segunda-feira, 24 de agosto de 2020

2° ano EM- A dança e suas modalidades


 Conhecendo os conceitos de dança

A dança e suas modalidades

Uma as mais antigas formas de expressão humanas surge ainda no período dos hominídeos com a finalidade de comunicar ideias e sentimentos, uma vez que os seres humanos ainda não dominavam a fala, tampouco haviam criado um sistema de escrita.

Com o surgimento das primeiras sociedades primitivas, a dança desenvolve caráter religioso, sendo utilizada em rituais que buscavam explicar os fenômenos naturais por meio da alegoria de deuses e seres elementais, servindo como portal, canal de ligação entre os seres humanos e as divindades.

Somente na Idade Media, entre os séculos XII e XXIII, é que a dança assume uma nova função, de entretenimento, de confraternização por meio de danças pastoris, que celebravam as colheitas, as mudanças de estação do ano e os solstícios. 

Dessa forma a dança corresponde à ação humana de expressar ideias e sentimentos por meio de movimentos corporais harmônicos, atuando em determinado tempo e espaço.

A dança pode ser coreografada, apresentando sequência de movimentos atreladas ao tema abordado ou livre, adotando gestos improvisados.

Erudita

Balé mais visto de todos os tempos, 'Lago dos Cisnes' une erudito ...

Popular

Quadrilhas animam festejos juninos em Bodocó | Blog Rômulo Lima

Rítmica

Garota fazendo ginástica rítmica com salto de fita | Foto Premium

Salão

Dança de Salão - Clube Latino

Tradicional 

GRUPO DE FOLCLORE “CASA DE PORTUGAL” EM ANDORRA COMEMORA 20 ANOS ...

Regional

7 Danças Típicas da Região Nordeste do Brasil | Danças Nordestinas

Dança coreografada e de improviso

A dança durante sua trajetória evolutiva, apresenta fases de total improviso, em suas origens ou a partir de determinado ponto onde ocorre o desenvolvimento da técnica e seu registro, tornando-a perene, começamos a observar o surgimento dos primeiros esquemas coreográficos.

Um dos pioneiros no desenvolvimento de um sistema de notação de dança foi o coreografo Rudolf Laban que, a partir de seus revolucionários estudos dos movimentos do corpo, criou a Labanotação, um dos mais utilizados estilos para o registro de coreografias, ou "partituras da dança", ainda hoje utilizados.

Nas coreografias, os dançarinos seguem um esquema de padronização dos movimentos do corpo, de forma que seus gestos e sua expressividade física estarão a serviço das ideias de um coreografo, que moldara o corpo de seus dançarinos em evoluções sequenciais, procurando limpeza de gestos, sincronicidade e harmonia entre os integrantes do corpo de baile.

Nas danças de improviso, em sua maioria de caráter popular como as street dances, os dançarinos realizam evoluções livres acerca de um tema, utilizando apenas sua criatividade e condicionamento físico na execução das sequências de gestos e movimentos. Nessa modalidade de dança, também e comum se empregarem movimentos e gestos de variados estilos.

Street Dance, Rock in Rio « Ciclo Arquitetura

A dança no cinema

Desde o surgimento do cinema, observamos, em várias películas, a fusão entre a linguagem cinematográfica e a dança, seja apenas em pequenas cenas para criar ambientação diferente no enredo, conferindo-lhe maior plasticidade e movimento, seja relatando a historia de instituições dedicadas ao ensino e a difusão da dança ou à biografia de famosos dançarinos e coreógrafos.

Assim, seja em obras ficcionais, seja baseando-se em fatos reais, o cinema por seus amplo alcance, auxiliou a difundir e divulgar a linguagem da dança, nos incentivando, por meio de seus cativantes enredos, a praticar esta modalidade artística que oferece inúmeros benefícios tanto à saúde física, por meio do condicionamento do corpo, quanto à saúde mental.

O festival e o salão como modo de mostrar a produção

Os festivais de dança surgem como importantes momentos para os dançarinos, que tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, interagir com dançarinos e coreógrafos das mais variadas vertentes e, ainda , obter a variação de sua técnica pela critica especializada e por grandes nomes da dança, concorrendo também a importantes prêmios ou indicações para patrocínios, quando o festival ou mostra apresenta essa opção.

Esses eventos também são importantes espaços de troca de vivências, além de cursos, palestras e workshops de caráter formativo, contribuindo no desenvolvimento e no aperfeiçoamento profissional de seus participantes, por meio de reflexão sore suas praticas e da inserção do conhecimento de novas técnicas e formas de idealizar e realizar danças.

Desafio

1. Planejando - Mostra de filmes de dança

Fomentando o acesso ao mundo da dança, faça o esboço do planejamento de uma Mostra de Filmes de Dança Virtual.

- Escolha quais mídias sociais, plataformas e/ou aplicativos vai utilizar.

- Selecione quais filmes vão fazer parte da Mostra.

- Pense em como você vai fazer a divulgação.

- Faça um cronograma com data e horário.

- Pesquise a sinopse dos filmes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário