terça-feira, 13 de outubro de 2020

AULA DA SEMANA 05-10 A 10-10-20 -2ºANO A e C

 AULA: 06/10/2020

2º ANO A e C - PORTUGUÊS

TEMA DA AULA: Qual a diferença entre frase, oração e período?

LINK DA AULA: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4204&id=31





FRASE

Para você entender o que é frase, vamos pensar em uma situação em que você esteja precisando de ajuda. Se for algo urgente, provavelmente você só conseguirá dizer “Socorro!”, certo?

Dessa forma, apenas com uma palavra você consegue expressar tudo o que precisa e dá sentido completo para a sua mensagem. Isso é o que chamamos de frase.

Ou seja, a frase é um enunciado que, em uma situação sociocomunicativa, apresenta sentido completo e transmite uma mensagem. 

Isso quer dizer que as frases são sempre curtas? Não! Elas podem ter uma palavra ou várias e podem ou não apresentar um verbo. Veja os exemplos:

    “Silêncio!”
    “Que dia lindo!”
    “Minha amiga me visitou semana passada.”
    “A turma fez uma bela apresentação, mas não atingiu a duração esperada.”

Todos os exemplos acima se tratam de uma frase porque são capazes de passar uma mensagem com sentido completo.


ORAÇÃO

Agora, para entender a oração, podemos também utilizar o contexto de alguém precisando de ajuda. Nesse caso, se a pessoa falar apenas “Socorro!” não se trata de uma oração, mas, se ela falar “Preciso de ajuda para sair daqui”, é uma oração.

Isso acontece devido à presença de verbo na frase. Ou seja, a oração é um enunciado que deve, obrigatoriamente, apresentar um verbo ou uma locução verbal em sua composição.   

Confira alguns exemplos:

    “Na semana passada, houve uma reunião com os funcionários.”
    “Corra!”
    “Os funcionários fizeram um curso no mês passado.”
    “Ainda estou lendo aquela revista sobre a Amazônia.”

Como todas as frases acima apresentam verbo ou locução verbal, elas também são classificadas como oração


PERÍODO 

Para você não ficar com dúvida sobre o que é período, vamos te explicar um pouco sobre ele também! 

O período é uma unidade semântica formada por uma ou mais orações, contendo sentido completo. Ele pode ser classificado como período simples, se tiver apenas uma oração, ou como período composto, se tiver duas ou mais orações. 

Veja na prática:

    “As meninas estudaram muito ontem.” 
    “Quero aquele livro para presentear minha namorada.”
    “Alice chegou, comeu e dormiu.”
    “Embora ela fosse estudiosa, não conseguiu uma nota boa na prova.”

E atenção para a dica: se você quiser saber quantas orações tem em um período, basta contar a quantidade de verbos ou locuções verbais que ele apresenta. 

Resumindo: qual a diferença entre frase e oração?

Para deixar ainda mais simples entender a diferença entre frase e oração, preste atenção a seguir! 

Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal. E, por fim, o período é a organização da frase em uma ou mais orações. 

Então, podemos pensar que nem toda frase é uma oração, mas toda oração sempre será uma frase. 





Conectivos

Para que o texto tenha significado e a leitura seja agradável, é necessário que as palavras estejam adequadamente conectadas. Os conectivos, também chamados de conjunções, fazem esta conexão, coordenando e subordinando as orações.

Assim como uma lâmpada não acende se colocada de forma errada, ou um cabo USB não se conecta à entrada HDMI do computador, um conectivo deve estar adequadamente utilizado para que o texto faça sentido, tanto para quem o escreve quanto para quem o lê.

Conjunções
Para que uma oração esteja organizada de forma a atingir a sua proposta enunciativa, é necessária a correta utilização dos elementos de coesão. Entre os mais importantes, estão as conjunções, que funcionam como elos interligando as frases, as orações e os parágrafos. 



ATIVIDADES

1- Qual a diferença entre frase, oração e período?

2- Qual a diferença entre período simples e período composto?

3- Quantas orações há no parágrafo abaixo?

Ninguém sabia donde viera aquele homem. O agente do Correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço alentado de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes... [...]


4- Esta imagem representa uma entrada:
a) USB
b) HDMI
c) 220 V
d) Alternada

====================================================================
AULA: 08-10-2020

TEMA DA AULA: "Por que existe escola?"























































AULA SEMANA 05-10 A 09-10-20 8ºANO B - PORTUGUÊS

 AULA: 06-10-2020

8º ANO B - PORTUGUÊS

TEMA DA AULA: Paráfrase

LINK DA AULA: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4613&id=380














=========================================================================
AULA: 08-10-2020

TEMA DA AULA: Intertextualidade.



Acolhida

Na aula passada, estudamos paráfrases.

Escreva no caderno o que você entendeu por paráfrase.
















Análise dos textos
Você acabou de ler dois textos.

1. Qual é o assunto dos textos?

2. O primeiro texto pertence a qual gênero textual?

3. E o segundo? Qual é o gênero?

4. Que tipo de relação há entre os textos apresentados?

5. Podemos dizer que se trata de uma paráfrase? Por quê?

7. O foco narrativo da crônica está em primeira ou terceira pessoa? Justifique.

8. Sendo assim, o narrador é ______________________.

9. Em que trechos da canção o eu lírico expressa seus sentimentos?

=================================================================
AULA: 09-10-2020

TEMA DA AULA: PARÁFRASE
















RESPONDA NO CADERNO

1. O Hino Nacional Brasileiro faz uma paráfrase de um trecho do poema “Canção do exílio”. Qual é esse trecho?

2. Analise as obras de arte apresentadas e escreva no caderno:

a. Foi feito paráfrase de que obra de arte?

b. Das duas obras de arte apresentadas, de qual você mais gostou? Por quê?

3. Escreva no caderno:

a. O que as obras de arte apresentam?

b. Que obra de arte é uma paráfrase? Justifique.