sábado, 20 de junho de 2020

Eletiva Eco Design. Turmas: 7ºA, 9ºB e 3ºA - A Psicologia das Cores


Professora: Daiane Katiuscia

Tema: A Psicologia das Cores

Você já ouviu falar sobre a Psicologia das Cores?

Saiba que é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.
Para você entender melhor como se dá a relação das cores nas nossas preferências de consumo vou responder a algumas perguntinhas interessantes que vai ajudá-lo a entender como esta relação se dá.
Vamos lá então!!!



1- Qual a relação entre a Psicologia das Cores e o Marketing?
No marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma estimulando ou dificultando a compra. Deste modo, a cor é um fator que influencia diretamente na escolha da compra de um produto.
2- O que é Psicologia das Cores?
A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Assim, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, na criação de desejos e muito mais.
Como neste período de isolamento social muito tem se falado em Vendas on-line, então vamos aprender um pouquinho sobre a relação das cores nas vendas on-line.

3-Qual é a cor certa para vendas online?
Será que as cores são capazes de influenciar as decisões dos consumidores também nas lojas virtuais e impactar as taxas de conversão dos e-commerces (comércio eletrônico)?
De acordo com pesquisas recentes, a resposta é sim. Dados extraídos a partir de diversas fontes apontam alguns números interessantes sobre o assunto:
·       Os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos pelos consumidores que suas versões em preto e branco
·       A cor também aumenta o reconhecimento de uma marca por parte dos consumidores em 80%
·       Entre as mulheres, azul, roxo e verde são as cores preferidas, enquanto que, para os homens, azul, verde e preto são as preferências
·       Do outro lado, laranja, castanho e cinzento são as cores que mais desagradam as mulheres, e castanho, laranja e roxo são as mais odiadas pelos homens.

4-Como aplicar a Psicologia das Cores no Marketing?
É importante levar em consideração a Psicologia das Cores em seus projetos. Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode resultar em resultados não satisfatórios.
Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento. Vejamos algumas marcas conhecidas a seguir:

 Vejamos alguns significados e significantes ligados a determinadas cores:

·       Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
·  Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
·   Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
·  Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
· Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
·   Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
·       Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
·       Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
·   Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
·       Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
·       Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
·     Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.
Acesse os links e Responda o Formulário:
https://www.page1.com.br/significado-das-cores-e-psicologia-das-cores/https://blog.trakto.io/psicologia-das-cores/
https://forms.gle/ou9K89evUKnnt8ZNA

Bom, agora que você já conhece a importância da Psicologia das Cores, saiba quando e qual a intenção que procura transmitir nas suas redes sociais, quer divulgar algo ou quando escolhe aquele look para impressionar!







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