quinta-feira, 16 de julho de 2020

PORTUGUES - AULA: 18/06/20 – ROMANTISMO E A IDEALIZAÇÃO DA MULHER

E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

NOME_____________________________ Nº____ SÉRIE: _____ DATA: ________

PROFESSORA: VANILDE DONEGÁ

AULA: 18/06/20 – ROMANTISMO E A IDEALIZAÇÃO DA MULHER

OBJETIVO DA AULA: Reconhecer as especificidades do texto narrativo: romance, a partir das atividades do caderno do aluno (2º Bimestre).

Link da aula https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-portugues-romantismo-e-a-idealizacao-da-mulher-18-06-2020/





Link sobre Romantismo: https://www.youtube.com/watch?v=WoVrtwtWPZc

O Romantismo foi um movimento literário e artístico que influenciou as pinturas, a literatura, a arquitetura e a música. No Brasil, o período romântico foi dividido em três fases, de acordo com as características da época. O nacionalismo, individualismo e o subjetivismo marcaram esse movimento.

Principais características do Romantismo 

O Romantismo foi um movimento artístico, filosófico e intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e durou até o século XIX, gerando influências na literatura, pintura, música e arquitetura.

As principais características do romantismo são:


  • Ênfase nas emoções;
  • O individualismo era bastante valorizado;
  • Exaltação da Natureza;
  • Rejeição às regras de ordem, harmonia e balanço;
  • Valorização do irreal, imaginário, espontâneo, transcendental e a individualidade de cada indivíduo. 

Esse movimento artístico, diferente do classicismo, do racionalismo e do iluminismo, chegou ao Brasil no final do século XVIII.

valorização da mulher Exercícios sobre Romantismo

Na literatura, esse movimento artístico era caracterizado por:


  • Se opor ao modelo clássico;
  • Estruturação do texto em prosa, longo;
  • Narração cronológica;
  • O ser é o centro da obra;
  • Surgiu o público consumidor, folhetim;
  • Versos livres e versos brancos;
  • Exaltação do nacionalismo, natureza e da pátria;
  • Idealização da mulher, do amor e da sociedade;
  •  Criou-se um herói nacional;
  • Valorização extrema das emoções e sentimentos individuais;
  • Subjetividade;
  • Egocentrismo;
  • Recordação da infância;
  • Fuga do real.


O sentimentalismo romântico e o escapismo pelo suicídio foram a base para a escola literária, principalmente com o romance de Goethe “Os sofrimentos do jovem Werther”, publicado na Alemanha em 1774.

As primeiras obras que da revolução romântica:


  • Livro Mon Lescut, do Prévost (1731);
  • Livro História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749);
  • Poesias de Lord Byron, consideradas ultrarromânticas;
  • Romance Ivanhoé, de Walter Scott.


As obras populares e folclóricas compostas em latim vulgar, em prosa ou verso que tinham temas como fantasias e aventuras eram denominadas romances.

Romantismo no Brasil

O marco inicial do Romantismo no Brasil foi o lançamento da “Revista Niterói” e o livro “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães lançados em Paris. O romantismo era muito parecido com o movimento romântico europeu, mas se diferenciava pelo alto nacionalismo, pela exaltação do índio entre outras características.

Índio Exercícios sobre Romantismo


O Romantismo no Brasil foi classificado em três períodos diferentes:


  • Primeira Geração: Valorização da cultura local e rompimento com as influências europeias. Motivada pela Independência do Brasil em 1822, as obras transmitiam valores nacionalistas, colocando os índios como representantes da cultura.


  • Segunda Geração: Surgiu na segunda metade do século XIX e foi marcada pelo pessimismo, desilusão, exaltação da morte, depressão e solidão. Esse período também é chamado de “ultrarromântico” ou “mal do século”.

 Terceira Geração: Os artistas expressavam as suas opiniões e ideais abolicionistas, faziam críticas sociais e valorizavam a liberdade.

OBS: As atividades deverão ser entregues até 18/07/20 – 6ª feira. 

Assinale com um (X) 

1 – (Fuvest) – Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos: 

a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário. 
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente. 
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos. 
d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político. 
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria. 

2 – (UFRR) – A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram: 

a) Indianista e histórico; 
b) Histórico e urbano; 
c) Urbano e regional; 
d) Regional e indianista; 
e) Indianista e urbano. 

3 – (FAU-SP) – O indianismo de nossos poetas românticos é: 

a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira. 
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente. 
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. 
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava. 
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores. 

4 – (UFRS) – Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil. 
I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria. 
II. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo. 
III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e II. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 

5 – (UFPA) – Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi: 
a) Romantismo 
b) Barroco 
c) Realismo/Naturalismo 
d) Modernismo 
e) Neoclassicismo 

6 – (FUVEST-SP) – “A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo.” 
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas: 
a) barrocos. 
b) arcádicos. 
c) românticos. 
d) simbolistas. 
e) parnasianos. 

7 – (FUVEST-SP) – Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que: 
a) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais. 
b) é um composto resultante de formas originais do conto. 
c) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza. 
d) representa contestação política ao domínio português. 
e) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos. 

8 – (UFPA) – A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil: 

a) Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa. 
b) Registra-se o abandono total do soneto. 
c) Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos. 
d) Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro. 
e) Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia. 

 (UFES) – Em relação ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que: 

 a) analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a riqueza material. 
b) é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora que aparece no texto. 
c) narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e frívola. 
d) protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de Lúcia. 
e) autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem anos atrás. 

10 – (UCP-PR) – O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de: 
a) Gonçalves Dias. 
b) Castro Alves. 
c) Gonçalves de Magalhães. 
d) Casimiro de Abreu. 
e) Álvares de Azevedo. 

11 – (UFRN) – Sobre Gonçalves Dias, é correto afirmar: 
a) natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e Ubirajara. 
b) poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna. 
c) poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo, Timbiras.
d) natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao escrever Inspirações do Claustro. 
e) poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra Conferências Literárias. 

12 – (FAU-SP) – O indianismo de nossos poetas românticos é: 
a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira. 
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente. 
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. 
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava. 
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores. 

13 – (U.F. Juiz de Fora-MG) – Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto: 
a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil. 
b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira. 
c) desenvolvimento do teatro nacional. 
d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas. 
e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização. 

14 – (OSEC-SP) – A época romântica caracteriza-se por ser: 
a) lusófoba e nacionalista. 
b) de influência inglesa. 
c) ateia e influenciada pelo positivismo. 
d) carente de bons poetas. 

15 – (UFV-MG) – A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”. 

Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima: 

a) amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida. 
b) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele. 
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte. 
d) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos. 
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico. 


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