Este Blog foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos com mais eficiência e produtividade.Há o distanciamento físico, mas nos aproximamos por meio digital,assim mantemos a mediação durante a Pandemia do Covid 19, os conteúdos e habilidades continuarão sendo trabalhados pelos meios digitais como o aplicativo CMSP, Classroom, WhatsApp, TV Educação e Youtube, além do meio físico dos materiais impressos. Unidos somos mais. Equipe Mônaco
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Sequência do Projeto Interdisciplinar - 6 Anos A/B/C - Português
Produção Textual - 7 Ano C - Português
PRODUÇÃO TEXTUAL
7 ANO C
A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto.
Vale lembrar que o hábito da leitura é essencial para se produzir um bom texto. Enquanto estamos lendo vamos ampliamos nosso vocabulário e, consequentemente, nosso universo interpretativo.
Ou seja, com o ato da leitura estamos aumentando nossa capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia.
ATIVIDADE
Responda as perguntas abaixo, faça um texto, conte como seria sua vida no futuro, pense no que respondeu e faça um texto narrativo, mas argumente, diga que gosta mais do futuro e qual motivo ou motivos o faz gostar mais. Não se esqueça dos parágrafos, das descrições que são importantes para sabermos sua visão do futuro. Use sua imaginação e invente!
1 – Imagine que você está no futuro, 50 anos mais tarde em 2070.
2 - Como você acha que estará nessa época?
3 – Quais seriam seus projetos para o futuro? (reflita e pense em algo)
4 – Qual o seu pensamento hoje sobre tecnologia? será que em 2070 você teria o mesmo pensamento?
5 -Acha que tudo estaria muito mais moderno, o que já teria sido inventado?
Campanha Publicitária e Gênero Argumentativo - 9C Português
CAMPANHA
PUBLICITÁRIA
E
GÊNERO ARGUMENTATIVO
9 ano C
Habilidade 33B - Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leituras adequadas a diferentes objetivos.
https://www.google.com/url?q=https://www.suburbionews.com.br/entenda-as-medidas-de-combate-ao-coronavirus-na-Bahia/&sa=D&ust=1598905295427000&usg=AFQjCNGTAqT07irwnsvYWC7szfm2oWtVPA
Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir ou passar ideia de algo.. Lembrando que todo texto tem uma intenção.
Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.
ATIVIDADES
1 – Crie uma campanha abordando as consequências provocadas pelo retorno às aulas, você pode construir sua campanha falando positivamente ou negativamente sobre a questão. Criará um anúncio abordando o tema como campanha publicitária.• Criará um slogan; A imagem pode ser da internet ou crie a sua imagem, mas não pode ser campanha já existente; ( coloque os direitos autorais na imagem).
2 - Depois do anúncio pronto, escreva argumentos, dizendo o porquê de ser a favor ou contra o retorno às aulas. seu texto tem que ser coerente com a campanha que criou.
8° ano - ARTE - Criação de um espetáculo teatral
Criação de um espetáculo teatral
Utilizando todas as informações coletadas na atividade anterior, você vai produzir um espetáculo teatral, seguindo o roteiro de trabalho abaixo, e participar de um momento de análise e reflexão:
Criação – Você criará seu espetáculo baseado em uma matriz cultural (indígena, africana e afro-brasileira);
Produção – O processo de produção acontecerá de maneira individual, porém, poderá ter a participação de familiares que morem com você.
Apresentação – Gravação de um vídeo da encenação para ser enviado para professora como forma de registro do espetáculo teatral criado por você.
Divulgação e circulação – Produza um cartaz para divulgar seu espetáculo nas redes sociais.
6° Ano - Arte - Vamos fazer uma máscara?
A máscara leva a conscientização do corpo, tornando o ator muito sensível aos estímulos físicos que o cercam. Por isso ela é fundamental para a sua formação, principalmente quando o ator pretende se expressar através de personagens materiais, inanimados. O treinamento com máscara exige tempo, paciência e muita concentração. Pode ser feito por etapas. E a primeira etapa são exercícios com máscara neutra.
AMARAL, Ana Maria, 2004, p. 43.
Origem das máscaras
O surgimento da máscara se encontra relacionado a algumas crenças que habitam o imaginário do ser humano, onde povos de diversas culturas buscaram representa-las por meio de diferentes manifestações. Utilizando-se de alguns artifícios, como o uso de objetos misturados à mímica, a dança, ao canto e a algumas dramatizações, as sociedades primitivas praticavam seus rituais na busca por representar, glorificar ou mesmo para agradecer seus deuses. Acreditava-se que o indivíduo encontrava uma força interior que se manifestava ao usar a máscara. Este costume ritualístico foi incorporado à cultura de diversas civilizações, sendo possível verificarmos tais semelhanças relacionando-as ao surgimento do teatro. Tanto nos palcos como também nas ruas, a máscara encontrava-se presente em representações, como nos rituais carnavalescos, usadas pelos saltimbancos, pelos mimos ambulantes, enfim, materializando e retratando os contextos de uma época. Como um elemento cênico, ela era utilizada para representar um determinado personagem, exigindo do ator algumas habilidades que fossem capazes de atrair a atenção do público no envolvimento das peças.
No princípio, as máscaras teatrais cobriam todo o rosto do ator e por meio de alguns artifícios foi possível à expansão das falas. Posteriormente, observa-se uma evolução em sua estrutura física com o surgimento da meia-máscara, benefício este que favorecia a fala pelo fato da boca ficar exposta. Anulada a sua expressão fácil, era por meio do corpo que o ator transmitiria a expressão para a máscara, representando um determinado personagem. Existe hoje uma variedade de máscaras que se encontram presentes em meio a diversas situações e manifestações.
Vamos fazer uma máscara?
Buscando estimular sua criatividade e despertar seu senso crítico, imaginem o que uma máscara da tragédia representaria nos dias atuais e a máscara da comédia, o que representaria? Pensem em questões que se encontram relacionadas ao nosso contexto seja ele, histórico, social, cultural, político ou econômico. Transfiram esta ideia para o papel, criando duas máscaras, representando a tragédia e a comédia e abaixo de cada uma delas, reescreva seu pensamento em relação a esta questão.