quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Compreender nosso papel na sociedade - (Português - Profa Maísa)

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A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais

Competências socioemocionais: A educação, cada vez mais, enxerga as pessoas em sua totalidade.

Isso significa que os processos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem consideram os indivíduos a partir de uma multiplicidade de valores.

Um ser humano é o que é devido às suas inúmeras características, ao contexto em que vive e à forma como “transita” pelo mundo.

Conforme Cristina Favaron Tugas, Diretora Pedagógica do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), de São Bernardo do Campo (SP):

As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções.

“Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora. “Ou seja, são parte da formação integral e do desenvolvimento do ser humano. São habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.”

Importância das habilidades e competências socioemocionais

As competências socioemocionais servem  para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades.

Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.

Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas?

Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.

Empatia

Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

Felicidade

Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo.

É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz.

Autoestima

É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si.

Ética

É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.

Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno etc. É, enfim, a capacidade de decidir com base na valoração social.

Paciência

Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.

Autoconhecimento

É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.

Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui.

Confiança

Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações.

A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.

Responsabilidade

É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.

Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada.

Autonomia

Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.

Criatividade

É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.

https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/

Professor, você é o mediador, a peça chave de apoio ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

 A inteligência emocional muito contribui para a construção de uma sociedade mais justa e a formação de alunos mais capacitados. Conforme a BNCC