também em suas redes sociais com a #eunoCMSP.