sexta-feira, 2 de outubro de 2020

AULAS DA SEMANA 22-09-2020 A 25-09-2020 - 9ºANO A e B

AULA: 22-09-20

TEMA DA AULA: Gênero debate.

LINK DA AULA: https://www.pebsp.com/videos/9-ano-portugues-prepare-se-para-debater-22-09-2020/

 







Debater e discutir são sinônimos?​

  • São verbos que denotam ações diferentes. ​
  • Numa discussão, duas (ou mais) pessoas apresentam suas ideias acerca de um tema e ambas almejam chegar a um consenso.​
  • Já em um debate, os indivíduos envolvidos apresentam suas ideias, porém, um pretende convencer o outro de que o seu ponto de vista deve ser o mais aceitável acerca de um tema. 



Gênero textual: o debate regrado​


  • É um gênero argumentativo oral cuja interação se dá por duas ou mais pessoas que buscam apresentar e conhecer pontos de vista divergentes sobre um determinado tema polêmico.​
  • Todos os envolvidos têm o direito de expor seus argumentos, assim como ouvir e respeitar os demais, mesmo que suas ideias sejam opostas.


O gênero textual debate regrado

Também chamado de debate de fundo controverso, esse tipo de debate promove a argumentação oral de temas polêmicos e tem como função social o desenvolvimento da escuta ativa e o respeito pelo outro.​




Como se preparar para um debate?​

  • Primeiramente, deve-se levar em consideração que o tema a ser debatido permita a controvérsia e traga contribuições para a vida dos alunos.​
  • Deve-se estudar ou conhecer o tema a ser debatido com certa antecedência, a fim de que o indivíduo tenha subsídios para planejar sua fala.​
  • Deve-se, prioritariamente, respeitar os direitos humanos fundamentais.​
  • Coletivamente, deve-se instituir as regras do debate e apresentá-las antecipadamente.​











ATIVIDADES - (ENVIAR VIA WHATSAPP)

 1- Justifique o nome do conto.​

2- Faça um levantamento dos elementos da narrativa após a leitura apurada do conto.​


=========================================================================

AULA: 24-09-2020

TEMA DA AULA: O debate regrado.



Conhecendo as regras previamente...​
Vamos instituir regras básicas para o nosso debate:​
  • 1º momento: debatedores explanam seus pontos de vista.​
  • 2º momento: cada participante realiza uma pergunta para o oponente que pode ou não responder. Havendo necessidade, pode-se pedir a réplica.​
  • 3º momento: os alunos, por meio do chat, participarão como auxiliadores dos debatedores e enviarão suas contribuições antes da avaliação.​
  • 4º momento: ocorrerá a avaliação dos espectadores (alunos do chat e demais ouvintes), que decidirão qual das partes logrou convencer mais.​

Quem vence o debate?​
Todos saem ganhando!​

O mais importante é que aprendamos a argumentar na oralidade, que respeitemos o tempo de fala do outro, exercendo a escuta ativa e formulando novas hipóteses para temas polêmicos!​




ATIVIDADES

1- Qual foi a razão, na sua opinião, da perda do oponente? ​

2- O que essa pessoa poderia ter feito para que tivesse mais chance de ganhar?​



=========================================================================

AULA 25/09/20 – 9º ANO A/B – CONVERSAS ENTRE VERSOS 

TEMA DA AULA: INTERTEXTUALIDADE 


Link da aula:  https://www.pebsp.com/videos/9-ano-portugues-conversas-entre-versos-25-09-2020/ 


ATIVIDADES 

1- Você já cantou o Hino Nacional Brasileiro na escola? 

2- Lembra quando e por quê? 

  

HINO NACIONAL BRASILEIRO: 

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas 
De um povo heroico o brado retumbante, 
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, 
Brilhou no céu da Pátria nesse instante, 

Se o penhor dessa igualdade 
Conseguimos conquistar com braço forte, 
Em teu seio, ó, Liberdade, 
Desafia o nosso peito a própria morte! 

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! 

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido, 
De amor e de esperança à terra desce, 
Se em teu formoso céu, risonho e límpido, 
A imagem do Cruzeiro resplandece. 

Gigante pela própria natureza, 
És belo, és forte, impávido colosso, 
E o teu futuro espelha essa grandeza. 

Terra adorada, Entre outras mil, 
És tu, Brasil, Ó Pátria amada! 
Dos filhos deste solo és mãe gentil, 
Pátria amada, Brasil! 

Deitado eternamente em berço esplêndido, 
Ao som do mar e à luz do céu profundo, 
Fulguras, ó Brasil, florão da América, 
Iluminado ao sol do novo mundo! 

Do que a terra mais garrida 
Teus risonhos lindos campos têm mais flores, 
"Nossos bosques têm mais vida" 
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". 

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! 

Brasil, de amor eterno seja símbolo 
O lábaro que ostentas estrelado, 
E diga o verde-louro dessa flâmula 
"Paz no futuro e glória no passado." 

Mas se ergues da justiça a clava forte, 
Verás que um filho teu não foge à luta, 
Nem teme, quem te adora, a própria morte. 


ACIONANDO CONHECIMENTOS

Você já ouviu alguma melodia que, automaticamente, o fez lembrar de outra música, filme, poema, propaganda, entre outros gêneros textuais? Exemplifique.​













ATIVIDADES 

 

1- O texto que você acabou de ler pertence ao gênero poema e está escrito em versos. 

  1. a) Que sentimentos o eu lírico expressa no poema? 


  1. b) O que as palavras “lá” “cá” representam para o eu lírico? 


  1. c) Com que intenção o poeta repete a expressão “minha terra tem”  

  1. O poema de Gonçalves Dias “conversa” com um texto muito conhecido pelos brasileiros. Que texto é esse? 


  1. d) Você sabe cantar todo o hino nacional de cor? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário