AULA 13/08/20 – 9º ANO – PORTUGUÊS
TEMA DA AULA: COMPARAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS/VERSÕES
Link da aula:
FANART- fã-arte ou ainda Fanarte é uma obra de arte baseada em um personagem, fantasia, item ou obra notoriamente conhecida, que foi criada por fãs. ... Geralmente se refere a obras de arte de artistas amadores ou artistas não pagos por seu trabalho.
A categoria de fan art é bem ampla e engloba qualquer tipo de trabalho visual inspirado por uma obra de ficção, como um anime, um seriado, uma série de livros ou uma história em quadrinhos. Fazer fan art é uma ótima forma de não apenas demonstrar amor por um determinado personagem ou série, mas também de praticar técnicas de desenho.
COMO FAZER UMA FAN ART:
Dando os primeiros passos:
Reúna os materiais necessários.
Você vai precisar de um utensílio e de uma superfície para desenhar. O mais recomendado é usar lápis e papel. Pegue uma borracha se o seu lápis não tiver uma borrachinha na ponta. Você também vai precisar de uma caneta e de hidrocores, tinta ou lápis de cor se quiser pintar o desenho.
Outra opção é usar o computador para fazer uma arte digital.
Dando os primeiros passos
Escolha um anime, um seriado ou um personagem de que você goste para servir de inspiração para a fan art. Caso não consiga pensar em nenhum programa de TV ou personagem, tente focar em alguém que você admira. Uma boa ideia é procurar uma foto de uma pessoa ou de um personagem para usar como base para o desenho.
3- Faça um esboço rápido. Caso esteja desenhando um personagem de anime ou de alguma outra obra de ficção, não é necessário usar as mesmas roupas e poses imaginadas pelo criador original. Desenhe-o na posição que achar melhor.
- Caso esteja se baseando em uma série com um tom muito pesado, por exemplo, experimente desenhar o personagem que você escolheu em uma situação mais leve.
- Todo bom desenho começa com um esboço das formas básicas, que indicam as proporções e as localizações das partes do corpo do personagem. Comece com uma única linha, por exemplo, para marcar a posição da espinha dorsal. Em seguida, faça duas formas ovais para indicar o torso.
4- Inspire-se no estilo da série, mas não tente imitá-lo. Não há nada errado em se basear na visão do artista original, mas é sempre bom acrescentar um pouquinho do seu próprio estilo. Alguns exemplos de alteração de estilo envolvem, por exemplo, desenhar as feições de um jeito mais ou menos realista, mudar as proporções do desenho, criar novos objetos, como uma linha de moda inspirada por um seriado, e adicionar detalhes à roupa do personagem.
Uma forma muito popular de dar um toque único a uma fan art é mudar o estilo do traço original. Caso esteja se inspirando em um anime, tente desenhar o personagem escolhido como um cartoon ocidental. Já se estiver se baseando em um seriado live-action, experimente fazer um desenho no estilo mangá.
5- Finalizando a fan art
1- Adicione elementos ao esboço. Dê uma boa olhada no seu desenho e tente descobrir o que pode fazer para melhorá-lo. Apague tudo que for desnecessário e continue acrescentando elementos até se dar por satisfeito. Insira alguns detalhes, como bolsos, cabelo e traços físicos, que ficaram de fora do esboço inicial.
A quantidade de detalhes depende unicamente do estilo de desenho escolhido. Uma arte realista exibirá bem mais elementos, como feições detalhadas, dobrinhas nas roupas e músculos anatomicamente corretos. Já um desenho mais cartunesco não vai precisar de nada além de uma anatomia básica e formas geométricas simplificadas no lugar das roupas e do cabelo.
Fique atento a detalhes marcantes e definidores do desenho original, desde coisas óbvias, como a cor do cabelo do personagem, às mais sutis, como a espessura das sobrancelhas. É esse tipo de detalhe que vai fazer com que a sua fan art seja reconhecida por outros fãs em vez de confundida com uma criação original.
Contorne o esboço com uma caneta. Assim que finalizar o esboço, reforce os contornos com uma caneta. Faça isso com bastante calma e cuidado para evitar erros e lembre-se de apagar todas as linhazinhas do rascunho que sobrarem.
Pinte ou sombreie o desenho contornado. Para pintar, os materiais mais usados são hidrocores e lápis de cor. Porém, se quiser deixar o seu desenho preto e branco, o ideal é que você adicione um sombreado a lápis.
A forma mais fácil de começar a fazer um sombreado é imaginar uma fonte de luz em algum lado do desenho. Os objetos e partes do corpo do personagem que ficarem contra a luz deverão ser sombreados com um tom mais escuro.
Algumas opções de materiais para pintar os desenhos são lápis de cor, canetinhas para ilustradores, como as da marca Copic, e programas de colorização digitais, como o Photoshop. Nesse último caso, porém, você primeiro vai precisar escanear o desenho e, depois, abrir a imagem no computador.
Link: UM APÓLOGO”
LINK OBRA “UM APÓLOGO” DE MACHADO DE ASSIS https://int.search.tb.ask.com/search/video.jhtml?enc=0&n=7858c108&p2=%5EY6%5Exdm274%5ELMPTBR%5Ebr&pg=video&pn=1&ptb=FF25B6F4-8DFD-41C7-BE33-275F8DC08486&qs=&searchfor=de+MACHADO+DE+ASSIS+ou+a+agulha+e+a+linha&si=EAIaIQobChMIwbCovuOe5AIV9wUGAB1MVw2QEAEYASAAEgK6PvD_BwE&ss=sub&st=sb&tpr=sbt
Nenhum comentário:
Postar um comentário