quinta-feira, 6 de agosto de 2020

PASSEANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS – PARTE 2 - 8º ANO B - PORTUGUES

AULA 21/07/20 – 8º ANO 


TEMA DA AULA: PASSEANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS – PARTE 2 

OBJETIVOS DA AULA: - Estudar o gênero textual conto; 

                                        - Interpretar o conto; 

                                         - Retornar os elementos da narrativa e explorar aspectos linguísticos do texto, em destaque os discursos direto e indireto. 



Link da aula: 

Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas.

 

O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira. Grandes autores, como Álvares de Azevedo, Machado de Assis ou Mário de Andrade, são reconhecidamente excelentes contistas. 

  

Estrutura 

O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente: 

  • poucos personagens; 
  • espaço ou cenário limitado; 
  • recorte temporal reduzido. 

 

Elementos 

A estrutura do conto é baseada nos elementos fundamentais da tipologia narrativa. Nesse sentido, o gênero textual em questão deve ter: 


Personagens 

Esse elemento corresponde aos seres que executam e sofremações durante o enredo das narrativas. Nesse sentido, podem ser personagens tanto seres humanos quanto outros seres viventes, tais quais animais, plantas ou até objetos humanizados. 

 

 Fundo de madeira criativo. pequena árvore ano novo dentro de uma sala — Fotografia de Stock

 

 Narrador 

O narrador é aquele que conta a história ao leitor, possui tipos, conforme se explica a seguir. 

 

Narrador em 1ª pessoa: também conhecido como narrador personagem, é aquele que participa do enredo que narra. Os verbos utilizados são flexionados na 1ª pessoa do discurso. 

 

Narrador observador: não participa da história, é alguém externo a ela, desconhecido das personagens e irrelevante ao conflito. Os verbos usados são flexionados na 3ª pessoa do discurso. É importante dizer: esse narrador conta apenas o que vê, desconhecendo o futuro ou os pensamentos das personagens. 

 

Narrador onisciente: também não participa da história. No entanto, diferentemente do observador, é um tipo que conhece o passado, o futuro e os pensamentos das personagens.  

 

Tempo 

Esse elemento em uma narrativa pode ser entendido de duas formas. De um lado, fala-se de tempo como a época em que a história ocorre. 

Além dessa perspectiva, há também nesse elemento a ideia de tempo de duração da narrativa. 

 

Espaço 

O espaço de um conto é, em linhas gerais, o cenário no qual as personagensexecutam e sofrem as ações que compõem o enredo. 

 

Enredo 

É definido como a sequência das ações que compõe a história. É o enredo que traz movimento para o gênero narrativo.


Conflito 

Pode ser definido como a situação-problema vivenciada pelas personagens em uma narrativa. No caso do conto, por ser um gênero curto, o conflito costuma ser único. 

 

Tipos 

Devido à diversidade de formas com as quais um conto pode ser construído, é comum encontrarmos subdivisões desse tipo de texto. Nesse sentido, veja duas subcategorias do gênero, a seguir. 

 

 

 Paisagem abstrata com o velho castelo no luar — Fotografia de Stock


Conto fantástico 

Pode ser definido como aquele em que o enredo apresenta situações inexplicáveis,segundo as leis que regem a realidade. Nesse tipo de narrativa, o acontecimento sobrenatural está sempre presente.  

 

 

. Conto de fadas 

Os contos de fadas, velhos conhecidos da infância, são gêneros medievais que ainda fazem muito sucesso. Por definição, esse tipo de narrativa tem personagens folclóricos, tais como: fadas, gnomos, animais personificados etc. Além disso, é comum que esse tipo de conto apresente um fundo moral claro e, por isso, tem certo caráter didático. 

 

 

 

 Cenário de fantasia de Castelo de carruagem — Fotografia de Stock

 

                                 

ATIVIDADES (disponível no caderno do aluno vol. 2) 

  

 

  1. 1- Leia o texto “ A grande surpresa”, e responda: 

No primeiro trecho, notamos que a família passa por um drama enfrentado por muitas outras famílias brasileiras. 

Segundo o texto, que situação é essa? 

R=  


2- Observe o trecho: 

   “O pachegou tarde da noite carregando uma caixa. As crianças já estavam     dormindo”. 

R=  

 

  1. 3- O texto lido é um contoJustifique essa afirmativa com elementos do texto. 

R=  

 

  1. 4- Quanto ao foco narrativo, o narrador é: 

  2. (   )    personagem, pois participa da história, narra em 1ª pessoa.

  3. (  ) observador, pois não participa da história, narra em 3ª pessoa. 

 

  1. 5-  Qual é o conflito vivido pelas personagens? 

R=  

 

  1. 6- Que personagem é responsável para resolver esse conflito? Como isso acontece? 

R=  

 

  1. 7- Sabendo se que a família vivia sob uma difícil condição econômica, o que se pode inferir de: “Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala!”. 

R=  

 

  1. 8- Releia o trecho: “A mãe, ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela”. 

Na sua opinião, por que a mãe deixa de lado a reclamação e acompanha a família no deleite daquela pizza? 

R=  


  1. 9- Releia o trecho: 

“A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil, o seu Joaquim pagar no mesmo dia”. 

                Em destaque, no trecho lido, temos: 

                 a)(   ) discurso direto 

                 b)(   ) discurso indireto 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário