REVISÃO DO CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE 1ªS SÉRIES: A,
B, C e D
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: MARIA CRISTINA
Trovadorismo: história e características
O Trovadorismo foi o primeiro movimento literário português. Foi
marcado, principalmente, pelas poesias e cantigas. Leia este texto para saber
mais.
Introdução: o que foi
Podemos dizer que o Trovadorismo foi a primeira manifestação literária
da Língua Portuguesa.
Contexto histórico
- Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal
estava no processo de formação nacional.
- Na área econômica e política, Portugal vivia no período do Feudalismo.
- Estava ocorrendo na Península Ibérica o processo de Reconquista. Vale
lembrar que os muçulmanos invadiram o sul de Portugal e Espanha no começo do
século VIII. As guerras de reconquista ocorreram entre os séculos VIII e XV.
Marco inicial: origem e história
O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida
também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano
de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando
começa o Quinhentismo.
Trovadores e Cancioneiros
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que
compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as
cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros,
conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros.
São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da
Vaticana”.
Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa foram: Dom
Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires
Nunes e Meendinho.
Os tipos de cantigas e suas principais
características e temas
No Trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em:
Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de
Amor e Cantigas de Amigo).
Cantigas de Maldizer: através delas, os
trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais.
Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada
podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o
nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta,
utilizando-se de duplos sentidos.
Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador
destacava todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição
inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum era o amor não correspondido. As
cantigas de amor reproduziam o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois
o trovador passava a ser o vassalo da amada (suserana), esperando receber um
benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento
pelo amor não correspondido).
Cantigas de Amigo: enquanto nas
Cantigas de Amor o eu lírico era um homem, nas de Amigo era uma mulher (embora
os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado
de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Disponível em: https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm
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