segunda-feira, 12 de outubro de 2020

AULAS DA SEMANA 28-09 A 02-10-2020 - 9ºANO A e B

 AULA 29-09-2020  

9º ano A e B - Português

TEMA DA AULA: Análise de poemas e figuras de linguagem.



Por que será que o poema dele se chama 

“Conotação de Casa”? 


Pensando na forma de um poema... 

                        Toda escolha que o poeta faz tem uma intenção e, nessa intenção, há sentido!

                                                                Tudo faz sentido dentro de um texto poético!


A versificação de um poema

Poemas são textos escritos em versos, isso já sabemos. Um conjunto de versos é chamado estrofe. Dependendo da quantidade de versos que cada estrofe apresenta, dá-se um nome a ela. Alguns deles são:
  • Parelha: estrofe formada por 2 versos.
  • Quadra ou quarteto: formada por 4 versos.
  • Terceto (quinteto, sexteto etc.).
  • Oitava rima: formada por 8 versos decassílabos.
Algumas definições mudam de acordo com a quantidade de sílabas poéticas que cada verso da estrofe apresenta.

Leitura de texto

“Dualismo”, Olavo Bilac

Não és bom, nem és mau: és triste e humano...
Vives ansiando, em maldições e preces,
Como se, a arder, no coração tivesses
O tumulto e o clamor de um largo oceano.
Pobre, no bem como no mal, padeces;
E, rolando num vórtice vesano,
Oscilas entre a crença e o desengano,
Entre esperanças e desinteresses.
Capaz de horrores e de ações sublimes,
Não ficas das virtudes satisfeito,
Nem te arrependes, infeliz, dos crimes:
E, no perpétuo ideal que te devora,
Residem juntamente no teu peito
Um demônio que ruge e um deus que chora.


RESPONDA:

1- Qual pode ser considerado o tema desse poema?   

2- Quanto à estrofação, como podemos classificar esse poema?



Definição do vocábulo que deu nome ao soneto:
Dualismo: proveniente de princípios diversos como religião e filosofia, os quais buscam compreender a condição humana, numa constante divisão entre o bem e mal, da essência e da resistência, da matéria e do espírito etc. 


Relembrando ANTÍTESE

Antítese é uma figura de linguagem cuja finalidade é apresentar em um mesmo período, texto ou contexto palavras com sentidos opostos, ou seja, contrastes perceptíveis. Exemplo: claro/escuro, trevas/luz, sol/chuva, doce/azedo etc.

No texto lido, o poeta constrói o dualismo por meio de antíteses. Destaque-as no texto.


Se liga nessa!
Cada ser humano traz dentro de si um universo a ser descoberto. É necessário fazer uma parada de vez em quando e perguntar: Quem sou eu? O que faço neste mundo? Sou bom o tempo todo? Tenho muitos defeitos? O que tenho feito para contribuir de forma positiva com o mundo que me rodeia?


Slam de poesia em podcast!

Pensando em nosso papel no mundo...

Vamos ouvir um poema criado para o slam do CMSP e produzido pela aluna Isabela dos Santos Melo, que estuda na E. E. Prof. Hélio Polesel.



Responda no caderno

Qual é a figura de linguagem presente no verso “Corra apenas para dentro de você”?

 Você acha que o poema dela tem uma forma específica ou foi escrito em verso livre?





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AULA 01-10-2020
9º ANO A e B - PORTUGUÊS

TEMA DA AULA: Análise de texto argumentativo escrito.

LINK DA AULA: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4141&id=412






VOZES ARGUMENTATIVAS

Partimos do princípio de que todo texto é permeado por inúmeras vozes. Estamos constantemente respondendo a estas vozes presentes nos enunciados discursivos. O artigo que leremos é composto por diferentes vozes que oportunizam a construção do posicionamento do leitor em relação à questão polêmica apresentada.


Leitura de texto argumentativo

TÍTULO:_____________________________

O Brasil é um país com grande extensão territorial e uma diversidade revelada pelos costumes, tradições e culturas das diferentes regiões. Adoniran Barbosa, importante compositor brasileiro, reproduziu em suas letras a pluralidade do país, especialmente, a variedade da língua. Em “Samba do Arnesto”, expressões como “Nós fumos, não encontremos ninguém” revelam traços linguísticos que, muitas vezes, são vistos com menos prestígio pela sociedade, no entanto, é preciso compreender que existem variedades linguísticas e uma não deve se sobrepor às outras. 

Em nossa sociedade, determinados grupos de falantes, principalmente os menos favorecidos, são avaliados pelo uso que fazem da língua, o que caracteriza preconceito linguístico e evidencia as desigualdades sociais, uma vez que não se leva em conta os fatores que determinam os diferentes falares, como a faixa etária, as condições socioeconômicas e os regionalismos. Chico Bento, personagem dos quadrinhos de Maurício de Sousa, é um exemplo da variedade regional, pois representa a criança criada no campo com as diferenças linguísticas encontradas nessa região e que, várias vezes, é vítima de preconceito por fugir daquilo que é considerado a norma-padrão.

Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental no combate ao preconceito linguístico, não apenas ensinando a norma-padrão, mas também as variedades da língua, pois os falantes devem ser capazes de adequar sua linguagem à situação comunicativa e ao interlocutor. Além disso, campanhas publicitárias poderiam ser veiculadas pelo país para valorizar a língua do povo e combater toda forma de preconceito. Com isso, a voz de Adoniram Barbosa e o retrato da fala cotidiana continuariam ecoando a diversidade do povo e da língua.

Análise textual e revisão de conceitos

1. Qual título você daria para o texto lido?

2. No 1º parágrafo, quando a professora cita “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa, podemos considerar que ela utilizou um argumento
a) (    ) de autoridade.
b) (    ) de exemplificação.


Revisão dos conceitos

  • O argumento de autoridade é o que valida a tese defendida pela credibilidade atribuída à palavra de uma autoridade ou especialista no assunto abordado.
  • O argumento de exemplificação é aquele no qual o argumentador recorre a exemplos para amparar sua tese.
  • O argumento de evidência reforça a tese através de dados comprovados.
  • No argumento de princípio, a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (ética, lógica, científica etc.) aceita como verdadeira e de validade universal.
  • No argumento por causa e consequência, o argumentador apresenta a causa e a consequência de sua tese.
  • No argumento por comparação, pretende-se convencer com base em fatores de semelhança ou analogia evidenciados nas apresentações utilizadas.







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AULA: 02-10-2020

TEMA DA AULA: O debate deliberativo.





O que é RETÓRICA?

A palavra é originária do grego e está relacionada ao significado de “fala pública” ou “orador”. A pessoa que domina bem a retórica possui a arte de persuadir/convencer o outro com clareza e eloquência, transmitindo suas ideias com convicção.



Você é “bom de lábia”? 


O debate deliberativo

Diferentemente do modelo de debate que realizamos na semana passada, no que apresentaremos hoje, a ideia consiste em chegarmos a um consenso acerca de um assunto polêmico após diálogo, discussão e reflexão.

Podemos levantar questionamentos diferentes, mas precisamos encaminhar juntos uma resposta à pergunta apresentada e, então, não haverá um lado vencedor.


Qual a função social desse tipo de debate?

O intuito desse debate não é fazer o seu argumento prevalecer por convencer mais que o do seu oponente, mas que ele seja suficientemente consistente para fortalecer a ideia defendida por você frente às discussões apresentadas pelos envolvidos. Isso exigirá, também, escuta ativa e respeito pelos argumentos que os demais apresentarão, pois todos deverão chegar a um consenso de forma dialética.



















































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