sábado, 25 de julho de 2020

O DESAFIO DOS SUPERPODERES


E.E. VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO

AULA 01/07/2020 – PROJETO DE VIDA - O DESAFIO DOS SUPERPODERES (caderno do aluno pág. 153 e 154)

PROF. VANILDE DONEGÁ
NOME: __________________________________ Nº____ SÉRIE: ____ DATA_________

Link da aula (CMSP)
















A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais 
 
Competências socioemocionais:A educação, cada vez mais, enxerga as pessoas em sua totalidade. 
Isso significa que os processos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem consideram os indivíduos a partir de uma multiplicidade de valores. 
Um ser humano é o que é devido às suas inúmeras características, ao contexto em que vive e à forma como “transita” pelo mundo. 
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. 
“Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora. “Ou seja, são parte da formação integral e do desenvolvimento do ser humano. São habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.” 
Cristina Favaron Tugas, Diretora Pedagógica do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), de São Bernardo do Campo (SP). 
    



Importância das habilidades e competências socioemocionais 
As competências socioemocionais servem para crianças, jovens e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. 

Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros. 


É importante ressaltar que as habilidades são importantes para a vida como um todo. 



Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? 

Competências socioemocionais na educação infantil

Empatia 
Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo. 

Felicidade 
Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo. 
É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz. 

Autoestima 
É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si. 

Ética 
É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade. 
Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno etc. É, enfim, a capacidade de decidir com base na valoração social. 



Paciência 
Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. 

Autoconhecimento 
É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. 
Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui. 

Confiança 
Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações. 
A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica. 

Responsabilidade 
É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos. 
Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada. 

Autonomia 
Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea. 

Criatividade 
É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana. 
                                     https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/ 



ACIONANDO NOSSOS SUPERPODERES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 

              PESQUISA (Registre no caderno as respostas) 
  1. O que significa competência? 
  1. Sócio? 
  1. Emocional? 
  1. Quais são as competências socioemocionais? 

REFLEXÃO (Registre no caderno as respostas) 
Faça uma pausa. Feche os olhos e tente se lembrar quais foram os seus sentimentos, pensamentos e ações nos últimos meses. Pense nas situações difíceis que você vivenciou. Como você lidou com elas? O que fez ou tem feito para superá-la? Quais competências socioemocionais você utilizou? 

ATIVIDADE 1 (Registre no caderno) 
Com base na sua reflexão, escolha uma das competências socioemocionais e responda: 
- Como você exerce no seu dia a dia, citando exemplos para ilustrá-la? 

REFLEXÃO (Registre no caderno) 
Você costuma autoavaliar as suas ações e escolhas? 
- Quando foi a última vez que você se autoavaliou? 

ATIVIDADE 2 (Registre no caderno) 
Retomando as competências socioemocionais, daquelas listadas no início da aula, há algumas que você precisa desenvolver melhor? 
- Relate como você pode desenvolver melhor essa competência? 

ATIVIDADE 3 (registre no caderno) 
COMPETÊNCIA ESCOLHIDA (As competências que eu pretendo praticar mais. E as que eu preciso praticar menos). 





  


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