segunda-feira, 24 de agosto de 2020

1°Ano EM-ARTE- Intervenção artística em dança

 Intervenção na escola

Objetos de conhecimento

Intervenção em espaços não convencionais- Corpo Espetacular- 

O corpo como suporte físico na dança

Conhecendo os conceitos

Espaços urbanos não convencionais Baillistas: grupo quer resignificar o contexto urbano por meio da ...

Na rua

Academias abrem III Congresso de Dança na Praça São Salvador

Na praça

Intervenções em espaços urbanos não convencionais

As intervenções artísticas surgem com a finalidade de revitalizar um espaço degradado, traduzindo-se também em um olhar diferenciado quanto a técnica e ao estilo.

Dessa forma, Kevin Lynch postula, a partir de 1992, sobre as dimensões dos direitos espaciais, distribuídas nos conceitos de acesso, ação, apropriação, mudança e destinação.

Assim, o acesso se refere às possibilidades de contato tanto do artista propositor quanto do público com a ora; a ação surge no próprio processo de criação do artista, de realização de intervenção, podendo ser dialógica ou não; a apropriação parte do principio de ocupação do local para a realização da intervenção, da revitalização do espaco; a mudança faz alusão ao processo de alteração de percepção, do olhar e da aceitação ao novo; e a destinação se traduz n a finalidade dos novos usos do espaço e dos elementos que compõem a intervenção.

Corpo espetacular

Essa expressão em dança refere-se não apenas à aparência física eterna de corpos delgados, esbeltos e altos, como também ao condicionamento desses corpos; a sua capacidade de movimentação no espaço/tempo; e a precisão técnica de movimentos, criando o chamado corpo espetacular, para a emissão de movimentos e gestos perfeitos, que geram a dança espetacular.

Este conceito, amplamente explorado na preparação corporal, surge nas formas tradicionais de treinamento corporal. Dessa maneira, o corpo espetacular apresenta situações de movimentos extremos fora do contexto cotidiano, envolvendo processos e procedimentos não habituais, como ocorre no balé clássico e no teatro.

Danca contemporanea - Clube Latino

O corpo como suporte físico na dança

Responsável pela representação humana, apresentando características próprias, o corpo é o principal fator expressivo, de acordo com o seu condicionamento e suas possibilidades de movimento.

O coreógrafo Rudolf Laban, um dos precursores da dança moderna, cria um método para o estudo dos movimentos do corpo partindo do conceito de Kinesfera (redoma imaginária que aponta todas as direções possíveis para o movimento humano, com suas extensões, determinando o espaço máximo que o corpo de um bailarino pode ocupar.

Rudolf von Laban: "TECNICA LABAN "

Para que possamos explorar todas as possibilidades de uso dos movimentos de nosso corpo para a dança, este precisa estar condicionado por meio de treinos específicos para regulação do tônus muscular; o relaxamento; a formação da consciência mio-osteo-articular por meio de micromovimentos de articulações, ossos e músculos; a criatividade e a organização postural, reativando órgãos e funções sensórias por meio da sensibilização.

Ação expressiva em dança

- Escolha um local de sua preferência em casa. Pode ser o quintal, o quarto, a sala, a garagem, entre outros.

- Selecione um objeto cênico (bola, cadeira, bacia, entre outros) para a realização desta atividade.

- Selecione uma canção (de preferência, apenas instrumental) e explore as possibilidades de movimento, dentro do espaço escolhido por você, realizando evoluções de forma livre no ritmo da melodia, explorando sua criatividade.

- Antes de começar a dançar, realize exercícios de aquecimento e alongamento, evitando assim alguma torção ou lesão física (ande em círculos, corra sem sair do lugar, salte e procure se espreguiçar, simule o ato de tocar o teto, retesando em os músculos de braços e pernas, gire, procure tocar as pontas dos pés com as mãos, faça movimentos de agachar e levantar etc.).

- Interaja com o objeto cênico escolhido por você em suas evoluções.

-Registre no caderno quais foram as sensações que esta atividade lhe proporcionou.

- Se possível, filme sua ação com câmera ou celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário