Este Blog foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos com mais eficiência e produtividade.Há o distanciamento físico, mas nos aproximamos por meio digital,assim mantemos a mediação durante a Pandemia do Covid 19, os conteúdos e habilidades continuarão sendo trabalhados pelos meios digitais como o aplicativo CMSP, Classroom, WhatsApp, TV Educação e Youtube, além do meio físico dos materiais impressos. Unidos somos mais. Equipe Mônaco
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Sequência do Projeto Interdisciplinar - 6 Anos A/B/C - Português
Produção Textual - 7 Ano C - Português
PRODUÇÃO TEXTUAL
7 ANO C
A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto.
Vale lembrar que o hábito da leitura é essencial para se produzir um bom texto. Enquanto estamos lendo vamos ampliamos nosso vocabulário e, consequentemente, nosso universo interpretativo.
Ou seja, com o ato da leitura estamos aumentando nossa capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia.
ATIVIDADE
Responda as perguntas abaixo, faça um texto, conte como seria sua vida no futuro, pense no que respondeu e faça um texto narrativo, mas argumente, diga que gosta mais do futuro e qual motivo ou motivos o faz gostar mais. Não se esqueça dos parágrafos, das descrições que são importantes para sabermos sua visão do futuro. Use sua imaginação e invente!
1 – Imagine que você está no futuro, 50 anos mais tarde em 2070.
2 - Como você acha que estará nessa época?
3 – Quais seriam seus projetos para o futuro? (reflita e pense em algo)
4 – Qual o seu pensamento hoje sobre tecnologia? será que em 2070 você teria o mesmo pensamento?
5 -Acha que tudo estaria muito mais moderno, o que já teria sido inventado?
Campanha Publicitária e Gênero Argumentativo - 9C Português
CAMPANHA
PUBLICITÁRIA
E
GÊNERO ARGUMENTATIVO
9 ano C
Habilidade 33B - Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leituras adequadas a diferentes objetivos.
https://www.google.com/url?q=https://www.suburbionews.com.br/entenda-as-medidas-de-combate-ao-coronavirus-na-Bahia/&sa=D&ust=1598905295427000&usg=AFQjCNGTAqT07irwnsvYWC7szfm2oWtVPA
Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir ou passar ideia de algo.. Lembrando que todo texto tem uma intenção.
Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.
ATIVIDADES
1 – Crie uma campanha abordando as consequências provocadas pelo retorno às aulas, você pode construir sua campanha falando positivamente ou negativamente sobre a questão. Criará um anúncio abordando o tema como campanha publicitária.• Criará um slogan; A imagem pode ser da internet ou crie a sua imagem, mas não pode ser campanha já existente; ( coloque os direitos autorais na imagem).
2 - Depois do anúncio pronto, escreva argumentos, dizendo o porquê de ser a favor ou contra o retorno às aulas. seu texto tem que ser coerente com a campanha que criou.
8° ano - ARTE - Criação de um espetáculo teatral
Criação de um espetáculo teatral
Utilizando todas as informações coletadas na atividade anterior, você vai produzir um espetáculo teatral, seguindo o roteiro de trabalho abaixo, e participar de um momento de análise e reflexão:
Criação – Você criará seu espetáculo baseado em uma matriz cultural (indígena, africana e afro-brasileira);
Produção – O processo de produção acontecerá de maneira individual, porém, poderá ter a participação de familiares que morem com você.
Apresentação – Gravação de um vídeo da encenação para ser enviado para professora como forma de registro do espetáculo teatral criado por você.
Divulgação e circulação – Produza um cartaz para divulgar seu espetáculo nas redes sociais.
6° Ano - Arte - Vamos fazer uma máscara?
A máscara leva a conscientização do corpo, tornando o ator muito sensível aos estímulos físicos que o cercam. Por isso ela é fundamental para a sua formação, principalmente quando o ator pretende se expressar através de personagens materiais, inanimados. O treinamento com máscara exige tempo, paciência e muita concentração. Pode ser feito por etapas. E a primeira etapa são exercícios com máscara neutra.
AMARAL, Ana Maria, 2004, p. 43.
Origem das máscaras
O surgimento da máscara se encontra relacionado a algumas crenças que habitam o imaginário do ser humano, onde povos de diversas culturas buscaram representa-las por meio de diferentes manifestações. Utilizando-se de alguns artifícios, como o uso de objetos misturados à mímica, a dança, ao canto e a algumas dramatizações, as sociedades primitivas praticavam seus rituais na busca por representar, glorificar ou mesmo para agradecer seus deuses. Acreditava-se que o indivíduo encontrava uma força interior que se manifestava ao usar a máscara. Este costume ritualístico foi incorporado à cultura de diversas civilizações, sendo possível verificarmos tais semelhanças relacionando-as ao surgimento do teatro. Tanto nos palcos como também nas ruas, a máscara encontrava-se presente em representações, como nos rituais carnavalescos, usadas pelos saltimbancos, pelos mimos ambulantes, enfim, materializando e retratando os contextos de uma época. Como um elemento cênico, ela era utilizada para representar um determinado personagem, exigindo do ator algumas habilidades que fossem capazes de atrair a atenção do público no envolvimento das peças.
No princípio, as máscaras teatrais cobriam todo o rosto do ator e por meio de alguns artifícios foi possível à expansão das falas. Posteriormente, observa-se uma evolução em sua estrutura física com o surgimento da meia-máscara, benefício este que favorecia a fala pelo fato da boca ficar exposta. Anulada a sua expressão fácil, era por meio do corpo que o ator transmitiria a expressão para a máscara, representando um determinado personagem. Existe hoje uma variedade de máscaras que se encontram presentes em meio a diversas situações e manifestações.
Vamos fazer uma máscara?
Buscando estimular sua criatividade e despertar seu senso crítico, imaginem o que uma máscara da tragédia representaria nos dias atuais e a máscara da comédia, o que representaria? Pensem em questões que se encontram relacionadas ao nosso contexto seja ele, histórico, social, cultural, político ou econômico. Transfiram esta ideia para o papel, criando duas máscaras, representando a tragédia e a comédia e abaixo de cada uma delas, reescreva seu pensamento em relação a esta questão.
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
3° serie EM-ARTE- Tempo de fazer, gerando o mostrar
Temáticas na criação musical
As canções surgem a partir de variadas ideias, advindas dos mais diversos contextos. Dessa forma, canções podem representar muito mais do que mera conotação subjetiva de contar uma história, uma cena do cotidiano, elas podem ter função informativa, ao narrar aspectos diferentes do cotidiano das pessoas, podem também apresentar crítica social, quando se faz por meio de sua letra a reflexão sore algum assunto polêmico e ainda ajudar a divulgar uma ideia ou até mesmo um produto (no caso dos jingles, peças publicitárias), convencendo o ouvinte sobre a importância de algo.
Jingles ou peças pulicitárias
São canções criadas com a finalidade de difundir uma ideia (campanhas de conscientização nas mais diversas áreas), propagandear algo (produtos e bens de consumo) ou alguém (políticos e candidatos a eleições de todos os tipos). Os jingles também podem ser elaborados com o uso de paródias.
Este estilo tem as seguintes características:
- Cancões de curta duração.
- Faz alusão ao que se pretende "vender" de forma que o nome ou a marca surja diversas vezes na letra da canção.
- Melodia é alegre, geralmente no estilo musical mais popular em voga.
- Letras são "fáceis", com rimas pobres, o que auxilia na rápida assimilação por parte do ouvinte.
- Pensado para ser executado tanto no radio, sem o apelo visual do produto, quanto na TV, com a presença do apelo visual.
Desafio
1. Reflexão sobre o tema
Responda em seu caderno às questões indicadas:
1) Como é produzido um jingle? Quantos e quais profissionais fazem parte da organização de uma propaganda?
2) Você conhece profissionais que se dedicam ao trabalho com publicidade e jingles, produzindo musicas?
3) Para qual tipo de produto você produziria um jingle?
2. Pesquisa
Realize uma pesquisa acerca de como funciona a produção de jingles, por meio de revistas, recortes de jornal, livros, sites da internet, etc.
Organize o material coletado em uma pasta ou cole-o no caderno e realize suas considerações finais a respeito do material adotado por você, discorrendo sobre suas experiências em relação à pesquisa e também sore suas opiniões acerca do tema.
3. Ação expressiva
Separe materiais de papelaria que você possuir em casa (cartolina, papel pardo, jornais e revistas para recorte, tesoura, cola, caneta hidrocor, pincel atômico, etc.) e confeccione um cartaz de propaganda de um produto ou personalidade pública. Pesquise imagens de cartazes publicitários previamente, para que você tenha uma clara ideia de quais elementos devem constar no seu cartaz.
2° ano EM- A dança e suas modalidades
Conhecendo os conceitos de dança
A dança e suas modalidades
Uma as mais antigas formas de expressão humanas surge ainda no período dos hominídeos com a finalidade de comunicar ideias e sentimentos, uma vez que os seres humanos ainda não dominavam a fala, tampouco haviam criado um sistema de escrita.
Com o surgimento das primeiras sociedades primitivas, a dança desenvolve caráter religioso, sendo utilizada em rituais que buscavam explicar os fenômenos naturais por meio da alegoria de deuses e seres elementais, servindo como portal, canal de ligação entre os seres humanos e as divindades.
Somente na Idade Media, entre os séculos XII e XXIII, é que a dança assume uma nova função, de entretenimento, de confraternização por meio de danças pastoris, que celebravam as colheitas, as mudanças de estação do ano e os solstícios.
Dessa forma a dança corresponde à ação humana de expressar ideias e sentimentos por meio de movimentos corporais harmônicos, atuando em determinado tempo e espaço.
A dança pode ser coreografada, apresentando sequência de movimentos atreladas ao tema abordado ou livre, adotando gestos improvisados.
Erudita
Popular
Rítmica
Salão
Tradicional
Regional
Dança coreografada e de improviso
A dança durante sua trajetória evolutiva, apresenta fases de total improviso, em suas origens ou a partir de determinado ponto onde ocorre o desenvolvimento da técnica e seu registro, tornando-a perene, começamos a observar o surgimento dos primeiros esquemas coreográficos.
Um dos pioneiros no desenvolvimento de um sistema de notação de dança foi o coreografo Rudolf Laban que, a partir de seus revolucionários estudos dos movimentos do corpo, criou a Labanotação, um dos mais utilizados estilos para o registro de coreografias, ou "partituras da dança", ainda hoje utilizados.
Nas coreografias, os dançarinos seguem um esquema de padronização dos movimentos do corpo, de forma que seus gestos e sua expressividade física estarão a serviço das ideias de um coreografo, que moldara o corpo de seus dançarinos em evoluções sequenciais, procurando limpeza de gestos, sincronicidade e harmonia entre os integrantes do corpo de baile.
Nas danças de improviso, em sua maioria de caráter popular como as street dances, os dançarinos realizam evoluções livres acerca de um tema, utilizando apenas sua criatividade e condicionamento físico na execução das sequências de gestos e movimentos. Nessa modalidade de dança, também e comum se empregarem movimentos e gestos de variados estilos.
A dança no cinema
Desde o surgimento do cinema, observamos, em várias películas, a fusão entre a linguagem cinematográfica e a dança, seja apenas em pequenas cenas para criar ambientação diferente no enredo, conferindo-lhe maior plasticidade e movimento, seja relatando a historia de instituições dedicadas ao ensino e a difusão da dança ou à biografia de famosos dançarinos e coreógrafos.
Assim, seja em obras ficcionais, seja baseando-se em fatos reais, o cinema por seus amplo alcance, auxiliou a difundir e divulgar a linguagem da dança, nos incentivando, por meio de seus cativantes enredos, a praticar esta modalidade artística que oferece inúmeros benefícios tanto à saúde física, por meio do condicionamento do corpo, quanto à saúde mental.
O festival e o salão como modo de mostrar a produção
Os festivais de dança surgem como importantes momentos para os dançarinos, que tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, interagir com dançarinos e coreógrafos das mais variadas vertentes e, ainda , obter a variação de sua técnica pela critica especializada e por grandes nomes da dança, concorrendo também a importantes prêmios ou indicações para patrocínios, quando o festival ou mostra apresenta essa opção.
Esses eventos também são importantes espaços de troca de vivências, além de cursos, palestras e workshops de caráter formativo, contribuindo no desenvolvimento e no aperfeiçoamento profissional de seus participantes, por meio de reflexão sore suas praticas e da inserção do conhecimento de novas técnicas e formas de idealizar e realizar danças.
Desafio
1. Planejando - Mostra de filmes de dança
Fomentando o acesso ao mundo da dança, faça o esboço do planejamento de uma Mostra de Filmes de Dança Virtual.
- Escolha quais mídias sociais, plataformas e/ou aplicativos vai utilizar.
- Selecione quais filmes vão fazer parte da Mostra.
- Pense em como você vai fazer a divulgação.
- Faça um cronograma com data e horário.
- Pesquise a sinopse dos filmes.
1°Ano EM-ARTE- Intervenção artística em dança
Intervenção na escola
Objetos de conhecimento
Intervenção em espaços não convencionais- Corpo Espetacular-
O corpo como suporte físico na dança
Conhecendo os conceitos
Espaços urbanos não convencionais
Na rua
Na praça
Intervenções em espaços urbanos não convencionais
As intervenções artísticas surgem com a finalidade de revitalizar um espaço degradado, traduzindo-se também em um olhar diferenciado quanto a técnica e ao estilo.
Dessa forma, Kevin Lynch postula, a partir de 1992, sobre as dimensões dos direitos espaciais, distribuídas nos conceitos de acesso, ação, apropriação, mudança e destinação.
Assim, o acesso se refere às possibilidades de contato tanto do artista propositor quanto do público com a ora; a ação surge no próprio processo de criação do artista, de realização de intervenção, podendo ser dialógica ou não; a apropriação parte do principio de ocupação do local para a realização da intervenção, da revitalização do espaco; a mudança faz alusão ao processo de alteração de percepção, do olhar e da aceitação ao novo; e a destinação se traduz n a finalidade dos novos usos do espaço e dos elementos que compõem a intervenção.
Corpo espetacular
Essa expressão em dança refere-se não apenas à aparência física eterna de corpos delgados, esbeltos e altos, como também ao condicionamento desses corpos; a sua capacidade de movimentação no espaço/tempo; e a precisão técnica de movimentos, criando o chamado corpo espetacular, para a emissão de movimentos e gestos perfeitos, que geram a dança espetacular.
Este conceito, amplamente explorado na preparação corporal, surge nas formas tradicionais de treinamento corporal. Dessa maneira, o corpo espetacular apresenta situações de movimentos extremos fora do contexto cotidiano, envolvendo processos e procedimentos não habituais, como ocorre no balé clássico e no teatro.
O corpo como suporte físico na dança
Responsável pela representação humana, apresentando características próprias, o corpo é o principal fator expressivo, de acordo com o seu condicionamento e suas possibilidades de movimento.
O coreógrafo Rudolf Laban, um dos precursores da dança moderna, cria um método para o estudo dos movimentos do corpo partindo do conceito de Kinesfera (redoma imaginária que aponta todas as direções possíveis para o movimento humano, com suas extensões, determinando o espaço máximo que o corpo de um bailarino pode ocupar.
Para que possamos explorar todas as possibilidades de uso dos movimentos de nosso corpo para a dança, este precisa estar condicionado por meio de treinos específicos para regulação do tônus muscular; o relaxamento; a formação da consciência mio-osteo-articular por meio de micromovimentos de articulações, ossos e músculos; a criatividade e a organização postural, reativando órgãos e funções sensórias por meio da sensibilização.
Ação expressiva em dança
- Escolha um local de sua preferência em casa. Pode ser o quintal, o quarto, a sala, a garagem, entre outros.
- Selecione um objeto cênico (bola, cadeira, bacia, entre outros) para a realização desta atividade.
- Selecione uma canção (de preferência, apenas instrumental) e explore as possibilidades de movimento, dentro do espaço escolhido por você, realizando evoluções de forma livre no ritmo da melodia, explorando sua criatividade.
- Antes de começar a dançar, realize exercícios de aquecimento e alongamento, evitando assim alguma torção ou lesão física (ande em círculos, corra sem sair do lugar, salte e procure se espreguiçar, simule o ato de tocar o teto, retesando em os músculos de braços e pernas, gire, procure tocar as pontas dos pés com as mãos, faça movimentos de agachar e levantar etc.).
- Interaja com o objeto cênico escolhido por você em suas evoluções.
-Registre no caderno quais foram as sensações que esta atividade lhe proporcionou.
- Se possível, filme sua ação com câmera ou celular.
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 20/08 LÍNGUA PORTUGUESA PROF: MARIA CRISTINA 1ªS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO
Comédia Grega
A Comédia é um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga. Trata-se de um gênero crítico burlesco e humorado que satiriza diversos aspectos da sociedade desde os costumes, hábitos, moral, figuras nobres, instituições políticas, dentre outros.
Períodos e Principais Comediógrafos
A comédia que se desenvolveu em Atenas está dividida em três períodos, a
saber:
·
Comédia Antiga (500 a 400 a.C.): surge durante
o período da democracia ateniense, sendo seu principal representante
Aristófanes, com suas sátiras políticas e sociais.
·
Comédia Intermediária (400 a 330
a.C.): também chamada de “comédia mediana”, representa uma fase de transição de
curta duração, sendo seu principal representante: Antífanes.
·
Comédia Nova (330 a 150 a.C.): surge com a
queda da democracia ateniense, extinguindo-se o coro da comédia, sendo seu
principal representante: Menandro.
Principais Características
·
Textos em versos
·
Temas cotidianos
·
Parodia e fantasia
·
Sátiras políticas
·
Críticas sociais
·
Humor e estilo burlesco
·
Ironia e sarcasmo
·
Personagens simples (do povo) e nobres
·
Obscenidade e sensualidade
·
Intrigas sentimentais
·
Implicações filosóficas e morais
A Tragédia
Grega foi um dos gêneros teatrais
(ou dramáticos) mais encenados durante a Grécia Antiga.
·
É considerada o gênero teatral mais antigo, dos quais se
destacam os dramaturgos gregos: Ésquilo (524-456 a.C.), Sófocles (496-406 a.C.)
e Eurípedes (480-406 a.C.).
·
Características: Resumo
·
A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na
Grécia. Depois dela, surge a comédia e a tragicomédia, ambos gêneros menores,
segundo os gregos.
·
Isso porque na Tragédia os personagens não eram pessoas comuns,
como apareceriam nas comédias.
·
Além disso, os júris da tragédia envolviam pessoas escolhidas da
aristocracia, enquanto na comédia eram pessoas comuns, escolhidas da plateia.
·
As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias
trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam
personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos.
·
Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente
e o final infeliz e trágico.
·
Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) a
Tragédia era um gênero maior capaz de transmitir nas pessoas as sensações
vividas pelas personagens.
· Esse processo, definido por ele como “catarse”, acontecia com o público que assistia à peça como forma de purificação e/ou purgação dos sentimentos
Em outras palavras, a catarse representava uma descarga de sentimentos e emoções provocados pela tragédia.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/tragedia-grega/
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/comedia-grega/
ATIVIDADE PRÁTICA
GRAVE UM VÍDEO CURTO DE 1 A 2 MINUTOS ENCENANDO COMO VOCÊS ESTÃO SE SENTINDO NESSA PANDEMIA EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES ONLINE PODE SER CÔMICO OU TRÁGICO FICA A SEU CRITÉRIO E POSTE NO GRUPO DA SUA SALA. VOU AGUARDAR ANSIOSA!!!!!
Dicas de buscas de links, docs e mídias no WhatsApp
LOCALIZAR ARQUIVOS MAIS RÁPIDO,
NOS GRUPOS DE WHATSAPP
Ao entrar no seu grupo de sua série no whatsapp, siga as instruções para localizar arquivos como: docs, links e mídias.
1º Entre no seu grupo do WhatsApp;
2º Click acima do lado direito nos três pontinhos na vertical;
3º Click em MÍDIA DO GRUPO;
4º Você será direcionado para os arquivos de seu grupo:
MÍDIA DOCS LINKS;
5º Selecione MÍDIA e verá somente: slides, fotos, gravações de vozes, vídeos e imagens de PPT (aulas);
6º Selecione DOCS e verá somente: arquivos pdf, word;
7º Selecione LINKS e verá somente: links do Youtube, Forms (formulários do Google), Facebook, Padlet, Microsoft Forms, Classroom, Blog do Mônaco, dentre outros.
Os links possuem particularidades, uma delas o direcionará a uma página, onde fará atividades on-line, ou verá uma avaliação para que realize, ou mesmo instruções de atividades.
8 - Outra particularidade é que ao localizar seu link, se você clicar, ele irá direcioná-lo imediatamente ao dia que foi postado no grupo do whatsapp.
Esperamos que as instruções acima ajudem mais as suas buscas.
Ótimo estudo a todos os estudantes!
AULA 14/08/2020 - 9º ANO A e B - PORTUGUÊS
LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO
PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ
AULA: 14/08/20 – GRANDES ENCONTROS NA FICÇÃO.
TEMA AULA: INTERTEXTUALIDADE