terça-feira, 14 de julho de 2020

3°ano EM-ARTE- Manifestação Artística





Você já entendeu o que é uma manifestação artística, assistiu ao vídeo e conheceu uma gama de possibilidades que podem ser feitas com o uso da luz e sombra na dança. Agora, crie recortes de silhuetas em papel ou papelão, com o intuito de criar ilusões e reproduções de situações do cotidiano, e utilize o tecido branco dividindo o espaço onde você fará sua apresentação.
Para isso, é importante que o espaço esteja um pouco mais escuro do que o habitual, para que as sombras projetadas no tecido sejam visíveis. Como fonte de luz, além das lanternas, pode-se utilizar os próprios celulares, lembrando que, para sombras bem delineadas, deve haver apenas uma fonte de luz em cada lado do cômodo onde será realizada a atividade. Porém, efeitos interessantes podem ser alcançados utilizando mais de duas fontes.  

Obs.: Não poderão ser utilizadas músicas e imagens que incitam a violência, sensualidades, intolerâncias, etc.

Para finalizar faça um vídeo e me envie pelo whatsapp, qualquer duvida estou a disposição.


2° ano EM- ARTE- Diagrama artístico


ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I

Você poderá utilizar: retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula, caneta hidrocor, lápis de cor, revistas para recorte, etc (os materiais que você tiver em casa). Crie um diagrama (esboço) e um diagrama (artístico). No final do processo de criação, postarei os trabalhos enviados por vocês aqui no blog para apreciação de todos.

1. Criar um diagrama (esboço, rascunho) com frases e palavras utilizando papel, lápis de cor, caneta hidrocor, etc.

2. Criar um diagrama com frases, palavras, imagens e desenhos  utilizando retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula, revistas para recorte, caneta hidrocor, etc.

1°ano EM - ARTE - Cultura visual e intervenção urbana



ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Os vídeos a seguir são para apreciação da cultura visual e intervenção urbana. Assista-os atentamente e para realizar a atividade na sequência.





ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Agora, inspirado(a) nas intervenções urbanas que você acabou de conhecer, realize uma pesquisa sobre um dos seguintes conceitos:

- Pintura nas grutas da pré-história;
- Murais da Antiguidade no século XX;
- Graffiti;
- Stencil Graffiti;
- Reverse Graffiti;
- Cow Parade;
- Land art;
- Lambe-lambe;
- Assemblages;
- Arte conceitual;
- Sites specific;
- Performance.

Faça o registro desta pesquisa em seu caderno de ARTE e me envie pelo whatsapp.






9°ano-ARTE-Dança Prof. Flaviana



ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I


Faça uma atividade prática de improvisação em dança, e instrumentos musicais convencionais e/ou não convencionais. Siga o roteiro de planejamento indicado a seguir:

1. Espaço e tempo necessário para a apresentação;

2. Tipos de improviso: com interação ou sem interação com o público (pessoas da sua família podem compor uma platéia);

3. Tipos de movimentos criados, como, por exemplo: rolar, torcer, espelhar, cair com sustentação, pular etc.;

4. Inclusão de elementos de outras linguagens, como o teatro e/ou artes visuais (opcional).

Você poderá utilizar um figurino, acessórios e objetos que possam compor um cenário.

Faça um vídeo da sua improvisação em dança e me envie pelo whatsapp.




8°ano-ARTE- dança/prof.Flaviana

ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II

Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet, etc. de imagens e textos sobre danças folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras (uma de cada). Confeccione cartazes ou faça no seu caderno de desenho e envie foto de todo conhecimento pesquisado. 


Danças folclóricas de origem indígena: 
Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê do extremo norte do Brasil, Folguedos Populares; e Dança dos Tapuias e Pássaros Branco, etc.

Danças Africanas: 
Ahouach, Guedra, Schikatt, Gnawa, Kizomba e Semba.

Danças afro-brasileiras:
Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Carnaval, Tambor de Crioula, Jongo, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de Crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de Reis, Boi da Manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Frevo, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque, Samba de Enredo e Carnaval .

6°ano-Arte-Dança/prof. Flaviana

ATIVIDADE 5 – AÇÃO EXPRESSIVA III
Caderno do aluno página 11

Agora que você já explorou alguns tipos de movimentos encontrados na dança e já analisou (nos vídeos apresentados nas atividades anteriores) como esses movimentos podem compor uma coreografia, procure em revistas, por imagens de pessoas se movimentando. A partir dessas imagens, organizem uma sequência coreográfica, sem esquecer de escolher uma música para acompanhar. Registrar é uma ação muito importante para organizar o seu trabalho. Portanto, o registro das coreografias fica a cargo dessa colagem, como mostrado no exemplo a seguir:

Caso você não tenha revistas em casa para fazer os recortes, faça desenhos de uma sequência coreográfica como na imagem acima.