Elementos constitutivos da música:
Altura – parâmetro que organiza os sons em toda a vasta gama que vai do grave ao agudo.
Duração - parâmetro que nos auxilia a identificar o som no tempo. Resumidamente, podemos dizer que um som pode ser longo ou curto.
Intensidade – parâmetro que corresponde à relação entre sons fracos e fortes.
Timbre – parâmetro que descreve as características que determinado instrumento ou voz possui e, desta forma, nos permite identifica-lo.
Melodia – ao conectarmos sons de diversas alturas, no decorrer do tempo, obtemos uma melodia.
Ritmo - combinação entre diversas durações, num determinado tempo; É a batida regular ou pulsação da música (ouvida ou simplesmente sentida); é a organização do tempo, que pode ser acompanhada com o bater dos pés e ou mãos.
Composição/criação – diferentes arranjos possíveis, entre os elementos da música.
Execução musical–ato de interpretar uma composição, que pode seguir rigorosamente as regras de execução, um arranjo ou de forma improvisada.
Apreciação musical–está relacionada à escuta atenta, ajudando os estudantes a atribuir sentido às produções artísticas apresentadas durante as aulas, além de possibilitar que conheçam arte ao mesmo tempo em que realizam suas produções.
Instrumentos de matriz indígena–Os instrumentos musicais indígenas, assim como, a produção musical, é utilitária, apresentando composições que passam de geração em geração, e é baseada no canto e em instrumentos de diferentes tipos: Idiofones: instrumentos que vibram por percussão ou atrito (chocalho); Aerofones: soam pela ação do ar soprado pela boca ou nariz (flautas e apitos); Membranofones: instrumentos que soam pela vibração de uma membrana (tambores); Zumbidores: o som é obtido ao se girar rapidamente, no ar, uma corda a uma pequena peça de madeira oval na ponta.
Instrumentos de matriz africana – Os instrumentos musicais africanos baseiam-se numa grande variedade de instrumentos de percussão membranofones (tambores), idiofones (recoreco), xilofones, aerofones, e outros instrumentos “mistos” como a kalimba e o pandeiro, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário