ESTILOS OU TIPOS DE GÊNEROS TEXTUAIS
Professora Maria Cristina 1ªs séries A, B, C e D
Olá, galera, tudo bem ? Espero que todos estejam protegidos em casa. A apostila do 2º Bimestre de Língua Portuguesa da 1ª série do Ensino Médio fala em estilo do gênero textual, que nada mais é do que os diferentes tipos de gêneros textuais que circulam na sociedade. Vou apresentar à vocês quais são eles:
O que são gêneros textuais?
Consiste na classificação dos textos de acordo com as características comuns que eles apresentam com relação ao contexto e linguagem aplicada. Para escolher o gênero textual adequado é necessário considerar a finalidade, função e contexto. Para isso, o primeiro passo é conhecer os tipos de gêneros textuais.
Os 6 tipos de gêneros textuais
1 – Narrativo
Exemplo: Romances, Contos; Lendas; Fábulas, Novelas; Crônicas etc. São caracterizados por apresentarem ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura de um texto narrativo é composta por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
2 – Descritivo
Exemplos: Diários; Relatos de viagem; Folhetos turísticos; Currículo; Biografia ou autobiografia; Cardápios de restaurantes; Classificados etc. Esse tipo de texto tem o objetivo de relatar e expor determinado acontecimento, lugar, pessoa ou objeto. Por esse motivo, um texto descritivo é rico em adjetivos que transmitem ou descrevem imagens por meio da percepção das sensações do emissor.
3 – Dissertativo argumentativo
Exemplos: Artigos de opinião; Abaixo-assinados; Manifestos; Sermões etc. Esse tipo de gênero textual é empregado com a finalidade de expor um assunto ou tema utilizando argumentações. O texto dissertativo argumentativo é caracterizado pela defesa de um determinado ponto de vista. A estrutura é composta por três partes: apresentação, desenvolvimento e conclusão. Este é o tipo de texto mais solicitado nas provas de Enem e concursos, sendo um dos mais cobrados principalmente durante o Ensino Médio.
4 – Dissertativo expositivo
Exemplos: Jornais; Enciclopédias; Resumos escolares; Verbetes de dicionário etc. Um texto dissertativo expositivo tem a função de expor determinada ideia utilizando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição.
5 – Explicativo injuntivo
Exemplos: Receitas culinárias; Manuais de instruções; Bula de remédio etc. Também conhecido como texto instrucional, trata-se de um dos gêneros textuais caracterizados por indicar uma ordem de maneira que o emissor busca persuadir e orientar o receptor (interlocutor). Por esse motivo, esses textos geralmente possuem um ou mais verbos no imperativo.
6 – Explicativo prescritivo
Exemplos: Edital de concursos públicos; Leis; Cláusulas contratuais; Regras de trânsito; Constituição; Códigos. Esse tipo de texto busca instruir o leitor com relação a um procedimento, exigindo que o leitor proceda de determinada maneira. Um texto explicativo prescritivo não permite a liberdade de atuação do leitor. A linguagem utilizada é simples e objetiva.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário