quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE REVISÃO DE CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA MARIA CRISTINA 1ªS SÉRIES A, B, C e D d

 

REVISÃO DO CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE 1ªS SÉRIES: A, B, C e D

 

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: MARIA CRISTINA

Trovadorismo: história e características

O Trovadorismo foi o primeiro movimento literário português. Foi marcado, principalmente, pelas poesias e cantigas. Leia este texto para saber mais.

Introdução: o que foi

 

Podemos dizer que o Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.

 

Contexto histórico

 

- Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.

 

- Na área econômica e política, Portugal vivia no período do Feudalismo.

 

- Estava ocorrendo na Península Ibérica o processo de Reconquista. Vale lembrar que os muçulmanos invadiram o sul de Portugal e Espanha no começo do século VIII. As guerras de reconquista ocorreram entre os séculos VIII e XV.

 

Marco inicial: origem e história

 

O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo. 

 

Trovadores e Cancioneiros

 

Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

 

Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa foram: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

 

Os tipos de cantigas e suas principais características e temas

 

No Trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo). 

 

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

 

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.

 

Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destacava todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum era o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduziam o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passava a ser o vassalo da amada (suserana), esperando receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

 

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu lírico era um homem, nas de Amigo era uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.

 

Disponível em: https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm

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