segunda-feira, 18 de maio de 2020


A energia





Não existe uma definição do que é energia, mas sabemos que a sua existência possibilita a execução de trabalho. A energia armazenada nos alimentos, por exemplo, faz com que os órgãos do corpo de uma pessoa funcionem corretamente. Os combustíveis fazem com que os veículos automotores se locomovam. Da mesma forma, a energia elétrica produzida pela bateria faz com que os elétrons dos fios condutores de energia se locomovam.

Ao falar de energia é de extrema importância ressaltar o Princípio de Conservação da Energia. Princípio este que, segundo Lavoisier, diz: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.


Na natureza encontramos energia sob diversas formas. Às vezes quando falamos em energia, a modalidade que nos vem primeiro à mente é a energia elétrica em razão de sua grande utilização. No grande universo que nos cerca, diversas são as modalidade de energia e exemplos destas são: mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear e etc.

Mas o que é energia? Uma definição física diz: energia é a capacidade de realizar trabalho que pode ser complementada com a interpretação das transformações que ocorrem em nosso universo.

Energia Mecânica

A energia mecânica pode ser interpretada como a soma da energia cinética e potencial que um determinado corpo possui.
A energia cinética de um corpo está associada ao movimento que ele possui; já a energia potencial está associada à posição de um corpo com relação a um determinado referencial.

Energia Térmica

Toda matéria é constituída por moléculas e essas, por sua vez, são constituídas por átomos. O grau de agitação que essas moléculas possuem em um determinado corpo é responsável pela energia térmica.

Energia Sonora

O som se propaga através de ondas em razão das vibrações impostas ao ar ou a um meio material em face de um dispositivo (cordas vocais, alto-falantes...).

Energia Elétrica

A diferença de potencial entre dois pontos que permite a passagem de corrente elétrica é responsável pela energia elétrica.

Energia Eólica

Os ventos são responsáveis pela energia eólica.

Energia Solar

Em razão das reações nucleares no Sol, grandes quantidades de energia são liberadas, que são denominadas de energia solar.

Energia Luminosa

É a forma de energia que está associada à radiação eletromagnética.

Energia Nuclear

São as energias provindas do núcleo atômico em virtude dos processos de fissão e/ou fusão.


Atividades

1) Quais são os Tipos de energia estudados?


2 ) Por que afirmamos que a energia não é perdida nem criada?


3) Qual é o tipo de energia gerada pelo Sol?


4 )Qual é a relação entre a energia dos aparelhos domésticos e o Sol?


5)Quando ligamos o chuveiro elétrico em casa, a energia elétrica é convertida em que tipo de energia?

Atividade 7 ano temperatura, Calor e sensação termica


Temperatura, calor e sensação térmica

Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia, que é a área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, comportamento dos gases, entre outros. Muitas vezes, esses dois conceitos são utilizados como sinônimos, porém, apesar de estarem associados, são aspectos distintos.


Temperatura

temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.
O aparelho utilizado para fazer medidas de temperatura é o termômetro, que pode ser encontrado em três escalas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit.



Calor

O calor (energia calorífica) é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo (com maior temperatura) ao outro (de menor temperatura) quando há diferença de temperatura entre ambos.
Dessa forma, o equilíbrio térmico ocorre quando os dois corpos, por meio da transferência de calor, atingem a mesma temperatura.
propagação de calor pode ocorrer de três maneiras: conduçãoconvecção e irradiação.

Na condução térmica, a transferência de calor é dada pela agitação das moléculas, por exemplo, ao segurar uma barra de ferro e aquecer a outra extremidade, em pouco tempo, a barra inteira se aquecerá.
Na convecção térmica, a transferência de calor ocorre entre líquidos e gases; é o que acontece com o aquecimento de água numa panela, donde criam-se "correntes de convecção" e a água que está próxima do fogo sobe, enquanto a que está fria desce.
Por fim, na irradiação térmica, o calor é propagado por meio de ondas eletromagnéticas, sem que seja necessário o contato entre os corpos, por exemplo, se aquecer perto de uma lareira.
Sensação térmica
Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, é uma fonte muito importante de informações. As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas.
Após o banho, seja em um chuveiro ou em uma piscina, às vezes sentimos um pouco de frio. Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.

Atividades
1) A temperatura é uma grandeza física que mede:
a) grau de agitação das moléculas
b) calor
c) pressão
d) volume
e) densidade

2) O calor é definido como uma energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve inicialmente a:
a) temperaturas dos corpos serem iguais
b) temperatura dos corpos serem diferentes
c) os corpos estarem muito quentes
d) os corpos estarem muito frios

3) Qual e o nome do aparelho utilizado para medir a temperatura?

4) O que é sensação térmica?

Atividade 7 ano Maquinas Simples


Maquinas Simples





Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos iniciar o estudo de algumas maquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que certamente nem conseguiríamos.



Denominaremos de máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.
Maquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.

Máquinas simples, como a alavanca, a mola ou a roda. São usados principalmente para transmitir movimento entre as diversas partes de uma máquina.
Muitas das máquinas utilizadas no dia-a-dia incorporam algum elemento móvel. Quando isso ocorre, é necessário dispor de operadores que transformem a energia que é fornecida ao mecanismo em movimento (motores) e outros que transmitam esse movimento para outras partes da máquina.


Tipos de máquinas simples

Em função da atividade que realizam, as máquinas simples podem ser de vários tipos:

·         Sistemas onde se pode acumular energia, como as molas ou as borrachas. Uma mola nada mais é que um arame enrolado na forma helicoidal.
1.    Quando se exerce uma força sobre a mola, ela se deforma, de maneira que seu comprimento aumenta ou diminui.
2.    Quando a força deformadora deixa de atuar, o comprimento da mola volta a ser o comprimento inicial. Nesse momento, ela irá realizar alguma força (reação) sobre um objeto.
3.     As molas são empregadas em amortecedores de carro, em canetas esferográficas e em portas de vai-e-vem, entre muitos outros objetos.

·         Máquinas que transmitem o movimento, como os eixos, as rodas, as correias e as bielas, dentre outros.

A evolução da roda. Desde as rodas de madeira maciça até os atuais pneumáticos usados em automóveis, há 5 mil anos de trocas e melhorias.
A roda é um elemento cilíndrico, de pequena espessura, que gira ao redor de um eixo (real ou virtual) ou de forma solidária a ele. Embora seja um operador bastante simples, tem sofrido modificações ao longo do tempo:

·    As primeiras rodas eram maciças, mas logo se comprovou que as raiadas, mais rápidas, podiam suportar o mesmo peso. Um tipo especial é a roda denteada, muito empregada em vários modelos de máquina para transmitir movimento. Mais adiante, será abordada a união de duas ou mais rodas denteadas para formar o que se conhece como engrenagem.

·         Nos materiais utilizados. Os mais utilizados têm sido a pedra, a madeira, o metal e, mais recentemente, a borracha.

São muitas as aplicações da roda, porém seu emprego mais destacado e influente ao longo da História é, sem dúvida, o de elemento facilitador de transporte. Seu uso simplifica enormemente o deslocamento sobre uma superfície.

·   Máquinas que transmitem a força exercida sobre eles, como as alavancas, os parafusos e as manivelas, dentre outros.





 Atividades

1)Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes em nosso dia a dia.
 A) Roda
 B) Alavancas
 C) Roldanas

 (   ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra.
(  ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes.
 (  ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.


2) Em uma bicicleta, a coroa, que é movida pelos pedais, é ligada por uma corrente à catraca, que é acoplada à roda traseira. A catraca é menor do que a coroa. Então, a cada pedalada do ciclista, a catraca dá um número de voltas maior. Esse mesmo número de voltas é dado pela roda traseira, pois ela está acoplada à catraca. O sistema utilizado na bicicleta é um tipo de máquina simples. Que tipo é esse?

a) Alavanca        b) Rodas       c) Roldanas     d) Engrenagens       e) Térmica

3) Faça um desenho de uma maquina simples.

8°ano ARTE - Elementos constitutivos da música, instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical.


Elementos constitutivos da música:

Altura parâmetro que organiza os sons em toda a vasta gama que vai do grave ao agudo.

Duração - parâmetro que nos auxilia a identificar o som no tempo. Resumidamente, podemos dizer que um som pode ser longo ou curto.

Intensidadeparâmetro que corresponde à relação entre sons fracos e fortes.

Timbre parâmetro que descreve as características que determinado instrumento ou voz possui e, desta forma, nos permite identifica-lo.

Melodia ao conectarmos sons de diversas alturas, no decorrer do tempo, obtemos uma melodia.

Ritmo - combinação entre diversas durações, num determinado tempo; É a batida regular ou pulsação da música (ouvida ou simplesmente sentida); é a organização do tempo, que pode ser acompanhada com o bater dos pés e ou mãos.

Composição/criação diferentes arranjos possíveis, entre os elementos da música.

Execução musicalato de interpretar uma composição, que pode seguir rigorosamente as regras de execução, um arranjo ou de forma improvisada.

Apreciação musicalestá relacionada à escuta atenta, ajudando os estudantes a atribuir sentido às produções artísticas apresentadas durante as aulas, além de possibilitar que conheçam arte ao mesmo tempo em que realizam suas produções.

Instrumentos de matriz indígenaOs instrumentos musicais indígenas, assim como, a produção musical, é utilitária, apresentando composições que passam de geração em geração, e é baseada no canto e em instrumentos de diferentes tipos: Idiofones: instrumentos que vibram por percussão ou atrito (chocalho); Aerofones: soam pela ação do ar soprado pela boca ou nariz (flautas e apitos); Membranofones: instrumentos que soam pela vibração de uma membrana (tambores); Zumbidores: o som é obtido ao se girar rapidamente, no ar, uma corda a uma pequena peça de madeira oval na ponta.

Instrumentos de matriz africana Os instrumentos musicais africanos baseiam-se numa grande variedade de instrumentos de percussão membranofones (tambores), idiofones (recoreco), xilofones, aerofones, e outros instrumentos “mistos” como a kalimba e o pandeiro, por exemplo.

Instrumentos não convencionais - 6° ano ARTE

10 instrumentos musicais divertidos para fazer em casa

Que tal improvisar instrumentos e quem sabe até organizar um show em casa?

Chocalho na tornozeleira

Você pode aproveitar alguma pulseira, polaina ou até mesmo fazer a tornozeleira e acrescentar sininhos. Dançar nunca foi tão divertido!

Tambor com bexiga

Instrumento 2 em 1 muito fácil de preparar. Você vai precisar de uma lata (de café, leite, achocolatado etc), bexiga e elástico. Antes de tampar o recipiente com a bexiga, para fazer o tambor, você pode enchê-lo com objetos como gravetos, areia ou qualquer outra coisa que vai transformá-lo também em um chocalho. Ou seja, na hora de tocar é possível escolher entre bater ou balançar o instrumento, dependendo do som que se pretende obter.

Xilofone com água colorida

 Você precisa de copos de vidro, água, corantes (para deixar cada copo com água de uma cor diferente, fazendo uma espécie de arco-íris) e uma colher de pau. Cada copo deve conter uma quantidade diferente de água, ao alinhá-los, você acrescenta um pouco mais de líquido no copo seguinte do que colocou no anterior.

Sino com vaso de planta

Você precisa de um vaso, uma corda (para passar entre os furos do vaso e amarrar internamente) e um malho, que pode ser feito de graveto ou plástico.


Beliscofone

Com um cano de pvc, bexiga e fita adesiva (para fixar a bexiga em uma das extremidades do cano), você vai um instrumento bem fácil e divertido.

Pandeiro

Com dois pratinhos de papelão um em cima do outro, você faz alguns furos na borda e amarra guizos neles. Depois é só pintar e deixar o instrumento bem colorido e personalizado.

Violão de caixa

Você pode criar um intrumento com uma caixa de papelão vazia e alguns elásticos. Algo bem simples, mas bastante divertido.

Castanholas

Em uma tira de papelão dobrada ao meio, você cola tampinhas de garrafa de cada lado das extremidades e colore o exterior, podendo acrescentar até mesmo olhinhos como na imagem!

Instrumento de sopro com canudos

Você só precisa de canudos coloridos e fita adesiva, cole-os juntos lado a lado e depois faça um corte transversal com a tesoura, de forma a deixá-los de tamanhos diferentes do menor para o maior. Prontinho, já pode soprar e fazer música.

Maraca

Fazer uma maraca, além de divertido é fácil e rápido. Você precisa de colheres de plástico, fita adesiva e um "ovinho" ou outro recipiente de plástico, no qual pode colocar algo que faça barulho, como areia ou arroz, dependendo da sua disponibilidade.


Gêneros Textuais - 1ª Séries do EM


ESTILOS OU TIPOS  DE GÊNEROS TEXTUAIS
Professora Maria Cristina 1ªs séries A, B, C e D

Olá, galera, tudo bem ? Espero que todos estejam protegidos em casa. A apostila do 2º Bimestre de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio fala em estilo do gênero textual, que nada mais é do que os diferentes tipos de  gêneros textuais que circulam na sociedade. Vou apresentar à vocês quais são eles:
O que são gêneros textuais?
Consiste na classificação dos textos de acordo com as características comuns que eles apresentam com relação ao contexto e linguagem aplicada. Para escolher o gênero textual adequado é necessário considerar a finalidade, função e contexto. Para isso, o primeiro passo é conhecer os tipos de gêneros textuais.
Os 6 tipos de gêneros textuais
1      – Narrativo
Exemplo: Romances, Contos; Lendas; Fábulas, Novelas; Crônicas etc. São caracterizados por apresentarem ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura de um texto narrativo é composta por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
2      – Descritivo
Exemplos: Diários; Relatos de viagem; Folhetos turísticos; Currículo; Biografia ou autobiografia; Cardápios de restaurantes; Classificados etc. Esse tipo de texto tem o objetivo de relatar e expor determinado acontecimentolugarpessoa ou objeto. Por esse motivo, um texto descritivo é rico em adjetivos que transmitem ou descrevem imagens por meio da percepção das sensações do emissor.
3      – Dissertativo argumentativo
Exemplos: Artigos de opinião; Abaixo-assinados; Manifestos; Sermões etc. Esse tipo de gênero textual é empregado com a finalidade de expor um assunto ou tema utilizando argumentações. O texto dissertativo argumentativo é caracterizado pela defesa de um determinado ponto de vista. A estrutura é composta por três partes: apresentação, desenvolvimento e conclusão. Este é o tipo de texto mais solicitado nas provas de Enem e concursos, sendo um dos mais cobrados principalmente durante o Ensino Médio.
4      – Dissertativo expositivo
Exemplos: Jornais; Enciclopédias; Resumos escolares; Verbetes de dicionário etc. Um texto dissertativo expositivo tem a função de expor determinada ideia utilizando recursos de comparaçãoconceituaçãodefiniçãoinformação e descrição.
5      – Explicativo injuntivo
Exemplos: Receitas culinárias; Manuais de instruções; Bula de remédio etc. Também conhecido como texto instrucional, trata-se de um dos gêneros textuais caracterizados por indicar uma ordem de maneira que o emissor busca persuadir e orientar o receptor (interlocutor). Por esse motivo, esses textos geralmente possuem um ou mais verbos no imperativo.
6      – Explicativo prescritivo
Exemplos: Edital de concursos públicos; Leis; Cláusulas contratuais; Regras de trânsito; Constituição; Códigos. Esse tipo de texto busca instruir o leitor com relação a um procedimento, exigindo que o leitor proceda de determinada maneira. Um texto explicativo prescritivo não permite a liberdade de atuação do leitor. A linguagem utilizada é simples e objetiva.
Bons estudos!

Música 6°ano ARTE





Paisagem sonora

Um ambiente, seja ele qual for, oferece um grande conjunto de sons, tanto naturais, quanto artificiais, e é este agrupamento sonoro que o caracteriza. Porém, nossa percepção é seletiva e “deixamos” de perceber a maioria dos sons simultâneos, direcionando nossa atenção ao que nos interessa. Nem por isso, os sons que não percebemos deixam de existir. As informações, abaixo, partem do ponto de vista das possibilidades de sua utilização na música. 

Voz e Sons corporais: 
A voz não se limita a utilização de palavras, mas todas as vocalizações e ruídos possíveis; os sons corporais são aqueles produzidos intencionalmente, utilizando o corpo em relação a ele mesmo e com o que lhe cerca.

 Instrumentos não convencionais: 
Essa classificação de instrumentos, apresenta infinitas possibilidades de configuração, desde a adaptação de fusão de partes de instrumentos convencionais com qualquer tipo de objeto, ou instrumentos construídos com materiais recicláveis e/ou alternativos.


 Timbre:
 É a característica do som de um instrumento musical ou qualquer fonte sonora. Podemos dizer que é a coloração dos sons. Trata-se da qualidade do som que possibilita distinguir aqueles de mesma altura e duração produzidos por dois instrumentos sonoros diferentes. Assim também acontece com a voz humana, pois o timbre da voz de uma pessoa, por mais parecido que seja ao de outras, tem características próprias e é único.