Professora: Daiane Katiuscia
Tema: A Psicologia das Cores
Você já ouviu falar sobre a Psicologia das Cores?
Saiba que é um estudo que revela como o cérebro humano
identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas
emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação
diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.
Para você entender melhor como se dá a relação das cores nas
nossas preferências de consumo vou responder a algumas perguntinhas
interessantes que vai ajudá-lo a entender como esta relação se dá.
Vamos lá então!!!
1- Qual a
relação entre a Psicologia das Cores e o Marketing?
No marketing, cada
detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o
consumidor de uma determinada forma estimulando ou dificultando a compra.
Deste modo, a cor é um fator que influencia diretamente na escolha da compra de
um produto.
2-
O que é Psicologia das Cores?
A
Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano
em relação às cores. Assim, essa área da psicologia analisa e define
quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos
sentimentos, na criação de desejos e muito mais.
Como neste período de isolamento social muito tem se falado
em Vendas on-line, então vamos aprender um pouquinho sobre a relação das cores
nas vendas on-line.
3-Qual
é a cor certa para vendas online?
Será
que as cores são capazes de influenciar as decisões dos consumidores também nas
lojas virtuais e impactar as taxas de conversão dos e-commerces (comércio
eletrônico)?
De
acordo com pesquisas recentes, a resposta é sim. Dados extraídos a partir de
diversas fontes apontam alguns números interessantes sobre o assunto:
·
Os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos pelos
consumidores que suas versões em preto e branco
·
A cor também aumenta o reconhecimento de uma marca por parte dos
consumidores em 80%
·
Entre as mulheres, azul, roxo e verde são as cores preferidas,
enquanto que, para os homens, azul, verde e preto são as preferências
·
Do outro lado, laranja, castanho e cinzento são as cores que
mais desagradam as mulheres, e castanho, laranja e roxo são as mais odiadas
pelos homens.
4-Como aplicar a Psicologia das Cores no
Marketing?
É importante levar em consideração a Psicologia das Cores em
seus projetos. Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio
pode resultar em resultados não satisfatórios.
Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no
mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a
determinados tipos de comportamento. Vejamos algumas marcas conhecidas a
seguir:
· Vermelho: raiva,
paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder,
calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
· Rosa: amor,
inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira,
leveza, delicadeza, feminilidade
· Amarelo: sabedoria,
conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo,
imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia,
traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
· Laranja: humor,
energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância,
excessivo, flamejante
· Verde: cura,
calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade
natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor,
Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade,
destruição
· Azul: fé,
espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma,
estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança,
conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia,
depressão
· Roxo/Violeta: erotismo,
realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação,
sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder,
sensibilidade, intimidade
· Marrom: materialismo,
excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência,
estabilidade, simplicidade
· Preto: não, poder,
sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo,
anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
· Branco: sim,
proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz,
humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom,
esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais),
frio, clínico, estéril
· Prata: riqueza,
glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante,
tecnológico
· Ouro: preciosidade,
riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.
Acesse os links e Responda o Formulário:
https://www.page1.com.br/significado-das-cores-e-psicologia-das-cores/https://blog.trakto.io/psicologia-das-cores/
https://forms.gle/ou9K89evUKnnt8ZNA
Acesse os links e Responda o Formulário:
https://www.page1.com.br/significado-das-cores-e-psicologia-das-cores/https://blog.trakto.io/psicologia-das-cores/
https://forms.gle/ou9K89evUKnnt8ZNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário