terça-feira, 26 de maio de 2020

ELETIVA ECO DESIGN: Símbolos e Códigos do cotidiano

Símbolos e Códigos do cotidiano



   Olá pessoal do 7ºA, 9ºB e 3ºA da disciplina eletiva Eco Design. 
   Na aula de hoje vocês aprenderão a identificar a comunicação presente nas mídias e os códigos visuais que nos rodeiam. Estes códigos são representados por palavras, letras e símbolos que temos contato em diversos momentos do nosso dia a dia



   O tempo todo temos que decodificar imagens, gráficos e ícones em nosso dia-a-dia, ou seja, o tempo todo somos bombardeados por imagens que exigem o nosso entendimento. Sendo assim, é importante que saibamos que a imagem se presta a transmitir uma mensagem, uma informação, a qual precisamos dar conta de decodificar, compreender, ler e interpretar.



   
Para entender um pouco mais sobre o mundo dessas imagens e símbolos que nos cercam vou deixar em anexo alguns links de vídeos e textos informativos que explicarão em uma linguagem facilitada para vocês quais são estes símbolos e códigos que temos que aprender a desvendar no nosso dia-a-dia.
Acessem os links: 
https://autopapo.uol.com.br/…/simbolos-de-marcas-de-carros…/
https://www.youtube.com/watch?v=IuhsOzF59Ic
https://www.youtube.com/watch?v=dBI1KAKZwWc
https://blog.wedologos.com.br/design-g…/…/logotipos-famosos/
https://www.youtube.com/watch?v=EOtgcmZq9dk


 Peço que vocês assistam os vídeos que deixarei nos links neste post e respondam o Formulário. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbCo4DqNlSulNeYcKEngPCU-pbRcuvjnx1iY6VGQSl7MKs_w/viewform?authuser=0
Além de postar a atividade aqui e no Classroom postei também em uma página do Facebook no seguinte Link: https://www.facebook.com/kabbalahorientacaoacademica/ 

 Caso prefiram acessar os vídeos e responder por lá é só vocês responderem pelo Formulário. 

Boa sorte!
IMPORTANTE: 
Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo no Classroom, por mensagem na minha página do Facebook, nos grupos de Whatsapp ou no meu E-mail: daianekatiuscia@prof.educacao.sp.gov.br



ELETIVA ECO DESIGN: Propaganda Subliminar.

Olá pessoal da Disciplina Eletiva do 7ºA, 9ºB e 3º A 




Hoje será postada aqui no blog nossa segunda aula virtual. Nesta aula vocês conhecerão um pouquinho sobre a Propaganda Subliminar. 






   Já ouviram falar nisto? Se não ouviram ou não conhecem saibam que de acordo com a Psicologia, a Mensagem Subliminar é aquela que tem a capacidade de produzir estímulos abaixo do limiar de consciência, detendo, portanto, de um determinado grau de persuasão capaz de alterar comportamentos e manipular atitudes do receptor. Ou seja, quando você vê ou ouve uma propaganda se repetir inúmeras vezes e quase que disfarçadamente e você sente uma vontade irresistível de consumir determinado produto, esta é a Propaganda Subliminar.






   Peço que vocês assistam os vídeos que deixarei nos links neste post e respondam a questão no Classroom ou nos grupos de Whatsapp em mensagem privada para mim. 

Além de postar a atividade aqui e no Classroom postei também em uma página do Facebook no seguinte Link: https://www.facebook.com/kabbalahorientacaoacademica/ . Caso prefiram acessar os vídeos e responder por lá podem responder nos comentários do Facebook ou no meu E-mail: daianekatiuscia@prof.educacao.sp.gov.br



QUESTÃO PARA RESPONDER:
   Após assistirem o vídeo vocês deverão comentar o que entenderam sobre o que é Propaganda Subliminar e citar exemplo de alguma propaganda subliminar que já assistiram e influenciou sua maneira de pensar ou modificou seus hábitos de consumo.
Boa sorte!
IMPORTANTE: Ao enviar a atividade, não se esqueçam de colocar o nome completo número e série para eu atribuir a nota para vocês.
Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo no Classroom, por mensagem na minha página do Facebook, nos grupos de Whatsapp ou no meu E-mail: daianekatiuscia@prof.educacao.sp.gov.br




Atividade valendo nota. Mandem as respostas para o grupo de whatapp.

ATIVIDADE DE LITERATURA SOBRE TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO


PROF.: JEAN RODRIGUES LÍNGUA PORTUGUESA

LITERATURA

A literatura é uma forma artística de representação da realidade. Literatura é ficção; é a recriação de uma realidade, através de palavras são combinadas de maneira pessoal, criativa, subjetiva. A combinação revela a maneira individual de cada escritor interpretar a realidade.

EXEMPLO 1
Mulher assassinada

         “Policiais que faziam a ronda no centro no centro da cidade, encontraram, na madrugada de ontem, perto a Praça da Sé, o corpo de uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimentos de pessoas que trabalham nos bares próximos, trata-se de uma prostituta conhecida por Nenê. Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia descarta a hipótese de assalto, pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi encontrada junto ao corpo. O caso está sendo investigado pelo delegado do 2º Distrito Policial.”
(JORNAL DA PARAÍBA, 2007)

           EXEMPLO 2:                                                                    EXEMPLO 3:
CONSOADA

“Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou coroável),
Talvez  sorria, ou dia:
Alô,  iniludível!
O meu dia  foi bom, pode a noite descer.
(À noite com seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.”

(MANUEL BANDEIRA)
EPITÁFIO PARA UM BANQUEIRO

NEGÓCIO
OCIO
EGO
CIO
O

(PAULO PAES)

 RESUMINDO...

TEXTO LITERÁRIO
TEXTO NÃO-LITERÁRIO
SUBJETIVO
OBJETIVO
SENTIDO FIGURADO
SENTIDO REAL
CRIATIVO
RACIONAL
FICCIONAL
NÃO-FICÇÃO
VÁRIAS INTERPRETAÇÕES
ÚNICA INTERPRETAÇÃO
LINGUAGEM  MAIS TRABALHADA
LINGUAGEM  SIMPLES

ATIVIDADE EM CLASSE

1.  Observe a imagem abaixo para responder as seguintes questões:


a)   Que gênero textual é este?
b)   Ele é literário? Por quê?
c)   Qual sua finalidade?
d)   Onde podemos encontrar este gênero textual?
e) Se não tivesse a imagem, será que entenderíamos sobre o que trata esse texto? Porquê?
f)    De que trata este texto?
g) Será que o problema que está sendo mostrado neste texto existe no nosso cotidiano?

2. Indique quando o texto é LITERÁRIO quando e NÃO É LITERÁRIO:

a)   Trem de Ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...

(Manuel Bandeira BANDEIRA, M. Estrela da Manhã, 1936.)

b) Selfie mortal: busca pela foto perfeita já matou 259 pessoas no mundo

  “A busca por selfies perigosas já matou 259 pessoas entre 2011 e 2017, revelou um novo estudo, mas os autores da pesquisa acreditam que esse número pode ser ainda maior. O estudo compilou notícias sobre mortes de pessoas enquanto tentavam tirar fotos de si mesmas em situações arriscadas. São casos como o do jovem Gavin Zimmerman, de 19 anos, que, em julho deste ano, caiu de um penhasco na Austrália enquanto fazia uma foto.” (BBC News 04/08/2018)

c)   A Rosa e o Mar

“Linda doçura de gosto refinado
embelezas minha estrada, o meu caminho
com teus leves "insites" amalgamados
de amor, de ternura e de carinho.

Tuas palavras acariciam o meu ego,
teus versos me revelam o lado lindo,
tua sutileza me envolve e me desprego
das amarras da vida e do destino”.

d)   Brigadeiro de Leite Moça

INGREDIENTES

1 lata de Leite MOÇA; 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 xícara (chá) de chocolate granulado; manteiga para untar.

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o Leite MOÇA® com o Chocolate em Pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
Rendimento: 40 docinhos.

e)   O coelho das orelhas cumpridas

Amanhecia no bosque quando o coelhinho das orelhas grandes saiu de casa com o seu macacão azul e uma cesta, para comprar legumes e frutas.
Saltando entre pinheiros e amoras, de onde começaram a sair tordos, cães e ratinhos para o ajudar nas compras, logo chegou à feira.
Escolheu cenouras, alfaces e rabanetes, para fortalecer os olhos e os dentes.
Também maçãs com vitaminas para adoçar a merenda e todas as outras que vocês quiserem recomendar-lhe que leve.
No seu regresso, a mesa estava posta e os seus 15 irmãozinhos, com as patinhas lavadas, esperavam sentados para almoçar.Depois de lavar as dentolas e dormir a sesta, saíram, como recompensa, para brincar com os seus amigos, os bichinhos, as aves e os insetos do bosque.
(https://www.omeubebe.com)

3.   Leia o fragmento de texto abaixo e responda as perguntas:

PADRE: (aparecendo na igreja) Que gritaria é essa?
CHICÒ: Mandaram avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.
PADRE: para eu benzer?
CHICÒ: Sim.
PADRE: (com desprezo) Que maluquice! Que besteira!
JOÃO GRILO: Mas padre, no dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu?
PADRE: Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze, mas benzer cachorro?
JOÃO GRILO: É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antônio Morais não pode.
PADRE: Como? E o dono do cachorro é Antônio Morais?
JOÃO GRILO: É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse.
PADRE: (sorrindo) Zangar nada, João!
JOÃO GRILO: (cortante) Quer dizer que benze, não é?
PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando. (entra na igreja)

(AUTO DA COMPADECIDA PRIMEIRO ATO)

a)   O texto acima é considerado literário ou não literário?
b)   Quais características esse texto possui para ser considerado o que você disse na questão “a”?
c) Por que o padre resolveu benzer o cachorro no fragmento de texto acima?

4.   Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa FALSA:


a)   A função desse texto é transmitir uma reflexão ao leitor.
b) A palavra “” do texto pode ser substituída, sem alterar o sentido do mesmo, por “apenas”.
c)  A mensagem do texto é a de que o desmatamento também afeta direto e negativamente a vida dos animais.
d) Esse texto não é literário visto que apresenta apenas uma interpretação, é objetivo, trata de uma realidade e suas palavras estão no sentido denotativo.
e) A imagem e o pequeno texto (NÃO ERA SÓ UMA ÁRVORE) juntos são desnecessários, visto que sem um ou outro o sentido geral da mensagem não seria prejudicada.


Textos literários e não literários

TIPOS DE TEXTOS

Partindo do conceito de texto como sendo um conjunto de palavras que formam um sentido relacionado a um contexto, podemos dividir os textos em dois grandes grupos: os textos literários e os textos não literários.
Por que fazemos essa distinção? Para estudar os tipos de textos existentes em nossa sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa comunicação mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a nosso dispor.
Para isso, foi feita a distribuição dos textos por esses dois grupos. Isso equivale a dizer que a maioria dos textos que existem podem ser colocados em um desses grupos.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
Observe os exemplos a seguir.
Textos literários e textos não literários
(Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)
O primeiro texto – "Descuidar do lixo é sujeira" – se propõe a dar uma informação sobre o lixo despejado nas calçadas, bem como o que acontece com ele antes de o caminhão do lixo passar para recolhê-lo. É um texto informativo e, portanto, não literário.
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
(Texto 2) O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)
O segundo texto – “O bicho” – é um poema. Sabemos disso principalmente por sua forma. O poema é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem carregada de significados, ao que chamamos de plurissignificação. Cada palavra pode apresentar um sentido diferente daquele que lhe é comum.
No texto literário, a expressividade é o mais importante. O conteúdo, nesse caso, fica em segundo plano. O vocabulário bem selecionado transmite sensibilidade ao leitor. O texto é rico de simbologia e de beleza artística.
Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas e crônicas.