segunda-feira, 18 de maio de 2020

Música 6°ano ARTE





Paisagem sonora

Um ambiente, seja ele qual for, oferece um grande conjunto de sons, tanto naturais, quanto artificiais, e é este agrupamento sonoro que o caracteriza. Porém, nossa percepção é seletiva e “deixamos” de perceber a maioria dos sons simultâneos, direcionando nossa atenção ao que nos interessa. Nem por isso, os sons que não percebemos deixam de existir. As informações, abaixo, partem do ponto de vista das possibilidades de sua utilização na música. 

Voz e Sons corporais: 
A voz não se limita a utilização de palavras, mas todas as vocalizações e ruídos possíveis; os sons corporais são aqueles produzidos intencionalmente, utilizando o corpo em relação a ele mesmo e com o que lhe cerca.

 Instrumentos não convencionais: 
Essa classificação de instrumentos, apresenta infinitas possibilidades de configuração, desde a adaptação de fusão de partes de instrumentos convencionais com qualquer tipo de objeto, ou instrumentos construídos com materiais recicláveis e/ou alternativos.


 Timbre:
 É a característica do som de um instrumento musical ou qualquer fonte sonora. Podemos dizer que é a coloração dos sons. Trata-se da qualidade do som que possibilita distinguir aqueles de mesma altura e duração produzidos por dois instrumentos sonoros diferentes. Assim também acontece com a voz humana, pois o timbre da voz de uma pessoa, por mais parecido que seja ao de outras, tem características próprias e é único.


Nenhum comentário:

Postar um comentário