quinta-feira, 25 de junho de 2020

PROJETO DE VIDA


PROJETO DE VIDA

PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ







 
 
























ATIVIDADES


1- CADERNO DO ALUNO PÁGINAS: 147 e 148 ( ATIVIDADES 1 - 2 - 3).

 Obs: As atividades serão para nota e presença ref. 2º Bimestre.




“CONECTIVOS”



EE. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO


NOME:______________________Nº_____ SÉRIE 2ª ANO ____ DATA_______
PROFESSORA: Vanilde Donegá



AULA: 16/05/20 – “CONECTIVOS” – Simulando um vestibular.

https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-portugues-simulando-um-vestibular-16-05-2020/


 
O que são conectivos?
O que são conectivos? Esses elementos são fundamentais para a construção de um texto coeso e coerente.
Você sabe o que são conectivos? Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua.

Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Bem sabemos que clareza e organização são as palavras-chave para que um texto alcance seu propósito comunicacional, pois, se não formos claros, nossos leitores não entenderão a nossa mensagem e, assim, infelizmente, o objetivo de nossa produção textual não terá sido alcançado.


Pois bem, agora sabemos o que são conectivos e o porquê de serem preciosos elementos textuais, outra informação importante para completarmos o estudo sobre eles é entendermos que são eles os responsáveis por aquilo que chamamos de coesão textual, o que é fundamental para que um texto seja coerente.


 Coesão textualé a conexão, ligação entre os elementos da superfície de um texto. O que isso quer dizer? Coesão é um aspecto que zela, em uma perspectiva estrutural, pela relação entre as palavras, frases, períodos e parágrafos de um texto.


 
Coerência textualé a relação e organização lógica de um texto. O que isso quer dizer? Uma produção textual coerente ocorre quando as ideias do texto estão em sintonia, em uma lógica em que uma complementa a outra.


 A fim de que o plano das ideias esteja bem organizado, o plano estrutural (palavras, frases, orações, períodos e parágrafos) também deve estar, não é mesmo? É por isso que, anteriormente, afirmamos que os conectivos, principais elementos responsáveis pela coesão textual, são, também, aspectos que contribuem para que um texto seja coerente.


Confira alguns conectivos e suas funções em um texto:
 
Conectivos: elementos fundamentais para coesão e coerência textual
Conectivos: elementos fundamentais para coesão e coerência textual


 


Os conectivos são elementos fundamentais para a construção de um texto coeso e coerente 


Os conectivos são elementos fundamentais para a construção de um texto coeso e coerente


  


                 Lista de Conectivos


  Os conectivos são essenciais para ligar as ideias no texto colaborando com a coesão textual


A aplicação da conjunção ou mesmo da locução conjuntiva como elementos conectores, depende do tipo de relação que é estabelecida entre as duas orações. Elas são classificadas em coordenativas ou subordinadas.


As conjunções coordenativas são aquelas utilizadas para ligar os termos que exercem a mesma função sintática. Ligam, também, as orações independentes.


Já as conjunções subordinativas são usadas para ligar orações que são dependentes sintaticamente.


Confira abaixo os tipos de conectivos, acompanhados de exemplos:


1. Prioridade e relevância


Esses conectores são muito usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que está sendo apresentado.


 
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo.


ExemploPrimeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.
 


2. Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão


Esses conectivos situam o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em textos narrativos.


 Então; enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; no momento em que; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente; constantemente; às vezes; eventualmente; por vezes; ocasionalmente; sempre; raramente; não raro; ao mesmo tempo; simultaneamente; nesse meio tempo; enquanto, quando; antes que; depois que; logo que; sempre que; assim que; desde que; todas as vezes que; cada vez que; apenas; já; mal; nem bem.


Exemplo: Logo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.


3. Semelhança, comparação ou conformidade


Para estabelecer uma relação com uma ideia ou um conceito que já foi apresentado anteriormente no texto, utilizamos esse tipo de conectivos. Além disso, podem ser utilizados para apontar ideias de outro texto (intertextualidade).


Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.
ExemploDe acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.


 
4. Condição ou hipótese


Esses termos são utilizados em situações circunstanciais que podem oferecer hipóteses para uma situação futura.


Se; caso; eventualmente.
Exemplo: Caso chova essa tarde, não iremos na academia.


 
5. Continuação ou adição


Para acrescentar algo ao texto, e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado, usamos os conectivos de continuação ou adição.


 
Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.


Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.


 
6. Dúvida


Para inserir no texto uma dúvida ou probabilidade utilizamos esses conectivos.


 Talvez; provavelmente; possivelmente; quiçá; quem sabe; é provável; não certo; se é que.


Exemplo: É provável que Tomás não venha trabalhar hoje.


 
7. Certeza ou ênfase


Quando queremos ressaltar algo que temos certeza ou mesmo para enfatizar uma ideia no texto, utilizamos esses elementos de coesão.


 
Por certo; certamente; indubitavelmente; inquestionavelmente; sem dúvida; inegavelmente; com certeza.
ExemploCertamente Cecília esteve envolvida no caso de roubo.


8. Surpresa ou imprevistos


Esses elementos enfatizam uma surpresa ou mesmo algo que não estava previsto acontecer. São muito utilizados em textos descritivos e narrativos.


Inesperadamente; de súbito; subitamente; de repente; imprevistamente; surpreendentemente.
Exemplo: De repente vimos o dono da empresa nas galerias de arte.


 
9. Ilustração ou esclarecimento


Como forma de esclarecer algum conceito ou ideia apresentados no texto, utilizamos esses conectivos.


Por exemplo; isto é; ou seja; aliás.
Exemplo: Os estudantes poderão utilizar diversos locais da faculdade durante o evento, ou seja, o anfiteatro, a biblioteca, o refeitório e o pátio.


10. Propósito, intenção ou finalidade


Nesse caso, o produtor do texto tem um propósito ou uma finalidade definida. Ou seja, ele quer apresentar o objetivo relacionado com o que almeja alcançar.


Com o fim de; a fim de; como propósito de; com a finalidade de; com o intuito de; para que; a fim de que; para; ao propósito.
Exemplo: Com o intuito de ganhar mais votos para as eleições, Joaquim divulgou muito seu trabalho.
 


11. Lugar, proximidade ou distância


Advérbios de lugar e pronomes demonstrativos são algumas classes gramaticais que envolvem esses conectivos. Eles são utilizados para indicarem a distância entre algo.


 Perto de; próximo a ou de; justo a ou de; dentro; fora; mais adiante; aqui; além; acolá; lá; ali; este; esta; isto; esse; essa; isso; aquele; aquela; aquilo; ante, a.


Exemplo: Eles viveram muitos anos próximos da Catedral, no centro da cidade.


 
12. Conclusão ou resumo


Muito comum serem utilizados na conclusão de um parágrafo ou mesmo de uma redação, para resumir as ideias que foram apontadas no texto.


Em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.


Exemplo: Em resumo, podemos notar o aumento das taxas alfandegárias durante o período apresentado.


 
13. Causa, consequência e explicação


Esses elementos conectivos servem para explicar as causas e consequências de uma ação, um fenômeno, etc.


Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.
Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.


 


14. Contraste, oposição, restrição, ressalva


Os conectivos de oposição, como o próprio nome indica, servem para opor ideias ou conceitos num período.


Pelo contrário; em contraste com; salvo; exceto; menos; mas; contudo; todavia; entretanto; no entanto; embora; apesar de; ainda que; mesmo que; posto que; ao passo que; em contrapartida.
Exemplo: Embora o Brasil seja um país diverso, podemos encontrar singularidades em muitas regiões do país.


 
15. Ideias alternativas


Nesse caso, usamos os conectivos quando queremos citar mais de uma opção.


 Ou...ou; quer...quer; ora...ora.


ExemploOu enfrentamos o problema, ou não poderemos mais trabalhar juntos.


 


                    QUESTÕES DE VESTIBULAR (CONECTIVOS)


QUESTÃO 1


(CESGRANRIO – 2011. Adaptada.) Considere a sentença: “Marisa saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus”. As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de


a) oposição


b) condição


c) consequência


d) comparação


e) união


QUESTÃO 2


(FUMARC – 2011. Adaptada.) No enunciado, lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”. O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):


a) construção linguística que apresenta relação causal.


b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.


c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.


d) vocábulo gramatical que serve para adicionar uma ideia à outra.


e) Trata-se de uma próclise.


QUESTÃO 3


Leia o anúncio: “Descontos para você levar sem sair de casa”. No período, o conector discursivo sublinhado indica:


a) finalidade


b) adição


b) concessão


c) modo


d) movimento


e) adição


QUESTÃO 4


No enunciado “Faço dieta, mas sou magra.”, o conector discursivo destacado exprime ideia de:


a) Escolha


b) Oposição


c) Finalidade


d) Explicação


e) Soma, adição