quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Características do Poema Lírico Língua Portuguesa Prof. Maria Cristina 1ªs séries A,B,C e D

 

E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO             PROFESSORA : MARIA CRISTINA      LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE DA SEMANA DE 21/09 A 24/09   1ªS SÉRIES: A, B, C e D

GÊNERO LÍRICO

GÊNERO LÍRICO ORIGINOU-SE NA GRÉCIA ANTIGA, ÉPOCA EM QUE A MANIFESTAÇÃO POÉTICA ERA APRESENTADA AO PUBLICO ORALMENTE, EM FORMA DE CANTO, O QUAL ERA ACOMPANHADO POR UM INSTRUMENTO MUSICAL CHAMADO LIRA. SUA MANIFESTAÇÃO EM FORMA DE CANTO PERDURA ATÉ O FINAL DA IDADE MÉDIA, MOMENTO A PARTIR DO QUAL O GÊNERO LÍRICO PASSA A TER NA PALAVRA ESCRITA SEU PRINCIPAL MEIO DE COMPOSIÇÃO E DE DIFUSÃO.

ESSE REGISTRO NO PAPEL CONTRIBUIU PARA QUE CADA VEZ MAIS OS POETAS EXPERIMENTASSEM FORMAS MAIS SOFISTICADAS DE COMPOSIÇÃO, COMO O USO DA MÉTRICA, A CONSTRUÇÃO DE RIMAS, A SELEÇÃO VOCABULAR E A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NO ESPAÇO GRÁFICO. ESSAS CARACTERÍSTICAS, PORÉM, ISOLADAMENTE, NÃO DEFINEM O GÊNERO LÍRICO, QUE TAMBÉM APRESENTA COMO TRAÇO PRINCIPAL A MANIFESTAÇÃO DA SUBJETIVIDADE

 

CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LÍRICO

 

• EU LÍRICO

COMO UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LÍRICO É A MANIFESTAÇÃO DA SUBJETIVIDADE, OU SEJA, A MANIFESTAÇÃO DE ASPECTOS LIGADOS À INTERIORIDADE DE UM SUJEITO, DÁ-SE O NOME DE EU LÍRICO À VOZ QUE SE EXPRESSA NO POEMA. NO ENTANTO, HÁ QUE SE ATENTAR PARA O FATO DE QUE O EU LÍRICO NÃO NECESSARIAMENTE CORRESPONDE À VOZ DO POETA, AFINAL, ELE PODE MATERIALIZAR EM SEU POEMA UM EU LÍRICO DISTINTO DE SEU EU BIOGRÁFICO.

 

LINGUAGEM

NO GÊNERO LÍRICO, NORMALMENTE É UTILIZADA A LINGUAGEM CONOTATIVA, OU SEJA, QUANDO AS PALAVRAS EMPREGADAS ESTÃO EM SEU SENTIDO FIGURADO, EM SEU SENTIDO POÉTICO. ASSIM, O POETA TENDE A ALTERAR O SENTIDO DE PALAVRAS CRISTALIZADAS NO COTIDIANO PARA ATRIBUIR-LHE UM SENTIDO MAIS AMPLO. O LEITOR, POR SUA VEZ, VÊ-SE, NO MOVIMENTO DE LEITURA E DE INTERPRETAÇÃO, COMO ALGUÉM QUE PRECISA DECODIFICAR AS PALAVRAS PRESENTES NO POEMA PARA ALÉM DE SEU SENTIDO DENOTATIVO, TENDO COMO AUXÍLIO O CONTEXTO EM QUE CADA VOCÁBULO APARECE.

NO GÊNERO LÍRICO, O USO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM, COMO A ALITERAÇÃO (REPETIÇÃO DE CONSOANTE), A ASSONÂNCIA (REPETIÇÃO DE VOGAL) E O PARALELISMO (REPETIÇÃO DE FRASES E ORAÇÕES), CONTRIBUI PARA O ALCANCE DA LINGUAGEM POÉTICA.

 

DISPONÍVEL EM : https://brasilescola.uol.com.br/literatura/genero-lirico.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário