sexta-feira, 15 de maio de 2020

RETAS PARALELAS


Retas paralelas: afinal, o que são?

Olá, caro jovem estudante, caro leitor! É um prazer tê-lo aqui conosco nessa busca pelo aprendizado, nessa busca pela sua aprovação. Hoje falaremos um pouco sobre retas paralelas.

Você provavelmente já ouviu falar em retas paralelas. Já? E como foi que você aprendeu? Deixa eu tentar adivinhar. Veja se foi algo do tipo:
Duas retas serão ditas paralelas quando não se tocam.

E aí? Acertei? Bom, se eu acertei, devo causar bastante impacto agora, porque essa definição não é bem verdadeira não. Vamos dar uma olhada nessa definição.

A contradição
Imagine um cubo. Consegue imaginar? Vou te ajudar com a imagem abaixo.

Muito bem. Agora observe as arestas que destacarei em vermelho.
E aí. Essas retas são paralelas? Bom, elas com certeza não se tocam, correto? Uma está numa posição mais à frente do que a outra, então não tem como se tocarem. Então tudo ficou estranho agora, porque elas não se tocam mas ao mesmo tempo não são paralelas. O que quero dizer com isso? Quero dizer que aquela definição que dei lá no início do post quanto a retas paralelas acabou de ir por água abaixo. Digo isso porque, como disse, essas retas vermelhas com certeza não são paralelas porém não se tocam. E aí? Qual é o erro com a nossa definição?

O erro é que esta definição apenas funciona para a Geometria Plana! Aquela definição só é verdadeira para a geometria que acontece no plano, ou seja, em duas dimensões. A partir do momento em que inserimos uma terceira dimensão, as coisas mudam. 

Bom, a definição correta para retas paralelas é a seguinte:

Duas retas serão ditas paralelas quando não se tocarem (intersectarem) e forem coplanares.

Ser coplanar significa justamente pertencer a um mesmo plano! Então, para que duas retas sejam de fato paralelas, além de não haver interseções, devem estar contidas num mesmo plano. 

Por que então as retas destacadas em vermelho acima não são consideradas paralelas? Porque apesar de não se tocarem, elas não pertencem a um mesmo plano. Sabia que elas têm um nome? Essas retas vermelhas são conhecidas como retas reversas. Fique ligado nisso! Abraços a todos e até a próxima! Bons estudos!

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4 dicas para criar projetos artísticos - 3° ano EM

4 dicas para criar projetos artísticos, segundo diretor de arte de 'GoT'

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A icônica abertura de 'Game of Thrones' não surgiu num passe de mágica do Senhor da Luz. Antes de ganhar o Emmy, em 2011, o teaser inicial da série levou nove meses para ficar pronto. O projeto foi pensado, principalmente, pelo designer e diretor de arte Robert Feng, de 39 anos. 
Em 2017, o norte-americano esteve no Brasil para participar do festival Anima Mundi. Durante sua palestra, em São Paulo, na qual contou como foi o processo de criação da abertura, Feng também deu dicas valiosas para quem trabalha com design e arte. Confira: 

1. Comece pelo óbvio e explore as tangentes
Às vezes, os artistas querem tanto fazer algo diferente que acabam não produzindo nada de novo. Por isso, a primeira dica de Feng é começar os trabalhos pelas ideias mais evidentes possíveis. Com tempo, ele sugere que a pessoa vá buscando referências paralelas ao tema para criar algo surpreendente. 
2. Não tenha medo de jogar fora o que não dá certo 
Antes de uma ideia ser finalizada, ela precisa passar por diversas peneiras. Algumas acabam não funcionando, mas, inconscientemente, os artistas insistem nelas. Para o designer, a solução é deixar o que não está funcionando de lado sem dó. Dessa maneira, será possível pensar em novas propostas que poderão se concretizar como projeto final.
3. Abrace o processo e refaça quantas vezes precisar
Feng ressalta que artistas devem se envolver profundamente com seus projetos, com o intuito de ter o máximo de informações possíveis sobre o assunto. Além disso, ele recomenda começar os trabalhos quantas vezes for preciso até que o mesmo seja bem refinado.

4. Se estiver trabalhando em equipe, seja aberto
Para o designer, mesmo os chefes e os mais experientes devem ter a mente livre para novas opiniões e ideias. Segundo Feng, no próprio desenvolvimento da abertura de GoT foi imprescindível que ele ouvisse os colegas. Afinal, uma andorinha só não faz verão — ou melhor: um white walker só não faz o inverno chegar. 

Ballet X Hip hop - 8° e 9° ano



Elementos Estruturantes da Dança



FLUXO: Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.

GIROS: O giro vai depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de qualquer forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a experiência de equilíbrio estável e desequilíbrio.

SALTOS: 
Utilizando eixos verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar, perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se apoie. O salto pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação ao tempo (rápido ou lento). Os saltos podem ser executados de dois pés para dois pés, de dois pés para um pé, de um pé para dois pés, de um pé para o mesmo pé, ou de um pé para outro pé.

EIXO: 
Fortalecimento das cadeias musculares principalmente do centro como eixo da movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio.

PESO:  
Qualidade de Movimento que refere-se as mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se. Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.

ESPAÇO:

Pode ser a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual esta), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.

TEMPO:

Velocidade em que são executados determinados movimentos pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade bastante subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.
Vamos assistir um filme para observar cada um destes elementos da dança citados acima?