sexta-feira, 7 de agosto de 2020

1° ano EM-ARTE (3°Bimestre) Conceitos das Artes Visuais


ARTES VISUAIS


Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades que serão realizadas ao longo o 3° bimestre, vamos conhecer?


Mediação cultural 

Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura. Para além dos espaços dos museus, a mediação cultural envolve todas as linguagens artísticas, o patrimônio cultural, os profissionais, os produtores culturais, curadores, críticos de arte, historiadores, professores, educadores de museus e as mídias, além dos materiais produzidos para essa aproximação, como catálogos, materiais educativos, programas de dança, música, teatro, conversas antes e depois dos espetáculos e desenhos museográficos, entre outras atividades que têm como objetivo, acolher e aproximar o público e que, quando feitas de modo não cuidadoso, podem afastá-lo. A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e estésica em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência.

Produtor Cultural 

Profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto.

Intervenção Artística 

São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas.


Para saber mais:

Intervenção . Disponível em:

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao . Acesso em: 26 nov. 2019.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA. Disponível em:

https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/ .

Acesso em: 26 nov. 2019.


Faça um resumo do que você aprendeu neste estudo de conceitos das artes visuais e me envie via whatsapp, valendo sua primeira nota do 3° bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário