Este Blog foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos com mais eficiência e produtividade.Há o distanciamento físico, mas nos aproximamos por meio digital,assim mantemos a mediação durante a Pandemia do Covid 19, os conteúdos e habilidades continuarão sendo trabalhados pelos meios digitais como o aplicativo CMSP, Classroom,
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Pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre os temas indicados após as sugestões indicadas:
1. Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais;
2. Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música:
● Regente ( maestro) - Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias arranjos, dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais.
● Produtor Musical - Profissional responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores e participar de todo o processo da produção;
● Professor de Música - Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;
● Pesquisador Musical - Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais;
● Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres - Profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais;
● Cantor ou vocalista - É um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical;
● Musicoterapeuta - Profissional que se utiliza da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos ;
● Instrumentista - Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulandoinstrumentos melo-rítmicos.
● Crítico musical - Profissional que escreve e publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e Shows musicais;
● DJ ou disc jockey - Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas, shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos de público.
● Cantor de jingle - Profissional que tem conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público".
Finalizada a pesquisa, produza um podcast com o resumo dos dados coletados em sua pesquisa.
Você já ouviu falar dos Festivais de música Rock in Rio, Lollapalooza e Virada Cultural? Quais festivais de Música você conhece além destes?
Você já foi a algum Festival de Música no seu bairro, cidade ou região? Conte sua experiência.
Conceituando a divulgação
O festival e o salão como modos de mostrar a produção artística
Os salões e festivais, alem de serem espaços expositivos para a divulgação de peças publicitárias e propagandas, com duração variável (de dias a meses), também oferecem ao público uma série de outras atividades relacionadas à esta modalidade artística.
Dessa forma, palestras, whorkshops e oficinas são promovidos durante as mostras ou salões, que se tornam pontos de convergência de profissionais da área, como promotores publicitários, para a troca de informações, pesquisa e divulgação de suas obras e, até mesmo, ensino básico de meandros de seu ofício para o público em geral.
Esses eventos geralmente contam com patrocínio da iniciativa privada, aliado à verbas governamentais provenientes das leis de incentivo à cultura.
Conhecendo os conceitos: Música
Uso social da música
Seguindo o mesmo ideal humanista, e no mesmo ano de 1985, 92 artistas participaram do "Live Aid", arrecadando cerca de 150 milhões de libras para o combate à fome na Etiópia.
Transmitido ao vivo por mais de 100 países via televisão e satélite, estima-se que cerca de bilhões de expectadores tenham assistido ao evento. No Brasil organizou-se o "S.O.S Nordeste", também em 1985, um grande evento ara auxiliar no combate à seca no Nordeste, com a participação de 155 cantores nacionais e o lançamento de um compacto simples, o Nordeste já, com tiragem de 500.000 cópias, arrecadando o montante de 5 bilhões de cruzeiros.
Festival de Woodstock
Woodstock
Woodstock Music and Art Fair
Pôster oficial do festival.
Período de atividade
Festival original organizado em 1969 (Eventos homônimos realizados em 1979, 1989, 1994, 1999 e 2009)
Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de gado leiteiro de 600 acres de Max Yasgur, próximo à região de White Lake, na cidade de Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O local se localizava setenta quilômetros a sudoeste da cidade de Woodstock. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Wallkill, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.
O festival exemplificou a era da contracultura do final da década de 1960 e começo de 1970. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana por vezes chuvoso, para 400 mil espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.
O Festival de Woodstock surgiu dos esforços de Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entrariam com as finanças, colocaram um anúncio sob o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e no Wall Street Journal ("Jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios"). Lang e Kornfeld responderam o anúncio, e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a ideia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre.[2]
Mesmo considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia. Aproximadamente 186 000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200 000 pessoas. Não foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de meio milhão de pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.
O primeiro dia do festival.
Este influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em uma "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
Jimi Hendrix foi o último a tocar no festival. Devido aos atrasos provocados pela chuva no domingo, Jimi subiu ao palco somente às 8:30 da manhã de segunda-feira. O público, que chegara a ser de 400 000 pessoas durante o festival, agora somava apenas 30 000. Muitos deles apenas esperavam ver um pouco de Jimi no palco para ir embora durante sua apresentação. Hendrix e sua nova banda, Gypsy Sun and Rainbows (apresentada como The Experience, o que foi corrigido por Jimi), tocou durante duas horas. Sua versão psicodélica para o hino nacional dos Estados Unidos ocupou 3/4 de sua apresentação (sendo seguida por Purple Haze). A canção se tornou "parte do zeitgeist dos anos 1960" por ter sido registrada para a posteridade pelo filme Woodstock. A imagem de Jimi tocando vestindo sua jaqueta de couro branca com contas azuis e franjas e um cachecol vermelho foi, desde então, considerada um momento definidor dos anos 1960.
A multidão reunida.
Em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 1960, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.
Depois do festival, Max Yasgur, proprietário do local do evento, disse que havia sido uma vitória da paz e do amor, pois quase meio milhão de pessoas, com um imenso potencial de revolta e desastre, gastaram três dias com música e paz em suas mentes. Ele disse: "se nos juntarmos a eles, poderemos vencer adversidades que são um problema para o país atualmente, e ter a esperança de atingir um futuro mais pacífico e brilhante..."
Após fazer a leitura e assistir os vídeos apresentados sobre festivais de música, e o uso social da música, faça em seu caderno um registro de suas impressões e do que você aprendeu e me envie via Whatsapp