AULA 21/07/20 – 8º ANO
TEMA DA AULA: PASSEANDO PELOS GÊNEROS TEXTUAIS – PARTE 2
OBJETIVOS DA AULA: - Estudar o gênero textual conto;
- Interpretar o conto;
- Retornar os elementos da narrativa e explorar aspectos linguísticos do texto, em destaque os discursos direto e indireto.
Link da aula:
Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas.
O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira. Grandes autores, como Álvares de Azevedo, Machado de Assis ou Mário de Andrade, são reconhecidamente excelentes contistas.
Estrutura
O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente:
- poucos personagens;
- espaço ou cenário limitado;
- recorte temporal reduzido.
Elementos
A estrutura do conto é baseada nos elementos fundamentais da tipologia narrativa. Nesse sentido, o gênero textual em questão deve ter:
Personagens
Esse elemento corresponde aos seres que executam e sofrem ações durante o enredo das narrativas. Nesse sentido, podem ser personagens tanto seres humanos quanto outros seres viventes, tais quais animais, plantas ou até objetos humanizados.
Narrador
O narrador é aquele que conta a história ao leitor, possui tipos, conforme se explica a seguir.
Narrador em 1ª pessoa: também conhecido como narrador personagem, é aquele que participa do enredo que narra. Os verbos utilizados são flexionados na 1ª pessoa do discurso.
Narrador observador: não participa da história, é alguém externo a ela, desconhecido das personagens e irrelevante ao conflito. Os verbos usados são flexionados na 3ª pessoa do discurso. É importante dizer: esse narrador conta apenas o que vê, desconhecendo o futuro ou os pensamentos das personagens.
Narrador onisciente: também não participa da história. No entanto, diferentemente do observador, é um tipo que conhece o passado, o futuro e os pensamentos das personagens.
Tempo
Esse elemento em uma narrativa pode ser entendido de duas formas. De um lado, fala-se de tempo como a época em que a história ocorre.
Além dessa perspectiva, há também nesse elemento a ideia de tempo de duração da narrativa.
Espaço
O espaço de um conto é, em linhas gerais, o cenário no qual as personagens executam e sofrem as ações que compõem o enredo.
Enredo
É definido como a sequência das ações que compõe a história. É o enredo que traz movimento para o gênero narrativo.
Conflito
Pode ser definido como a situação-problema vivenciada pelas personagens em uma narrativa. No caso do conto, por ser um gênero curto, o conflito costuma ser único.
Tipos
Devido à diversidade de formas com as quais um conto pode ser construído, é comum encontrarmos subdivisões desse tipo de texto. Nesse sentido, veja duas subcategorias do gênero, a seguir.
Conto fantástico
Pode ser definido como aquele em que o enredo apresenta situações inexplicáveis, segundo as leis que regem a realidade. Nesse tipo de narrativa, o acontecimento sobrenatural está sempre presente.
. Conto de fadas
Os contos de fadas, velhos conhecidos da infância, são gêneros medievais que ainda fazem muito sucesso. Por definição, esse tipo de narrativa tem personagens folclóricos, tais como: fadas, gnomos, animais personificados etc. Além disso, é comum que esse tipo de conto apresente um fundo moral claro e, por isso, tem certo caráter didático.
ATIVIDADES (disponível no caderno do aluno vol. 2)
1- Leia o texto “ A grande surpresa”, e responda:
No primeiro trecho, notamos que a família passa por um drama enfrentado por muitas outras famílias brasileiras.
Segundo o texto, que situação é essa?
R=
2- Observe o trecho:
“O pai chegou tarde da noite carregando uma caixa. As crianças já estavam dormindo”.
R=
3- O texto lido é um conto. Justifique essa afirmativa com elementos do texto.
R=
4- Quanto ao foco narrativo, o narrador é:
( ) personagem, pois participa da história, narra em 1ª pessoa.
( ) observador, pois não participa da história, narra em 3ª pessoa.
5- Qual é o conflito vivido pelas personagens?
R=
6- Que personagem é responsável para resolver esse conflito? Como isso acontece?
R=
7- Sabendo se que a família vivia sob uma difícil condição econômica, o que se pode inferir de: “Então, eu passei na pizzaria e comprei uma pizza inteira de muçarela de búfala!”.
R=
8- Releia o trecho: “A mãe, ao presenciar a cena, sentou-se ao lado do marido e não demorou a experimentar a iguaria, esquecendo a origem da muçarela”.
Na sua opinião, por que a mãe deixa de lado a reclamação e acompanha a família no deleite daquela pizza?
R=
9- Releia o trecho:
“A filha mais velha, que ouvia a conversa, observou que era difícil, o seu Joaquim pagar no mesmo dia”.
Em destaque, no trecho lido, temos:
a)( ) discurso direto
b)( ) discurso indireto
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