quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEMANA DE 14 A 17/09 CONTEÚDO DA AULA: FATO, TEMA E OPINIÃO

 

ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEMANA DE 14 A 17/09/2020           LÍNGUA PORTUGUESA  

PROFª: MARIA CRISTINA    1ªS SÉRIES:  A,B,C e D  CONTEÚDO DA AULA:  TEMA, FATO E OPINIÃO

 FATO: ACONTECIMENTO VERDADEIRO

OPINIÃO: MODE DE VER PESSOAL

TEMA: ASSUNTO

QUESTÃO 1 A VILA DE CONTÊINERES

Estudantes de Amsterdã se mudam para apartamentos de Lata. Em 1937, o americano Malcom McLean inventou grandes caixas de aço para armazenar e transportar fardos de algodão: os contêineres, hoje essenciais para o comércio na economia globalizada. Mas você aceitaria viver dentro de um? Na cidade de Amsterdã, capital da Holanda, fica a maior vila de contêineres do mundo: com aproximadamente 1000 apartamentos de metal. Ela fica a 4 quilômetros do centro e foi construída para atender à demanda por alojamentos estudantis na cidade. Os contêineres foram comprados na China, onde passaram por uma reforma e ganharam os equipamentos básicos de um apartamento, como pia, banheiro, aquecedor e isolamento acústico. Eles foram levados de navio para a Holanda e empilhados com guindastes para formar um prédio de 5 andares, que foi inaugurado em 2006 e hoje abriga cerca de 1000 estudantes. Os contêineres são pequenos, e o prédio não tem elevador (é preciso subir de escada). Mas, como o aluguel custa 320 euros por mês, barato para os padrões de Amsterdã, ninguém reclama. “No começo fiquei apreensivo, mas hoje acho bem eficiente”, diz o estudante alemão Torsten Müller, que já vive lá há 6 meses. O sucesso foi tão grande que a empresa responsável pelo projeto já construiu outra vila num subúrbio de Amsterdã – e também está erguendo um hotel na cidade de Yenagoa, na Nigéria, para turistas que quiserem ter a experiência de dormir num contêiner. Mas com acomodações de luxo – lata por fora, quatro- estrelas por dentro. (Caroline D’essen) Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oehhyyc8Avuwk_l_ta-5MdHe3spadWIm/view. Acesso em: 23 de julho de 2019.

O tema do texto é (A) o valor do aluguel em Amsterdã. (B) um problema habitacional grave. (C) a criação dos contêineres em 1937. (D) uma inovação na moradia em Amsterdã. (E) a influência da China no resto do mundo.

QUESTÃO 2 A TORRE EIFFEL DE UM BRASILEIRO

Inaugurada em 1889 como parte da Exposição Mundial de Paris, a Torre Eiffel, com 324 metros de altura, se tornou um dos principais símbolos da capital francesa. A cada ano, ela recebe quase 7 milhões de visitantes. Um deles, o empresário Edson Ferrarin, se apaixonou pela estrutura a ponto de construir uma réplica. A obra custou R$ 180 mil e reproduz as formas da torre original, mas com apenas 10% de seu tamanho, o que equivale a um prédio de 11 andares. Foram usadas mais de 2 mil peças de ferro, que somam 30.000 quilos (contra 10.000 toneladas da verdadeira). A torre de Umuarama já está aberta para visitação. (Revista ÉPOCA) Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oehhyyc8Avuwk_l_ta-5MdHe3spadWIm/view. Acesso em: 23 de julho de 2019.

O tema desse texto é a

(A)    importância da torre. (B) inauguração da torre. (C) simbologia da torre. (D) origem da torre. (E) réplica da torre.

QUESTÃO 3 CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar. DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso em: 23 de julho de 2019.

O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é (A) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”. (B) ...“É poder votar em quem quiser...”. (C) ...“revelam estágios de cidadania...” (D) ... “Foi uma conquista dura. ” (E) ”Muita gente lutou”.

QUESTÃO 4 TRINDADE TERÁ SISTEMA HÍBRIDO

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo. A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo. – Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimenta por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel. Jornal do Brasil. 27 jul. 2007.

Uma opinião emitida por Ricardo Dutra é (A) o óleo diesel é levado em barcos para Trindade. (B) o projeto é de grande importância para Trindade. (C) a ilha de Trindade precisa ser alimentada por óleo diesel. (D) a ilha de Trindade fica a 1.200 quilômetros da costa. (E) a ideia é implantar um sistema híbrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário